Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A FOTO DO FATO - Avenida 7 de Setembro, Cacoal


A FOTO DO FATO - Avenida 7 de Setembro, Cacoal - Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A Avenida Sete de Setembro foi um dos cartões postais da antiga Cacoal. Outras vias eram semelhantes a ela, até no estilo dos pequenos armazéns de secos e molhados que exibiam seus produtos nas portas: enxadas, cavadeiras, facões, filtros d’água, chuveiros de balde, mangueiras, lampiões, correntes, sacos de cal, cimento, entre outros.

Nos anos 1970, a vila ainda não incorporava o cognome “Capital do café”. Grandes lavouras nasceram de sementes trazidas do Estado do Paraná. Germinaram e iniciaram a inserção do município entre os maiores produtores que fazem de Rondônia o maior estado produtor cafeeiro da Amazônia e um dos seis maiores do País.

A vila não tinha nem autoridades. Quem vinha de fora era sempre bem recebido, a exemplo dos tenentes da Polícia Militar que ocuparam por um período cargos de delegado de polícia.

Seus moradores conheceram a efervescência da disputa fundiária, não raro com brigas, tiroteios e ciladas que faziam aumentar o clima de violência.

O governo territorial ia às turras com o Incra, por causa de autorizações dadas à empresa colonizadora dos Irmãos Melhorança, que resultaram em loteamentos até mesmo dentro da Terra Indígena Suruí.

Naquele período, por exemplo, funcionava a demarcação por topografia. A Funai dependia da empresa Plantel, de Goiânia, mas até que seus técnicos chegassem a Rondônia, novas levas de colonos sulistas e sudestinos já haviam avançado na linha 7, por exemplo. Quarenta anos depois, o Google Earth é manuseado por jovens indígenas dentro das próprias aldeias e não mais se alega ignorância em termos de limites.

O repórter fotográfico Marcos Santilli é o autor desta vista da Avenida Sete de Setembro.

_______________________________________________
 

Repórter na Secom-RO. Chegou a Rondônia em 1976. Trabalhou nos extintos jornais A TribunaO Guaporé, O ImparcialO Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Colaborou com o jornal Alto Madeira. Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Juscelino Amaral louva o valor de ex-presidentes e estimula narração da história dos próximos 50 anos

Dos 50 anos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, o advogado Juscelino Amaral ali trabalhou 15 anos. Casado, 62 anos, pai de qu

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Mineradoras contratavam advogados em São Paulo e no Rio de Janeiro

A maior parte do departamento jurídico dos grandes grupos de mineração em atividade no extinto território federal entre os anos 1960 e 1980 era cons

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Rondônia deixou de ser a “pedra no caminho” nas mãos do habilidoso Odacir

Menino criado em Xapuri (AC), filho do catraieiro Eulálio Soares Rodrigues e da lavadeira Diva Machado Rodrigues, Odacir Soares Rodrigues formou-se

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A advocacia mudou. Direitos Humanos dão lições de vida e amadurecimento

A Comissão de Direitos Humanos da OABRO acompanhou e investigou aproximadamente duzentas suspeitas de violações, garantindo apoio e justiça às vítimas

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)