Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A falta de segurança se espraia por toda capital - Por Carlos Sperança


Projeto de segurança

A falta de segurança se espraia por toda capital - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Algumas regiões de Porto Velho se revelam de grande perigo para os transeuntes e esta situação de risco de violência para a população vai se agravando ano a ano sem que as esferas de segurança pública tomem as devidas providências. O entorno da atual rodoviária, com ladrões e noiados a espreita é território inseguro, como a região da Praça Madeira Mamoré, o centro histórico – proximidades da catedral, das escadarias da Unircentro, Palácio Presidente Vargas – os becos do Areal e as cracolândias existentes na região portuária.

A falta de segurança se espraia por toda capital, uma cidade de 520 mil habitantes, e que vê os seus jovens morrendo na disputa de pontos de drogas ou mesmo em embates com a Policia. A periferia da capital se tornou um horror, com mais de meia dúzia de homicídios por final de semana. E nas invasões roubam até bomba de poço.

É preciso que a Câmara de Vereadores e a Assembléia Legislativa discutam um projeto exeqüível para dar paz aos portovelhenses, mais especificamente com a Secretaria de Segurança. A omissão das autoridades sobre esta situação é lamentável.


Graves conseqüências

Se a prefeitura de Porto Velho não conter as invasões de terras que ocorrem em todos os quadrantes da capital, não haverá Plano Diretor que consiga projetar a cidade nos próximos anos. Atualmente são mais de 22 invasões e tantas outras chamadas de “ocupações” para serem regularizadas em comunidades carentes de água, esgoto e em muitos casos com a energia elétrica ligadas aos barracos através de perigosos rabichos feitos até com arame farpado.

No momento em que a Secretaria de Planejamento, juntamente com outras pastas importantes, como a da regularização Fundiária começa a discutir através de audiências públicas a revisão do Plano Diretor é preciso que as fiscalizações da municipalidade e do Ministério Público Ambiental atuem em conjunto e com mais vigor nas terras as margens da BR 319, depois da ponte. Lá se formaram vários loteamentos clandestinos e invasões criando novas demandas para a população que a municipalidade não poderá atender por conta das proibições emanadas da justiça.


O renascimento

A falta de segurança se espraia por toda capital - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoEntre os mais de 50 partidos em criação no país – que se forem aprovados pela justiça eleitoral somarão quase 100 legendas – esta a Aliança Renovadora Nacional-ARENA que nasceu durante a ditadura para dar sustentação ao governo militar. Foi o maior partido do Ocidente durante décadas e usou de todos os subterfúgios para se manter no poder, criando até regras absurdas para frear o crescimento da oposição, no caso o antigo MDB.

Com a ARENA perdendo força, o seu partido sucedâneo, o PDS teve grandes confrontos com o MDB, depois transformado em PMDB, que hoje é a maior legenda partidária do Brasil. O PDS também criou seus filhos, sendo o mais conhecido o atual Partido Progressista - PP. Já, do PMDB, criou-se uma dissidência que deu origem ao PSDB.

Na farra partidária que prospera no país, também rola o renascimento de outras siglas, entre elas do PRONA, aquele partido que foi liderado pelo barbudo Enéas e que depois se fundiu para criar outra agremiação. Urge a clausula de barreiras para frear a superpopulação de siglas

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)