Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

A crise do emprego - Por Confúcio Moura


Gente de OpiniãoAgora, a água bateu no nariz. Com 13 milhões de desempregados, juntando tudo, é crise para ninguém botar defeito. Eu vi a recente pesquisa do IBOPE que avalia o Governo Temer. Ela o desavalia, de verdade.

Mas, tem o seu lado bom. O momento certo para fazer todas as reformas de que o país necessita. Deixar tudo pronto. E no decorrer do tempo, o país sair desta “sofrência”, para que as empresas voltem a investir e o país a crescer. Não há milagre à vista sem as reformas econômica, política, tributária  e trabalhista.

Claro que a situação está ruim. Mas, nada pode estar tão ruim que não possa piorar ainda mais. Basta vir por aí, o que, infelizmente, é possível, mais um governo populista, de direita ou de esquerda, para afundar ainda mais o nosso país. E confesso que será uma pena.

O emprego não virá do serviço público e nem das grandes empresas, porque prefeituras e governos estão com a corda no pescoço e as grandes empresas caminham para o lado da automação tecnológica. Portanto, o emprego só poderá vir das micro e pequenas empresas, do auto-emprego e das microempresas individuais.

São Paulo foi solução para as grandes secas do Nordeste, porque naquela época São Paulo tinha condição de absorver esta mão-de-obra retirante. Hoje, não tem mais. A Amazônia também recebeu muita gente pobre de todo o Brasil. Hoje, não tem mais como acolher gente em garimpos, na exploração da madeira e nem nos seringais.

Os governos estão sem dinheiro para impulsionar as frentes de serviços na construção civil. Que teria um abrandamento nesta dramática situação. Sobra o escambo, o trabalho avulso e informal, a dura guerra pela  sobrevivência.

Ainda bem que a roça tem espaço para produzir comida. De vez em quando, aqui em Rondônia alguém me provoca para trazer indústria para o Estado: – num estalo respondo  “nossa indústria é a roça”.

Fonte: Blog do Confúcio

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)