Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Esporte

Após derrota histórica, Brasil aguarda adversário para disputa do terceiro lugar


 
Marcelo Brandão
Agência Brasil

O Brasil foi derrotado pela Alemanha no final da tarde de hoje (8), em Belo Horizonte, e está fora da final da Copa do Mundo. A derrota veio com requintes de crueldade, com uma goleada de 7 x 1. A Alemanha garantiu a vaga para a final e ao Brasil resta juntar os cacos para disputar o terceiro lugar contra o perdedor de Holanda e Argentina, que jogam a outra semifinal amanhã (9).

Qualquer que seja o rival da disputa do próximo sábado (12), em Brasília, a situação do time brasileiro ainda pode piorar nesse Mundial. Superar a goleada histórica sofrida e reerguer a autoestima da equipe será uma da tarefa mais árduas do técnico Luiz Felipe Scolari nesta Copa.

Nos primeiros minutos da partida de hoje contra os alemães, nada indicava que a história terminaria assim. O Brasil começou o jogo pressionando a saída de bola alemã e Bernard, substituto de Neymar, foi bastante acionado no início, explorando o lado esquerdo da defesa adversária. A seleção anfitriã acreditava que seria possível suprir a ausência de Neymar e Thiago Silva e tentava dominar as ações do jogo.

Mas a Alemanha, que atacava sempre com vários jogadores, tocando bola e envolvendo a defesa brasileira, deu o implacável choque de realidade no time brasileiro e nos 200 milhões de torcedores. Em menos de 30 minutos de jogo, a seleção germânica já vencia por 5 x 0.

Os gols alemães saíram com fluidez, em ritmo de treino. Não parecia que a seleção brasileira, pentacampeã mundial e dona da casa, estava em campo. O quinto gol alemão, de Khedira, aconteceu em um exemplo da apatia brasileira. Fernandinho perdeu a bola na saída da defesa e o camisa 6 adversário tabelou com Özil e estufou a rede mais uma vez.

O segundo tempo começou com o Brasil mais ofensivo, tentando dominar e aproveitar o relaxamento natural de um time que já ganhava por 5 x 0. Boas chegadas de Paulinho e Oscar, no entanto, pararam no goleiro Neuer.

O sexto gol alemão, no entanto, foi inevitável. Com enorme facilidade, a defesa brasileira praticamente assistiu ao passe de Lahm para Schürrle. O camisa 9, que entrou no segundo tempo, tocou para as redes livre de marcação. O mesmo Schürrle fez o sétimo gol, com um belo chute de dentro da área, como sempre, com liberdade. Após buscar a bola pela sétima vez dentro do gol, o goleiro brasileiro não resistiu às lágrimas, multiplicadas nas arquibancadas do Mineirão.

O apito final do árbitro selou o destino brasileiro na Copa de 2014. O gol de honra, marcado por Oscar no final do jogo, não fez diferença. Após a partida, o zagueiro David Luiz, em entrevista, pediu desculpas pela derrota.

O sonho da final no Maracanã virou um pesadelo sem precedentes em uma Copa do Mundo. Foi a maior goleada sofrida pela seleção brasileira em Copas do Mundo.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO dá início a fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares 2025 em Porto Velho

Governo de RO dá início a fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares 2025 em Porto Velho

A fase estadual paralímpica dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2025 foi aberta na quarta-feira (20), na Escola Santa Marcelina, em Porto Velho.

Porto Velho recebe presença vip de fisiculturista paulista  em evento gratuito nas Drogarias Ultra Popular

Porto Velho recebe presença vip de fisiculturista paulista em evento gratuito nas Drogarias Ultra Popular

No próximo sábado (23) de agosto, Porto Velho será palco de um evento especial para os amantes do fisiculturismo e do universo fitness. As Drogarias

Segunda etapa do Circuito Rondoniense de Jiu-Jitsu agita Ji-Paraná

Segunda etapa do Circuito Rondoniense de Jiu-Jitsu agita Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), sediou, nos dias 16 e 17 de agosto, no Ginásio de Esportes

Rondônia conquista título no futsal feminino escolar sub-18 com equipe do Centro de Treinamento de Rolim de Moura

Rondônia conquista título no futsal feminino escolar sub-18 com equipe do Centro de Treinamento de Rolim de Moura

A equipe feminina de futsal sub-18 de Rondônia conquistou, no último domingo (4), o título da série bronze do Campeonato Brasileiro Escolar de Futsa

Gente de Opinião Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)