Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

A História de Deus, religiões do mundo e você - Por Francisco Aroldo



Mês passado, novembro, eu assisti no canal netflix uma serie chamada a Historia de Deus com o ator Morgan Freeman, um americano com mais de 80 anos de idade, sábio e próspero em sua carreira e vida pessoal. Acredito que foi muito boa a escolha da National Geographic para o tema e também foram felizes com a escolha do ator e narrador. 
 
O Morgan, como prefere ser chamado, é desde 1989 quando começou a brilhar pelo filme Conduzindo Miss Dayse, um sucesso.  
 
Se você assistir ao documentário-show que falo aqui (A historia de Deus) e se deixar conduzir pela narrativa e as viagens pelo redor do mundo que é feita, talvez alcance a graça de compreender um pouco mais sobre o nosso Criador e sobre nós: suas criaturas; esses seres complexos inseridos por vontade Dele na jornada ímpar do Édem maravilhoso que é o planeta Terra.
 
Desde que o homem desenvolveu a fala e logo em seguida a escrita para registrar os seus feitos para a posteridade, já se vão mais de 10 mil anos. Aqui aldeias, cidades, povoados e civilizações foram erguidas e derrubadas pela ação do homem que motivado por desejos e emoções positivas e negativas constrói e destrói legados, ideias e as pessoas, isso é da natureza de ser humano - verdade.
Sem Deus fica tudo muito terreno, meio opaco e muitas vezes competitivo, sério de mais, e, mesmo violento ou brutal, fica mesmo como que animal - assim como eramos no inicio de tudo.
 
Mas é também da essência do ser humano querer e poder evoluir, aprender, respeitar, sonhar com um futuro melhor; e isso tem mesmo a ver com a essência de todas as religiões que é domesticar e atenuar em cada um de nós essa nossa animalidade ancestral.
 
Deus é amor, verdade, caridade, misericórdia, serenidade, alegria, saúde, sabedoria, paz e confiança em si e nos outros - Deus é urbano e rural, citadino, ribeirinho, fraterno, companheiro e está mesmo; definitivamente no próximo e na vida simples e feliz da comunidade - tudo é Deus quando o homem está em paz consigo e com os outros.
 
Seguramente para o lado não tão nobre e desmedido da avareza, egoismo e do desprezo pelas criaturas também está Deus - clamando para os que assim são por decisão ou por biologia, que eles transformem-se; procurem alcançar a moralidade e a integralidade de ser semelhante a Deus - conectar-se com o amor pleno.
 
Simples assim.
 
Assistam se puder essa série e coloquem mais espiritualidade em sua materialidade carnal, competitiva e consumista; podemos colher bons frutos de uma alegre convivência social e de moral melhorada.
 
Graça e Paz.
 

Por Francisco Aroldo, economista.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

O Mercado de Crédito de Carbono se reafirma no Brasil e no mundo

O Mercado de Crédito de Carbono se reafirma no Brasil e no mundo

Desde o ano de 1.992 com a ECO92 ocorrida no Rio de Janeiro, muita coisa vem ocorrendo no planeta em relação aos inúmeros esforços de mitigação dos

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)