Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

A VOLTA DO EDGAR DO BOI - Por Sérgio Pires


Gente de Opinião

QUANDO OS TUCANOS SE ENCONTRAM, 2018 ESTÁ NA PAUTA?

Se a decisão fosse hoje, alguém duvidaria que o tucano João Dória, o cara que está fazendo o maior sucesso em São Paulo, a cidade dos 12 milhões de habitantes, não seria candidato à Presidência da República? O bom senso diz que é muito cedo para começar a falar nele com tanto otimismo, mas os resultados de uma administração de apenas cinco meses, que já cativou grande parte da população da maior cidade da América Latina e se espalha pelo Brasil todo, começam a indicar que o PSDB pode acabar pensando sim em Dória, como seu nome para 2018. Claro que ele nega. Claro que a alta cúpula tucana nega. Mas é bom começar a se olhar mais de perto para João Dória, porque além dele, de Lula (que não se sabe se poderá ser candidato, por todas as acusações que responde) e do extrema direita Jair Bolsonaro, quem mais teria chance de ganhar uma eleição no país, caso a disputa fosse hoje? Dória é considerado quase um fenômeno político em São Paulo. Por essas bandas rondonienses, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, ainda está longe disso, mas já há quem pense que, se ele tiver sucesso na sua administração recém iniciada, poderia sim ser outro nome diferente, para entrar na corrida pelo CPA no ano que vem. Hildon não só jura que não lhe passa pela cabeça tal projeto, como até exige que membros da sua equipe não falem sobre a possibilidade. Quer todos os olhos e todos os esforços voltados apenas para Porto Velho, jura.

Mas, em relação a Hildon, ficou claro, no encontro com Dória nesta terça, em São Paulo, que o neotucano paulistano cativou seu companheiro de Porto Velho. Quando se encontrou com Dória, em reunião nacional de Prefeitos, Hildon Chaves encheu seu amigo de elogios. Veja o vídeo:

 (https://www.facebook.com/drhildon/videos/vb.530963097099862/683884818474355/?type=2&theater) que está bombando na internet. Nele, além de destacar o trabalho bem sucedido de Dória, o Prefeito da Capital garantiu que irá trazer para Porto Velho, ao menos alguns dos melhores projetos que estão dando certo em São Paulo. 

O que disse o “não candidato” Doria? Elogiou Porto velho, elogiou Rondônia e terminaram, ambos, fazendo o sinal de campanha “Acelera São  Paulo!”, criado por Dória. O tucano de São Paulo vai mesmo à Presidência, a continuar o sucesso do seu governo. Já o tucano de Rondônia, ainda  está na fase do aprendizado. Lá pelo primeiro semestre do ano que vem saberemos, exatamente, o que passa pela cabeça de Hildon Chaves e se, nela, está ou não o desenho do CPA/Palácio Rio Madeira...

A VOLTA DO EDGAR DO BOI

Ele voltou! Edgar do Boi está de volta aos serviços que realiza na Prefeitura de Porto Velho. Sem alarde, sem que a informação seja sequer confirmada oficialmente, como se nada estivesse acontecendo, Edgar voltou à batalha, ajudando a administração do prefeito Hildon Chaves. Ele é um sujeito trabalhador e sério naquilo que se envolve. O problema é que ele está denunciado, em delação premiada, na Operação Lava Jato, por ter recebido 2 milhões de reais, em dinheiro sujo, do JBS, numa mutreta que impediria fiscalizações nas empresas do grupo corruptor. Quando o vídeo com a denúncia contra ele viralizou na internet, o prefeito Hildon Chaves pediu que Edgar se afastasse da Prefeitura, no que ele prontamente atendeu, inclusive emitindo nota comunicando sua decisão. Passadas algumas semanas, sem que nada de novo tivesse acontecido (a não ser mais algumas dezenas de denúncias contra corruptos envolvidos na Lava Jato, país afora, incluindo-se aí até o Presidente da República), o vice-prefeito reassumiu seu posto, sem qualquer pronunciamento oficial. Edgar tem muitos méritos, há que se reconhecer. Mas não seria melhor para ele voltar apenas depois que tudo estivesse esclarecido? O que mudou para que Hildon Chaves, tão cioso em avisar que não aceitaria qualquer suspeita sobre sua administração, aceitasse a volta do seu vice? Esperemos para saber...

A CONCORRÊNCIA AUMENTA

Edvaldo Gomes, vereador; o ex deputado Edvaldo Soares; o ex deputado Euclides Maciel; a vereadora Silvia Cristina e o vereador Josiel de Brito são apenas alguns dos nomes conhecidos em Ji-Paraná, que devem entrar na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa, no ano que vem. De Porto Velho, podem entrar na corrida pela ALE, nomes como Alan Queiroz, Anisio Gorayeb,  Cristiane Lopes, Joelna Holder, Edwilson Negreiros, Marcelo Reis e Zeiquinha Araújo, entre muitos outros. Lideranças de Cacoal, Ariquemes (qual o cargo que vai disputar o ex senador e atual vereador  Ernandes Amorim?) e de Vilhena, também estão esfregando as mãos, esperando a hora certa para começar a preparar suas campanhas para o parlamento estadual. Os atuais deputados terão concorrentes de peso em todas as regiões do Estado. Terão que dar muito duro e trabalhar dia e noite, para não perderem seu espaço político e conseguirem a reeleição. A batalha será duríssima...

