Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

MORRE LUIZ HILDEBRANDO PEREIRA DA SILVA


MORRE LUIZ HILDEBRANDO PEREIRA DA SILVA  - Gente de Opinião
Morre Luiz Hildebrando Pereira da Silva, um dos grandes nomes da ciência brasileira, importante pesquisador ligado ao Instituto Oswaldo Cruz. Além de cientista, ele era escritor. O pesquisador ocupava o cargo de Diretor do IPEPATRO (Instituto de Pesquisa em MORRE LUIZ HILDEBRANDO PEREIRA DA SILVA  - Gente de OpiniãoPatologias Tropicas de Rondônia) e a vice-diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Serviço de Referência da Fiocruz Rondônia.

 

Clique AQUI e reveja a entrevista de de Luiz Hildebrando Pereira da Silva, concedida ao jornalista Domingues Júnior no programa Tempo Real da TV Candelária, canal 11.

 


Fonte: Montezuma Cruz / Facebook

 


MORRE LUIZ HILDEBRANDO PEREIRA DA SILVA  - Gente de Opinião


Morre brasileiro reconhecido como um dos
maiores cientistas do mundo em malária


Aline Leal
Agência Brasil

Morreu na noite dessa quarta-feira (24) aos 86 anos o diretor e fundador do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro Rondônia), Luiz Hildebrando Pereira da Silva (foto), um dos maiores pesquisadores em malária do mundo. O cientista estava internado na UTI do Instituto do MORRE LUIZ HILDEBRANDO PEREIRA DA SILVA  - Gente de OpiniãoCoração, em São Paulo, onde era tratado de uma pneumonia desde o dia 8 de setembro. Ele faleceu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Depois de se formar em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1953, o cientista foi para o sertão da Paraíba para desenvolver pesquisas relacionadas à epidemiologia de doenças parasitárias. Retornou a USP em 1956, como professor da cadeira de parasitologia, e obteve a livre-docência em 1960. Demitido pelo Ato Institucional 1 em 1964, exilou-se na França e integrou-se ao Instituto Pasteur, em Paris.

Depois de aposentado do Pasteur, em 1996, Luiz Hidelbrando voltou ao Brasil, integrando o Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de Rondônia. Organizou depois o Ipepatro Rondônia, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que reúne atualmente especialistas de renome e várias dezenas de jovens pesquisadores formados nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia.

Neste ano, o pesquisador foi homenageado pelo governo de Rondônia com a Ordem do Mérito Marechal Rondon. Ele também foi um dos vencedores do prêmio da Fundação Conrado Wessel, na categoria de ciência, considerado pela Fiocruz como um dos prêmios mais tradicionais da área de ciência no Brasil.

Luiz Hidelbrando era um dos mais respeitados estudiosos de doenças tropicais do mundo e estava atuando como vice-diretor de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz Rondônia.

O corpo do cientista será cremado amanhã em São Paulo e as cinzas serão levadas para a capital de Rondônia, Porto Velho. Ele era casado e pai de cinco filhos.

Atualizada com matéria da Agência Brasil às 16:hs

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

“Jovem advogado que sai da Faculdade quer apoio para enxergar a nova realidade”

Desde 2023, o presidente da Seccional OABRO, Márcio Nogueira ordena a visita a pequenos escritórios, a fim de amparar a categoria. “O jovem advogado

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

Casa da União busca voluntários para projetos sociais em 2025

A Associação Casa da União Novo Horizonte, braço da Beneficência do Centro Espírita União do Vegetal, espera mais voluntários e doadores em geral pa

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

PF apreendeu o jornal Barranco que mesmo assim circulou em Porto Velho

Mesmo tendo iniciado no Direito trabalhando no escritório do notável jurista Evandro Lins e Silva, no Rio de Janeiro, de postular uma imprensa livre

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

"Mandioca é o elixir da vida", proclama o apaixonado pesquisador Joselito Motta

Pequenos agricultores de 15 famílias assentadas em Joana D’Arc e na linha H27, na gleba Rio das Garças, ambas no município de Porto Velho, ouviram o v

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)