Domingo, 6 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CNBB lamenta morte de dom José Martins da Silva


CNBB lamenta morte de dom José Martins da Silva  - Gente de Opinião

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou mensagem de pesar pelo falecimento do bispo emérito de Porto Velho (RO), dom José Martins da Silva, ocorrido hoje, 29.

No texto, a CNBB lamenta profundamente a morte do bispo que "foi pastor zeloso e dedicado. Viveu sua missão com entusiasmo e alegria, levando a esperança aos pobres e sofridos, sempre proclamando a força do Cristo ressuscitado".

A Conferência expressa, ainda, condolências ao arcebispo de Porto Velho, dom Esmeraldo Barreto de Farias, aos fiéis da arquidiocese, familiares e amigos de dom José.

Confira o texto na íntegra:

Mensagem de pesar pelo falecimento de dom José Martins da Silva

Minha força e meu canto é o Senhor. Ele foi minha salvação. Não morrerei, mas viverei para anunciar as obras do Senhor. (Salmo 118, 14.17)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta profundo pesar pelo falecimento de dom José Martins da Silva, SDN, arcebispo emérito de Porto Velho (RO), aos 78 anos, ocorrido hoje, 29 de janeiro.

Natural de Tiros - Minas Gerais, dom José Martins nasceu em 14 de junho de 1936. Tornou-se membro da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora (SDN), em 1955. Foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1963 e, bispo, no dia 2 de abril de 1978, assumindo como primeiro prelado de Ji-Paraná (RO). De 1982 a 1997 foi arcebispo de Porto Velho.

Com o lema episcopal “Virtude Dei” (Na força do Senhor), dom José Martins foi pastor zeloso e dedicado. Viveu sua missão com entusiasmo e alegria, levando a esperança aos pobres e sofridos, sempre proclamando a força do Cristo ressuscitado. A dom Esmeraldo Barreto de Farias, arcebispo de Porto Velho, aos fiéis da arquidiocese, aos familiares e amigos de dom José Martins, expressamos nossas condolências, com orações.

A morte faz surgir a tristeza, mas a certeza da vida nova em Cristo e a plenitude do Reino nos trazem a esperança e devolvem a alegria. Ao Pai, agradecemos a vida e ministério de dom José. “Com alegria, dai graças ao Pai que vos tornou dignos de participar da herança dos santos, na luz” (Col 1, 12).



Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes cobra soluções urgentes ao DNIT para rodovias em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra soluções urgentes ao DNIT para rodovias em Rondônia

Na última terça-feira, 01 de abril, a deputada federal Cristiane Lopes foi ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entrega

Presidente Alex Redano prestigia 5º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas

Presidente Alex Redano prestigia 5º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou nesta quinta-feira (03) do 5º Fórum Estadual das

Cirone defende desburocratização de aposentadoria de servidores

Cirone defende desburocratização de aposentadoria de servidores

A lentidão no processo de aposentadoria dos servidores públicos estaduais, principalmente os da área da Educação, foi um dos assuntos abordados, na

Presidente Alex Redano recebe superintendente dos Correios em Rondônia e destaca parceria institucional

Presidente Alex Redano recebe superintendente dos Correios em Rondônia e destaca parceria institucional

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu nesta quarta-feira o superintendente dos Correios n

Gente de Opinião Domingo, 6 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)