GRANA PARA OS ÍNDIOS

Mais um político rondoniense está perdendo o mandato por compra de votos. O vereador Marcelo Lemos, do PSD de Ji-Paraná, foi cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral e ainda perdeu seus direitos políticos por oito anos. Ele vai recorrer ainda no cargo, mas caso a sentença seja confirmada, quem assumirá a vaga será o delegado de polícia Cristiano Matos, seu suplente. Aliás, foi Cristiano quem denunciou a compra de votos, feita em duas aldeias indígenas, onde, segundo a denúncia, o vereador agora cassado teria comprado votos escancaradamente, pagando churrasco, bebidas e ainda distribuindo mais de 20 mil em dinheiro. Marcelo Lemos foi eleito com 930 votos, enquanto o suplente, que agora poderá se tornar vereador, Cristiano Matos, do PSDB, obteve 810 votos. Nada muda, na Câmara de Ji-Paraná, por enquanto. A decisão monocrática do juiz Edson Yukishigue Sassamoto, permite efeito suspensivo da sentença, até posterior decisão do pleno do TRE. Se for confirmada a decisão inicial, aí sim Marcelo Lemos terá que deixar sua cadeira, enquanto recorre ao TSE.

BOLSONARO VEM AI!

Falta ainda a data, mas o mês será agosto. O pré candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, vem ao Estado em breve. O anúncio foi feito pelo deputado federal Marcos Rogério, de Ji-Paraná e pelo próprio Bolsonaro, que virá acompanhado do seu filho Eduardo. O parlamentar disse que estava atendendo a um pedido do coronel Pretz, ex comandante da Polícia Militar de Rondônia, hoje militante político, que enviou uma carta a Bolsonaro, oficializando o convite. Jair Bolsonaro confirmou a vinda e disse estar muito empolgado em ser recebido por rondonienses, já que por aqui, como em várias outras regiões do Brasil, tem muitos admiradores. O filho do deputado que pretende disputar a Presidência, Eduardo, lembrou, num vídeo gravado ao lado do pai e do deputado Marcos Rogério, que serviu ao Exército exatamente aqui no Estado, citando inclusive cidades onde participou de treinamento e operações militares. A agenda da visita está sendo montada. Os Bolsonaro devem vir a Porto Velho e a Ji-Paraná, nessa primeira visita ao Estado.

A SUJEIRA É DE TODOS

Leu-se, nas redes sociais, trocas de duras farpas entre evangélicos e críticos da sujeira que ficou na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, depois de um show Gospel de domingo. Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno (para adaptar o ditado às questões religiosas). Na verdade, o bom senso manda se analisar todo o quadro e encontrar um meio termo. Durante todo o dia, houve uma grande participação de público, num evento que fazia vários atendimentos, na EFMM. De corte de cabelo a cuidados com a saúde. Milhares de porto velhenses estiveram no local. No final do dia, aconteceu o show do cantor evangélico, também com grande presença de público. Todos os que lá estiveram, sejam evangélicos ou não, poderiam ter deixado o local mais limpo. Poderiam ter não jogado o lixo no chão. E poderiam também ter sido orientados para fazê-lo, pelos promotores do evento e por representantes da Prefeitura. Num evento desse tamanho, com tanta gente, cuidar da limpeza de um lugar histórico como a Praça da EFMM, deveria ser preocupação de todos, sejam evangélicos, católicos, espíritas, ateus ou membros de qualquer outro tipo de crença.

CIDADÃO RONDONIENSE

O ex governador José Bianco, prefeitos, o chefe da Casa Civil do Governo, Emerson Castro; deputados como Cleiton Roque, Lebrão (autor da homenagem) e Léo Moraes, entre outros, prestigiaram a homenagem em que o vice governador Daniel Pereira recebeu, na Assembleia, o título de Cidadão de Rondônia. Na mesma oportunidade, o coronel do Exército, Gustavo Luiz de Lima recebeu a Medalha de Mérito Legislativo. “Hoje saio daqui honrado em poder dizer que também sou rondoniense, e esta não é uma homenagem única ao Daniel Pereira, mas para muitos pioneiros que vieram para Rondônia e aqui decidiram viver, assim como eu. É uma homenagem à minha família, pois sou fruto de um trabalho coletivo, de uma base sólida”, discursou o vice, na homenagem. Nem o governador Confúcio Moura e nem o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, estiveram presentes, porque tiveram que mudar suas agendas na última hora. Ambos foram a Cacoal e Rolim de Moura, acompanhar o ministro Hélder Ramalho, da Integração Nacional.

PERGUNTINHA

Você acha que o milionário e inimputável Paulo Maluf vai deixar de viajar à Paris, ficando sem beber os melhores vinhos e comer os melhores pratos, só porque foi condenado na França e a três anos de cadeia, por corrupção?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Não se muda uma mentalidade que desenvolva o Planeta de uma hora para outra. Mas há sim soluções práticas, para a Amazônia, que não só ignoram os hi

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Exagero ou realidade? Deputado diz no Parlamento Europeu que o Brasil está se transformando em ditadura!

Foi um depoimento eivado de emoção e de opiniões duras contra o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje. Um dos mais radicais opositores ao

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)