Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A FOTO DO FATO: Há 34 anos. Inauguração da unidade da Cibrazem em Outro Preto do Oeste - Por Montezuma Cruz


A FOTO DO FATO: Há 34 anos. Inauguração da unidade da Cibrazem em Outro Preto do Oeste - Por Montezuma Cruz - Gente de Opinião

Se o repórter se deixasse vencer por cara feia, sujeito bombado ou gritão, não era fácil cobrir os acontecimentos no período ditatorial. Na agonia desse regime, porém, quem se aproximasse do fato colhia muito bem seus detalhes.

Trinta e quatro anos atrás, o presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo, o ministro da Agricultura Amauri Stábile e o governador Jorge Teixeira de Oliveira inauguravam festivamente a unidade da Companhia Brasileira de Armazenagem (Cibrazem) em Ouro Preto do Oeste.

Quase na beira da rodovia BR-364 dezenas de prefeitos, assessores federais e estaduais, parlamentares e populares reuniram-se em torno do staff presidencial. Oportunidade única em que se desfazia aquela frase mal interpretada, de João Figueiredo: “Prefiro o cheiro de cavalo ao cheiro de povo”.

Na foto veem-se, um pouco atrás dos principais atores: o ministro extraordinário de Assuntos Fundiários, general Danilo Venturini (de quepe); o ministro de Minas e Energia César Cals, entre Teixeirão e Figueiredo; e o ex-deputado federal por São Paulo, Antônio Morimoto, empresário em Rondônia (entre Cals e Figueiredo).

No fundo, o general Figueiredo gostava de ser cativado e, quando estava de bom humor, também cativava. Recebia conselhos do assessor especial Saïd Farhat, um acreano de alta influência no Poder e que lhe providenciou novos óculos, para torná-lo menos sisudo.

Durante entrega de títulos definitivos de terras em Ji-Paraná e Vilhena, Figueiredo abraçou e se deixou abraçar por simples colonos.

Era menos Figueiredo e mais João.

Repórter na Secom-RO. Chegou a Rondônia em 1976. Trabalhou nos extintos jornais A Tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Colaborou com o jornal Alto Madeira. Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)