Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A PEC da lipoaspiração - Por Carlo Sperança



A PEC da lipoaspiraçãoGente de Opinião

Tendo como destaque matéria dando conta de um projeto revolucionário gerando uma verdadeira lipoaspiração no Congresso Nacional, o jornal Diário do Poder cita os efeitos do Projeto de Emenda Constitucional que suprime 27 deputados senadores e 128 deputados federais no Congresso Nacional e que pode gerar uma economia de R$ 1,3 bilhão para os cofres públicos só em gastos legais, sem levar em conta os impactos de reduções e desvios de recursos.

A PEC já recebeu meio milhão de assinaturas de apoio e tem grande respaldo das mídias sociais em todo o Brasil em consulta feita pelo próprio site do Senado da Republica. Com a PEC aprovada, cada estado e o Distrito Federal elegeriam apenas dois senadores ao invés de três atuais. Estados e o Distrito Federal elegeriam apenas 385 deputados federais ao invés dos 513 atuais, como destaca o jornalista Claudio Humberto, autor da matéria.

A Proposta de Emenda Constitucional para a redução do numero de parlamentares no Congresso Nacional foi apresentada conjuntamente por 30 senadores dos mais diversos partidos, tanto da base governista como da oposição.


Candidatura sangrando

A PEC da lipoaspiração - Por Carlo Sperança - Gente de Opinião

Mesmo recorrendo em Brasília das suas condenações, a candidatura do ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) que teve uma baita largada, causando surpresas no cenário político regional, vai acabar sangrando como já ocorreu com outros candidatos na condição de sub judice. A incerteza dos eleitores quanto à validade do voto nesta situação vai falar mais alto. Com isto os demais candidatos começam a fazer suas contas sobre um eventual legado do candidato em apuros.

Confirmando-se nas altas esferas a inegibilidade de Sobrinho indaga-se para onde deverá migrar esta multidão de intenções de votos identificadas pelo Ibope. Uma coisa é certa: são votos anti-nazifistas e, por conseguinte os beneficiários serão candidatos da oposição, principalmente Léo Moraes (PTB), Ribamar Araujo (PR) e até o tucano HIldon Chaves (PSDB) deve receber uma pontinha. 

Temos um cenário de muitas indefinições e as máquinas municipal, com Mauro Nazif, e a estadual com Willians Pimentel já estão agindo em favor de seus ungidos. Mesmo com elevadas taxas de rejeição, ambos brigam por uma vaga num provável segundo turno.

A PEC da lipoaspiração - Por Carlo Sperança - Gente de Opinião



 

Insegurança nacional

A coisa degringolou mesmo. Seja em Porto Velho, na periferia da minha amada Curitiba ou no extremo sul, onde o governo gaucho conseguiu reforços da força nacional de segurança para combater a criminalidade, a violência tomou conta do País e, mais - se interiorizou até as pequenas cidades e distritos.A PEC da lipoaspiração - Por Carlo Sperança - Gente de Opinião

Em Porto Velho, onde a criminalidade tem tudo a ver com o narcotráfico, as ocorrências estão cada vez mais violentas. Os assaltantes e arrombadores não se contentam mais só em roubar e assaltar: agora levam o dedo da vitima com o anel, como se faz no Rio de Janeiro há muito tempo, e os espancamentos e estupros ficaram rotineiros.

Se nas cidades rondonienses os assaltos a estabelecimentos comerciais aumentaram geometricamente nos últimos meses, na zona rural proliferam os ladrões de gado e de maquinário agrícola. Somando a crise econômica, o desemprego e mais a disputa de terras nas regiões conflitadas do Vale do Jamari e no Cone Sul rondoniense, teremos um coquetel explosivo. É um cenário assustador diante da inoperância das esferas estaduais e nacionais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)