Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

A procrastinação do Senado com os pedidos de cassação de Aécio e Perella


 Blog da Luciana

Gente de Opinião

Completou 22 dias que Rede e PSOL protocolaram requerimentos no Conselho de Ética do Senado para cassar os mandatos dos senador Aécio Neves e Zezé Perella.

Bem diferente do que ocorreu com Delcídio Amaral, que teve o seu requerimento de cassação aprovado em regime de urgência, não há clima de pressão no Senado para julgar os tucanos parceiros na cleptocracia que foram flagrados em áudios criminosos captados em operação da Polícia Federal.

E quem diz isso é o presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA).

“O que eu sinto é que o Senado não concorda com o afastamento do senador. Isso eu tenho visto muito. Eles questionam por que afastar? Por qual argumento?”, afirmou Souza.

Gente de Opinião

Senador João Alberto Souza (PMDB-MA). Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A desfaçatez é flagrante e fortalece o estigma de que o Senado tem tradição de passar a mão na cabeça de envolvidos em escândalos até que haja pressão externa.

Em entrevista ao Estadão, Souza lembrou que “Mesmo quando o (ex-senador) Anon de Mello (pai do senador Fernando Collor) matou um outro senador no plenário, ele não foi cassado (o fato ocorreu em 1963). O primeiro senador a ser cassado foi o Luiz Estevão, em 1999. Na época disseram que aquela decisão iria “abrir a porteira”.

O tiro acertou não o desafeto de Anon, o petebista Silvestre Péricles, mas outro senador que acabou morto, o José Kairala (PSD-AC).

Gente de Opinião

Os senadores que protagonizaram o duelo a tiros foram presos, mas meses depois, apesar das todas as testemunhas e registros na imprensa, foram absolvidos pelo Tribunal do Júri de Brasília.

Bom, depois disso o que vimos foram vários pedidos de renúncia de senadores para evitar o processo de cassação.

Hoje a procrastinação do Senado com denúncias gravíssimas como as que recaem sobre Aécio, que também falou em escolher um ‘mula’ de propina que pudesse matar antes de delatar, ocorrem muito por falta de pressão externa. Ele e o amigo de política e negócios, o Perella do caso helicoca, contam com o silêncio ensurdecedor da sociedade.

Nem dentro, nem fora do Senado, há pressão para que Aécio e Perella sejam cassados.

Até quando esta pátria será mãe gentil com os filhos que ‘não deram certo’, ninguém sabe.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

O DIA NA HISTÓRIA  de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – A Câmara de Santo Antônio inicia o ano legislativo nomeando uma comissão especial para analisar a prestação de contas da superintendênc

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Com o cumprimento de todas as exigências com taxas e medidas de segurança, foi emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda a licença definitiva par

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)