Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

A CULPA NÃO É SÓ DO GESTOR - Por Lúcio Albuquerque


 

Lúcio Albuquerque, repórter

Uma licitação envolvendo 9 milhões e pouco de reais, para comprar 107 veículos para a prefeitura, aberta no apagar das luzes da administração Mauro Nazif, apareceu como que do nada durante uma verificação sobre as sobras deixadas para o atual prefeito, gerando um questionamento sobre o que fazer com tantos veículos.

No caso da licitação que não foi para a frente porque bloqueada pelo prefeito Hildon Chaves, pode dar a dimensão da irresponsabilidade gestorial dos administradores anteriores do município porque, enquanto compravam tantos veículos, a frota do Samu estava sendo sucateada, e os postos de saúde não tinham condições reais de funcionamento.

Mas não parou por aí: um documento assinado pelo ex-prefeito levou a Santo Antonio Energia suspender a compensação de milhões de reais para que a prefeitura realizasse obras para a revitalização do trecho da EFMM de Porto velho a Santo Antonio, admitindo o prefeito de então, a explicação da empresa de que não haveria como realizar o serviço.

São dois, dentre muitos exemplos que justificam a citação de falta de compromisso de uma gestão – é bom que se registre não só a que saiu há três meses porque outras também deixaram tais rastros, para com a comunidade, preferindo fazer de conta que estava trabalhando quando, em realidade nem se preocupava com isso.

Há alguns lados para observar sobre essas questões, o primeiro que essas ações deletérias não sejam repetidas pelos novos gestores que se instalaram em janeiro, o que só ampliaria ainda mais o desastre. Outro lado é que há responsabilidade também paralela, pelo descalabro de uma administração, por parte da Câmara de Vereadores que, conforme a legislação, não faz o que é de sua obrigação, fiscalizar efetivamente o trabalho da municipalidade.

Finalmente, também compete ao eleitor partir desses exemplos, e de muitos outros, não só na prefeitura, porque aqueles mesmos que geraram parte da situação em que se encontra o município, vão se apresentar ano que vem, como “perseguidos” ou “anjos” em busca de um “guarda-chuva” que permita a eles fugir de possíveis processos legais. O “guarda-chuva”, no caso, é um mandato parlamentar.

O eleitor, e não só o portovelhense, mas de todo o país, precisa entender, e praticar a tese de que sua obrigação cidadã não acaba quando ele vota. Porque isso representa transferir responsabilidade, como se você assinasse um cheque em branco sem se preocupar quando e como será usado, e nem quanto será o valor a ser inserido pelo portador.

A responsabilidade não é só do gestor. Ela é solidária: gestor, vereadores e eleitor.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – A Comissão Pró Saneamento de Porto Velho faz levantamento da situação e das necessidades do setor. 1946 - O jornalista Carlos Mendonça

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, o Brasil dá à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1925 – Em

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velo, a Justiça Militar arquivou o caso, alegando: “N

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)