Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

José Batista teria se enrolado ainda mais


José Batista teria se enrolado ainda mais  - Gente de Opinião



Frase do Dia:

“Nós estamos deixando, hoje, que as estruturas que deveriam servir como instrumento de transparência, de zelo pelo recurso público, passem a ser um instrumento de medo para o gestor.”– Aguinaldo Ribeiro, ministro das Cidades, chutando órgãos de Controle na sua posse.

01-Faz-me rir                                                           

A Câmara de Vereadores de Porto Velho anuncia neste retorno dos seus trabalhos ordinários que irá cobrar a conclusão de obras da Prefeitura e acompanhar de perto para ver o que está efetivamente parado. Os viadutos, por exemplo, devem recomeçar em breve com força total, assim como outras obras que ficaram pendentes no ano passado, diz o presidente da Câmara ao site Rondoniagora. “Agora o trem vai dicumforça”, disse Zé de Nana, meu assessor para adivinhações e previsões obrísticas. Gostei da idéia, apesar da crise de riso quando o assunto virou para os viadutos. Gosto desse tipo de política feita com bom humor. É de rachar o bico.

José Batista teria se enrolado ainda mais  - Gente de Opinião02-Média ponderada

Seria fácil somar as informações e dividir fazendo a média se a coisa fosse mais simples. O site de notícias “O Observador” diz que o ex-homem forte da saúde, Batista fez a delação premiada e que teria “deitado o cabelo” sobre o governador e Francisco de Assis. Sábado à noite recebi a notícia que foi um depoimento e que Batista teria se enrolado ainda mais. Isso me fez voltar a uma conversa ocorrida logo após a prisão de Batista com quem conhece o caso e que garantiu que Batista tinha pouco ou nada a oferecer para uma delação. Isso vai na linha da PF ao dizer que ele falou mas nada acrescentou e portanto nada receberá. Fico com todas as informações enquanto espero conhecer os pesos para calcular a média ponderada. Ou média enrolada.

03-Batendo o bumboJosé Batista teria se enrolado ainda mais  - Gente de Opinião

Com o pool de 31 emissoras de rádio, locutor particular, discurso mais redondo que alvo posto nas costas do Confúcio Moura e um rosário recheado de denúncias e queixas, o senador Ivo Cassol rodou o pau de bater em doido sobre o governador Confúcio Moura abrindo de vez a temporada de caça ao voto. Para quem se lembra, a estratégia é a mesma que foi usada em Porto Velho contra Camurça e Roberto Sobrinho sem resultado favorável, mas que causou um enorme desgaste. O povo sabe diferenciar bem o que é denúncia do que é baticum de bumbo e frases como “quem devia tá lá no presídio não era o Batista não, não era o Rômulo não, era o governador quem tinha que tá lá”, podem funcionar apenas para os cassolistas de carteirinha.

 

04-Clarins e Adoniran Barbosa 

Parodiando um comercial de telefones, “tá gostoso pra caramba”. Um dia Cassol bate bumbo, no outro Confúcio toca clarim, violino ou chama um secretário ao palco para a cantoria. E foi o que ocorreu no início da semana para o governo contrapor-se ao baticum do Cassol do final de semana. Sob os holofotes, o diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, desfiou o rol de obras do estado, área em que o estado consegue os melhores resultados. Não sei se o governo vai adotar o estilo “bateu-levou”, mas não dá para ficar na janela vendo a banda. Aí é levar a banda para rua e tocar. Mesmo que seja para ganhar duas mariolas e um cigarro Iolanda.

 

José Batista teria se enrolado ainda mais  - Gente de Opinião


05-Destampando a panela

“Rondônia é um Estado maravilhoso... No entanto especializou-se neste ofício, infelizmente, da plantação de notícias sem fontes seguras e sem verdades... Nada disto condiz à realidade do Estado. Não me venha colocar no meu colo, o filho feio. Eu não o pari. Estas coisas todas de escândalos, Termópilas, praticamente já chegou ao fim... De agora, em diante são conjecturas, futricas, incriminações, ruminações, mágoas... Se bem lido e entendido, o que o Governo mais fez foi combater a tudo isto. Foi feito.” E segue nessa linha o governador Confúcio Moura pelo seu blog. A repercussão foi grande, mas não creio que suficiente para parar a boataria. Em ano político, almas penadas que vivem nas trevas querem velas, luzes e holofotes. Cruz credo...
 

