Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

A BANDIDAGEM CONTINUA - Por Edson Lustosa


 TRISTES TÓPICOS

A BANDIDAGEM CONTINUA - Por Edson Lustosa - Gente de Opinião

Por Edson Lustosa

A VIDA CONTINUA

Concluídos os sepultamentos, cumpridos os rituais fúnebres e, especialmente, aproveitada politicamente a concentração da mídia sobre o trágico acidente, o Chapecoense já anuncia novo técnico: Walter Mancini. No Vitória-BA, ele fora demitido em setembro, após derrota por 2 a 1 diante do Flamengo. Pelo menos para ele “a vida continua”.

O MANDATO CONTINUA

Feitos os entendimentos, já em clima de distribuição de panetones, Renan Calheiros continua seu mandato como presidente do Senado Federal. Com um detalhe: agora já está selado, carimbado e rotulado que não poderá assumir a Presidência da República numa eventual vacância. Na falta de Temer e Maia, é a Carmem Lúcia quem assume o Planalto.

A BANDIDAGEM CONTINUA

Segundo Cláudio Melo Filho, o ex-vice-presidente da Odebrecht, “representantes da empresa” – será que vai delatá-los? – teriam entregado dez milhões de reais a José Yunnes no Palácio Jaburu. Será que entregaram mesmo? Será que Yunnes repassou ao destinatário? Quem facilitou a a obtenção da grana? Delação direcionada vale? Aguardemos…

O PT CONTINUA

Enganou-se quem imaginou que os delatores premiados da Odebrecht reverteriam totalmente o jogo ao voltar suas baterias para Cabral, Pezão, Temer e correligionários. Lindberg Farias, o ícone do bom-mocismo neopetista, também entrou na lista. Quem passa incólume a todo esse sacudimento, queira-se ou não, é o indefectível Jair Bolsonaro.

DOIS PESOS

Para Cesare Batista, os favores da lei. Mesmo acusado de crimes graves e sua deportação sendo pedida por um governo democrático e legítimo. Os 450 cidadãos venezuelanos que não suportaram mais a fome imposta pelo bolivarianismo não tiveram a mesma sorte. Em sua maioria, eram indígenas. E foram expulsos do Brasil pela PF em Roraima.

TUDO AZUL

Devidamente diplomados, os novos mandatários municipais já começam a se preparar para as novas disputas: participação no secretariado, composição da mesa diretora da Câmara de Vereadores, indicação de diretores para as repartições, autarquias e empresas municipais… Para os prefeitos eleitos, nesta hora o melhor caminho é o do aeroporto.

JUDICIÁRIO

No TJ, já rufam os tambores com vistas à presidência. Apesar da tradição de seguir a ordem de antiguidade, é inegável que haverá uma novidade em 2017. Na qualidade de “aquele que foi sem nunca ter sido”, o desembargador Moreira Chagas deve ser o primeiro na história a reassumir a presidência. Desta vez não como interino. É o que se espera.

SÍNDROME DE GEDDEL

Quem vê alguns eleitos dizendo que vão fazer e acontecer na Madeira-Mamoré tem nítida impressão de que estão acometidos de uma espécie de síndrome de Geddel: ignorando completamente a capacidade que o Iphan tem de botar areia em qualquer projeto que não esteja de acordo com os padrões oficiais de destruição do patrimônio.

QUEM PAGA A CONTA?

A multa aplicada pela Justiça pelo descaso com o patrimônio histórico da Madeira-Mamoré só vai aumentando. Errado é querer que ela seja paga pelos cofres públicos, ou seja, pelo povo. Deveria ser aplicada ao gestor. Corremos o risco de voltar aquela corrente com a cobrança de pedágio sob os auspícios de alguma associação de almas penadas.

DESCANSE EM PAZ

O italiano Roberto Bardella foi morto ao entrar “por engano” em um morro carioca. O crime abalou a Itália, já que três cidadãos do país foram mortos no Brasil em um mês: Pamela Canzonieri, na Bahia, e Alberto Baroli, no Ceará. Mas comovente mesmo foi a notícia nos sites: “Brasileiros pedem desculpas a italiano morto em favela”. Desculpará?

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que somos tão desiguais?

Por que somos tão desiguais?

O Brasil possui um dos maiores níveis de concentração de renda. Quem garante isso não sou eu, mas os organismos especializados na avaliação da distr

A polícia não pode resolver tudo sozinha

A polícia não pode resolver tudo sozinha

Quando o assunto é segurança pública, logo aparecem alguns apressadinhos atribuindo às instituições policiais a responsabilidade pelo atual estado d

Ideologia dominante

Ideologia dominante

A ideologia dominante que massacra o Brasil

Só suas excelências não veem o caos

Só suas excelências não veem o caos

Os críticos do comportamento dos homens públicos brasileiros estão certos quando dizem que a muitos deles falta, em essência, o espírito público da

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)