Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CNBB lamenta morte de dom José Martins da Silva


CNBB lamenta morte de dom José Martins da Silva  - Gente de Opinião

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou mensagem de pesar pelo falecimento do bispo emérito de Porto Velho (RO), dom José Martins da Silva, ocorrido hoje, 29.

No texto, a CNBB lamenta profundamente a morte do bispo que "foi pastor zeloso e dedicado. Viveu sua missão com entusiasmo e alegria, levando a esperança aos pobres e sofridos, sempre proclamando a força do Cristo ressuscitado".

A Conferência expressa, ainda, condolências ao arcebispo de Porto Velho, dom Esmeraldo Barreto de Farias, aos fiéis da arquidiocese, familiares e amigos de dom José.

Confira o texto na íntegra:

Mensagem de pesar pelo falecimento de dom José Martins da Silva

Minha força e meu canto é o Senhor. Ele foi minha salvação. Não morrerei, mas viverei para anunciar as obras do Senhor. (Salmo 118, 14.17)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta profundo pesar pelo falecimento de dom José Martins da Silva, SDN, arcebispo emérito de Porto Velho (RO), aos 78 anos, ocorrido hoje, 29 de janeiro.

Natural de Tiros - Minas Gerais, dom José Martins nasceu em 14 de junho de 1936. Tornou-se membro da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora (SDN), em 1955. Foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1963 e, bispo, no dia 2 de abril de 1978, assumindo como primeiro prelado de Ji-Paraná (RO). De 1982 a 1997 foi arcebispo de Porto Velho.

Com o lema episcopal “Virtude Dei” (Na força do Senhor), dom José Martins foi pastor zeloso e dedicado. Viveu sua missão com entusiasmo e alegria, levando a esperança aos pobres e sofridos, sempre proclamando a força do Cristo ressuscitado. A dom Esmeraldo Barreto de Farias, arcebispo de Porto Velho, aos fiéis da arquidiocese, aos familiares e amigos de dom José Martins, expressamos nossas condolências, com orações.

A morte faz surgir a tristeza, mas a certeza da vida nova em Cristo e a plenitude do Reino nos trazem a esperança e devolvem a alegria. Ao Pai, agradecemos a vida e ministério de dom José. “Com alegria, dai graças ao Pai que vos tornou dignos de participar da herança dos santos, na luz” (Col 1, 12).



Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)