 

06-Nada como um dia após o outro

Fora privatizações! Fora FHC! O tempo - passa o tempo voa e o PT passa a lâmina em três jóias nacionais da aviação, para conseguir uns cobres e eficiência na administração aeroportuária. É inevitável diriam convertidos petistas neo-liberais. Mais um pouco e a bobagem do trem-bala vai pra casa do chapéu e junto o boné vermelho dos “sem terra”. Para horror dos esquerdistas, o capital selvagem anda de mãos dadas com o socialismo e quem sabe um dia o mercado trará o mérito, a revisão previdenciária, a revisão da CLT e todo o entulho que faz o risco Brasil para enfim vivermos o fim da tirana república sindicalista. O Brasil precisa viver um novo tempo.  

07-Nada como um ministro atrás do outro

Saiu o Negromonte, entrou o Aguinaldo e o problema ou melhor, o foco da imprensa, continua no Ministério das Cidades. A coisa anda tão complicada tão suja na seara política nacional que um dia desses o Brasil vai ter de importar ministro e de preferência do Japão – japonês quando é flagrado com a boca na botija se mata sem sequer depor no Congresso – já que os brasileiros chegam ao cargo com uma penca de denúncias amarradas no rabo. Ontem o novo ministro era acusado de ser dono de uma rede de rádios e laranjas na sua terra e saiu-se com esta: “Todas as empresas estão declaradas. Estão declaradas, se está na declaração de rendas, isso já foi explicado, Não tem, não adianta a gente tentar criar factóide onde não existe”. Cara de pau! 

08-Justiça que funciona

Quando a justiça tarda, falha e a imprensa cai de pau. Se a justiça é ágil, nosso dever é divulgar para reforçar a prática. Vejam o caso de Jânio Martins que acaba de ser julgado e sentenciado a 22 anos de prisão em regime fechado. Jânio matou em setembro de 2011 a empresária Neide Barros e chocou a opinião pública por sua frieza e crueldade. Preso alguns dias depois confessou o crime e já foi a julgamento. Por dever de justiça, parabenizo os policiais, agentes, delegados, e todos que investigaram, solucionaram, e levaram às barras da justiça o facínora e ao corpo da justiça, juízes , promotores e servidores que o sentenciaram em tempo recorde.

09-Triste Bahia                

“Triste Bahia! Ó quão dessemelhante está e estou...”, cantava Caetano o soneto de Gregório de Matos. Hoje outra voz cantou novamente a tal dessemelhança. Em nota Cláudia Leite diz: “Quando impedem o nosso ir e vir, quando cerceiam nossa liberdade e tiram a alegria que é uma marca em nosso povo, em nossa terra, algo de muito grave está acontecendo. A Bahia está ferida. Chega de radicalismo”. Canta Claudia, conta Renata Lo Prete: “À diferença do que aconteceu no final de semana passado, as autoridades federais não baixaram em peso no Ceará em janeiro, quanto o Estado administrado por Cid Gomes (PSB) enfrentou greves simultâneas das polícias militar e civil. Em Fortaleza, no quinto dia de paralisação dos policiais, tinham sido mobilizados 200 homens da Força Nacional de Segurança. Em Salvador, o contingente federal já ultrapassa 3.000 homens.” Bahia e Ceará. Quão diferentemente iguais...

10-Três perguntas cretinas 

Sob uma chuva de balas, com o alvo pintado nas costas, Confúcio se desvia sozinho apesar de ter um vice com poder de fogo no senado e na mídia. Por onde estará o vice do Confúcio? Será que vai aparecer algo nessa história da delação “Viuva Porcina – a que foi sem nunca ter sido” – que será contada pela imprensa? O ministro da Justiça revelou o segredo de Polichinelo: há uma ação articulada de policiais militares no País para promover violência e disseminar pânico para arrancar aumentos salariais dos governos estaduais. Quem terá contado a ele?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de finados fora de época

Dia de finados fora de época

Na Venezuela Maduro antecipa o Natal talvez para negar Cristo e o Brasil criou o dia de finados antecipado no morro com cadáveres enfileirados, junt

Vermes da política

Vermes da política

Solitária, giárdia, ameba, lombriga, oxiúros, os vermes se abrigam no intestino pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato de pés descal

De Vargas a Barroso

De Vargas a Barroso

Pensei no Getúlio Vargas ao ver o voto raso do civilizatório “Perdeu Mané” que diz ser da mulher a decisão sobre aborto e que o ato é uma questão de

Será que abacaxi vira uva?

Será que abacaxi vira uva?

Em 8 de março de 2021 Edson Fachin, que hoje preside o STF decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para atuar nos processos sobr

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)