Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Osmar Silva

A JUSTIÇA DISSE ‘NÃO’ - Por Osmar Silva



A semana que findou foi pródiga em ‘nãos’ da Justiça. O famoso e polêmico ministro Gilmar Mendes, do STF, disse ‘NÃO’ para os juízes e desembargadores do Acre que receberam uma excrescência inconstitucional chamada “gratificação de nível universitário”.

O ministro classificou o recebimento da dinheirama como ato de ‘má-fé’ e mandou devolver, aos cofres públicos, os valores ilegalmente recebidos, corrigidos com juros e correção monetária. É lamentável ver o valoroso Estado do Acre envolvido nesta vergonhosa trapaça com o dinheiro dos cidadãos e enlameando a magistratura. Terá sido influência do PT?

Já o também ministro do STF Edson Fachin, disse ‘NÃO’ à pretensão da Associação dos Magistrados Brasileiros(AMB), que queria buscava obrigar o Congresso a retomar projeto de lei para aumentar os salários de juízes e ministros das cortes superiores pelo índice anual da inflação.

Queriam tirar a prerrogativa do Poder Executivo de examinar a oportunidade e a conveniência de conceder ou não aumento de salário aos seus servidores. E garantir o ‘seu’ sem importar com a tosse da vaca.

Sobre salários e vantagens de qualquer natureza, o que se está esperando é que todos os órgãos do Poder Judiciário tornem público e fundamentado a origem de seus ganhos. Sem isso, não existe isenção para cobrar moralidade de ninguém.

Voltando ao tema original, Fachin disse ‘NÃO’ também para Michel temer que queria imputar suspeição a Rodrigo Janot para pedir abertura de mais um inquérito de investigação contra o presidente. Alegava parcialidade na ‘perseguição’.

As flechas do procurador geral da República continuam mirando o Palácio do Planalto. Ele ainda tem chão.

E o juiz Sérgio Moro, também disse ‘NÃO’ à defesa do deputado Eduardo Cunha, já condenado na ‘Lava-a-Jato’, que queria ser transferido para Brasília.

Espertinho, Cunha deseja ficar mais perto de quem possa influenciar. Moro, escaldado, cortou-lhe as asas.

Observa-se que, apesar de um escorregão ali ou acolá e dos que professam o ‘Mateus, primeiro os meus’, sem se importar com as condições do país e a opinião pública, o Poder Judiciário está ficando mais atento ao humor nacional.

OsmarSilva – Jornalista – Presidente da Associação da Imprensa de Rondônia-AIRON – [email protected]– WhatsAp 99265-0362

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dominação - Escravização pela pobreza e ignorância

Dominação - Escravização pela pobreza e ignorância

Sabe porque o Dino desprezava seus pares no Senado e humilhava os congressistas da Câmara? Porque Alexandre de Moraes e seus pares, dão as costas pa

Para onde estamos indo?

Para onde estamos indo?

O Brasil e o Estado de Rondônia que vejo é bastante diferente do que muitos vêm. Torço e peço a Deus para que eu esteja errado. Talvez não tenha con

O golpe, a traição do Lula e o contragolpe

O golpe, a traição do Lula e o contragolpe

O Brasil todo acompanha, pelos noticiários dos veículos de comunicação e redes sociais, o tenso clima político e institucional em que o país mergulh

SOS BRASIL! – Você não conhece o Brasil

SOS BRASIL! – Você não conhece o Brasil

‘O Brasil não conhece o Brasil,O Brasil nunca foi ao Brasil,(...) O Brasil não merece o Brasil,O Brasil tá matando o Brasil,O Brasil, SOS, ao Bra

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)