Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A classe política rondoniense devorou as compensações sociais - Por Carlos Sperança


Gente de Opinião

Já imaginaram?

Com a Operação Lava a Jato, que atinge com efeitos devastadores de um raio a classe política rondoniense, é bem possível que o cenário eleitoral no estado seja alterado em 2018. Mas já imaginaram? As coisas estavam andando para “Alemão” ser candidato ao Senado e “Maçaranduba” ao Governo, além de Valter Araujo a Assembléia Legislativa, com suas goelas vorazes e escancaradas para o erário público, mesmo com tantos escândalos protagonizados nas últimas décadas.

Com tanta voracidade com o dinheiro público a classe política rondoniense devorou as compensações sociais dos consórcios hidrelétricos, cujos recursos acabavam nos bolsos dos gângsteres locais que cobravam proteção, como se fazia em Chicago nos tempos de El Capone. Em Rondônia até os sindicatos entraram na dança da propina. Ao invés da CUT proteger os trabalhadores, seus dirigentes se fartavam com o dinheiro as usinas, conforme as denuncias.

Rondônia precisa de uma depuração destes vampiros do erário nas eleições de 2018. O dinheiro que roubaram esta fazendo falta na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, etc.


Os grandes escândalos

Desde a transformação em estado, em meados da década de 80, Rondônia tem protagonizado grandes escândalos com golpes aplicados pelos políticos. Com a chamada bancada do pó, na década de 90, nosso estado foi enlameado até a medula. Logo em seguida, tivemos golpes seguidos dos presidentes da Assembléia Legislativa, Marcos Donadon, Natanael Silva, Carlão de Oliveira e Valter Araujo – sendo um preso (Natanael) e os demais foragidos – condenados por malversação e desvios de recursos.

Com a Assembléia Legislativa, onde foram feitas tantas Operações da Policia Federal, como a Dominó, que teve repercussão nacional com os chamados deputados propineiros, acreditava-se que Rondônia já tinha atingido o auge em termos de corrupção. Mas comparados com os casos das Usinas na Operação Lava a Jato, os escândalos locais podem ser taxados de mixurucas.

A Polícia Federal traz a tona o que temos de pior. Aqui se locupletaram políticos, sindicalistas, índios, empresários e boa parte da imprensa. Havia propinas a rodo.  


A punição nas urnas

O povo de Rondônia até tem feito a sua parte ao renovar as câmaras de vereadores e a Assembléia Legislativa em até 70 por cento a cada pleito. É certo que alguns clãs políticos com tantos processos nas costas resistem, não largam o osso há décadas e através de uma política assistencialista ou do populismo, se perpetuam no poder através de familiares, como os clãs Donadons (Vilhena), os Oliveira (Alta Floresta), os Amorins (Vale do Jamari), os Muletas (Jaru), etc.

Em Rondônia o dinheiro publico é rapinado e serve desde pagar mães de santos, apartamentos para amantes, viagens a Nova York e a Disneylândia, aquisição de fazendas, imóveis em Comburiu, vistosas caminhonetes e tantas coisitas más. Os sindicalistas têm seguido o mesmo comportamento dos políticos com as entidades de classe que mais arrecadam alvo de um verdadeiro festerê das ratazanas.

No ano que vem será mais uma oportunidade para o eleitorado de Rondônia buscar renovação dos quadros políticos e sindicais, punindo os criminosos nas urnas e separando o joio do trigo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Expedito Junior alinhado com a candidatura de Mariana Carvalho

Há salvaçãoPara alguns, é uma fonte de soluções para os problemas da atualidade mundial. Para outros, é o apocalipse: trará a destruição da espécie

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)