Quinta-feira, 16 de janeiro de 2020 - 14h30
Máquina de cartão de
crédito, espaço
físico, CNPJ: essas coisas são necessárias para quem deseja ser um revendedor
da Amazon?
Adiantamos
que algumas são. Antes de falarmos sobre isso, no entanto, explicaremos um
pouco mais sobre o funcionamento do marketplace da Amazon e, claro, sobre as
vantagens de tornar-se um revendedor na plataforma. Confira!
De forma
simplificada, sim. A Amazon é a marca mais valiosa do mundo - sim, ela é maior
do que a Apple e do que a Google.
De acordo
com informações oferecidas pela agência Kantar, a companhia vale mais de
trezentos e quinze bilhões de dólares. Convertendo o valor para a nossa moeda,
estamos literalmente falando de mais de um trilhão de dólares.
As operações
no Brasil começaram há pouco tempo. Ainda assim, a Amazon Brasil se destaca
entre as demais empresas e já está entre os dez maiores marketplaces do país. É
questão de tempo até pegar o primeiro lugar.
Precisa de
mais para se convencer de que investir na plataforma é uma excelente ideia?
Pense que, se você não estiver lá, seus concorrentes estarão. E fazendo
dinheiro.
Não se trata
apenas de fazer uma inscrição e solicitar participação na plataforma.
O
interessado deve ter CNPJ, fornecer dados diversos e ter um cartão de crédito
internacional válido (Visa, Diners ou MasterCard). Emitir notas fiscais
eletrônicas é obrigatório.
As taxas de
vendas sobre cada produto são aplicadas diretamente no cartão do revendedor.
Acerca dos
produtos que serão revendidos, é preciso estar atento às normas da Amazon: há
categorias, por exemplo, que aceitam apenas artigos novos. Outras, por sua vez,
permitem produtos usados, desde que em bom estado de conservação e funcionando
perfeitamente.
A Amazon
cobra uma pequena taxa por produto vendido em seu marketplace.
A
porcentagem da comissão varia de acordo com a categoria dos artigos
comercializados: dos produtos de beleza, móveis, brinquedos e livros, por
exemplo, são descontados 15%. De acessórios para computador, 12%.
Sim, vale. A
parte burocrática é um pouco complicada, porque qualquer inscrição ou processo
que envolva dinheiro, compras online e consumidores tem que ser rigorosa.
Uma vez
dentro do marketplace, no entanto, as chances de crescimento são boas,
especialmente se você oferece produtos diferenciados ou raros.
Listamos
abaixo seis vantagens de se tornar um revendedor da Amazon.
Construir um
site do zero envolve uma série de despesas: programador, designer, redator,
fotógrafo de produto, hospedagem mensal, compra de domínio, etc.
Da mesma
forma, gerenciar um e-commerce próprio não é uma tarefa simples.
Quando você
tem uma plataforma que facilita o seu encontro com potenciais clientes, sem que
seja necessário criar todo um aparato próprio para tal, você economiza tempo e
dinheiro.
Mais
economia. Ter uma loja física, ainda que modesta, traz consigo uma série de
despesas: água, luz, telefone, aluguel, funcionários, segurança e internet são
apenas algumas das contas fixas.
Quando você
vende pela internet, pode trabalhar em sistema home office, o que diminui
consideravelmente o valor gasto mensalmente.
Duas pessoas
podem dar conta do recado, a depender do tamanho da sua loja - esperamos,
claro, que ela cresça muito.
Em geral,
será necessário ter alguém para receber os pedidos, prepará-los e emitir a nota
fiscal e alguém para garantir que eles sejam enviados corretamente.
Já
comentamos que a Amazon é a marca mais valiosa do mundo, certo? E que, desde
que chegou ao Brasil, tem sido uma das mais procuradas por consumidores de
diversos perfis?
Quem precisa
de um produto diferenciado tem grandes chances de ir direto na plataforma. Ao
digitá-lo na busca, poderá encontrar você.
Passou por
toda a parte de cadastro, enviou os seus documentos, foi aceito, escolheu o
tipo de perfil desejado na plataforma e colocou os seus produtos no ar? É só
esperar os pedidos e começar a vender.
Um dos
méritos da Amazon está no fato de que o site é fácil de mexer.
Altamente
intuitivo, com botões colocados nos lugares certos e informações visíveis, pode
ser desvendado depressa mesmo por pessoas que não têm tanta intimidade com a
internet.
Produtos em
ótimo estado de conservação? Nota máxima. Entrega rápida e prática, com
embalagem segura? Nota máxima. Respondeu depressa às dúvidas do comprador, foi
gentil no contato e resolveu o problema? Já sabe.
Vendedores
com boas resenhas e muitas estrelas tendem a chamar mais a atenção do
consumidor. Se você for excepcional, a chance de vender aumenta!
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