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Marcelinho

A importância da ponte binacional para Rondônia


Por Marcelo Freire

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O projeto de construção da ponte Brasil Bolívia no município de Guajará-Mirim, na fronteira de Rondônia com o País boliviano, está garantida no Orçamento Geral da União 2017, conforme noticiou o Diário com exclusividade no ano passado, e ganhou discussão essa semana em Porto Velho com lideranças políticas dos dois países.

Na ocasião, foi discutida também a estratégia da Bolívia de saída para o mar, com a utilização da hidrovia do Madeira e toda estrutura do Porto Organizado de Porto Velho, por onde o País vizinho já está exportando castanha e madeira, e começa a exportar, partir deste mês, toda sua produção de soja.

Ainda essa semana, o município recebeu a visita do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Cassimiro, que garantiu ao Diário como prioridade a dragagem do Rio Madeira, no trecho entre Porto Velho e o município de Humaitá, no Amazonas. Trata-se de uma obra importante e que faz parte do corredor logístico da BR-364 e agora da BR-429, que liga a capital rondoniense a fronteira com a Bolívia e por onde passará toda a produção agrícola. 

Alguns produtos da Bolívia já começam a escoar pela hidrovia do Rio Madeira, em Porto Velho. Essa semana, por exemplo, o município volta a abrir espaço para novas mercadorias da Bolívia e que passará pelo porto alfandegário da Receita Federal, localizado no complexo portuário de Porto Velho.  A construção da ponte, mesmo sendo feita com recursos brasileiros será dividida, meio a meio, entre os trabalhadores brasileiros e bolivianos, que construirão cada um a parte de seu lado, como uma forma de dividir os frutos e sedimentar a união entre bolivianos e brasileiros. Desde 2013 que a construção da ponte é debatida em Rondônia e Bolívia. Um terceiro Seminário do Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável entre Brasil e Bolívia foi realizado na Bolívia.

O objetivo do encontro na época foi elaborar uma carta de intenções que represente os interesses da população das cidades fronteiriças e discutir medidas estruturais que serão necessárias a partir do projeto de construção de uma hidrelétrica no Distrito de Ribeirão, em Nova Mamoré, distante 60 quilômetros de Guajará-Mirim, e da ponte binacional que ligará os dois países com a extensão de 1,2 mil metros.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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