Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

A CONTRADIÇÃO ÉTICA E MORAL NA IMPRENSA, NO SENADO E NA SOCIEDADE BRASILEIRA


Gente de Opinião

Quando Michel Temer indicou para o Supremo Tribunal Federal o seu ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, avisei: é dele e boi não lambe.

Tive certeza que não importaria o que acontecesse, a vaga do ministro Teori Zavascki era dele, porque vivemos tempos de assustadora hipocrisia e banalização do mal.

Não tem dois anos a convulsão na imprensa, redes sociais e no Senado Federal, quando a presidenta eleita, Dilma Rousseff, indicou Luiz Edson Fachin ao Supremo.

A cruzada moralista contra a indicação dele reuniu gentinha e gentalha.

Alegando colocar Os Pingos nos Is o porta-voz da direita raivosa, Reinaldo Azevedo, elencou como ‘motivos’ pra ficar com um pé atrás para a nomeação de Fachin, “a Militância política, contexto e circunstâncias”.

O careca de quem nunca vou gostar dizia que Fachin era o candidato de João Pedro Stedile, do MST. Seria um perigo colocar no Supremo alguém com uma visão sensível aos movimentos sociais.

E muitos, como ele, entorpecidos por ódio à esquerda, ignoraram o quanto é saudável o equilíbrio ideológico num colegiado tão restrito e tão poderoso.

Agora, Azevedo acha mais que legítima, necessária a nomeação de um ministro como Alexandre, conhecido por posições ‘conservadoras’ no que diz respeito a padrões de condutas morais para os outros.
“O que os ditos “progressistas” temem é um, vamos dizer, reequilíbrio na tendência claramente esquerdizante do STF”, disse.

Como o colunista da Veja, mudaram radicalmente de opinião Renan Calheiros, Aécio Neves, Aloysio Munes, Ronaldo Caiado e tantos outros senadores que relativizam a ética em tudo que possa lhes favorecer.

Dos 13 senadores investigados na Operação Lava Jato, 10 integram a Comissão de Constituição e Justiça, que sabatinou o candidato a vaga no Supremo, incluindo o presidente da comissão, Edison Lobão.

Desses não esperaria outra coisa, sobretudo porque são investigados ou réus em inquéritos que o novo ministro vai julgar, mas o duro é o silêncio dos nada inocentes amigos e ‘inimigos’ que juraram ativismo contra a corrupção, contra tudo e todos.

Em tempos sombrios, aos candidatos a ministros que sejam progressistas prevalece o rigor dos conceitos de ética e moral, aos conservadores a relativização de ambos.

Do comportamento dúbio, resta evidente que Fachin é um olhar para o futuro e Alexandre para o passado e que pagaremos caro como sociedade pela despudorada contradição moral ao reagir à indicação dos dois.

Por aceitar Moraes, somos por maioria imorais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

É um evento marcante no Abril Indígena e especialmente para o povo Jupaú que perdeu uma liderança na véspera da data comemorativa dos Povos Indígenas

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

Porto Velho é a pior de 100 cidades avaliadas no ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.Menos de 10% da população tem ac

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)