Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

A vulgaridade da elite brasileira - Por Luciana Oliveira


 Blog da Luciana

Gente de Opinião

O deboche do apatacado Emílio Odebrecht em depoimento no acordo de delação premiada no escândalo da Lava Jato, não só incomodou, mas surpreendeu muita gente. O homem que pertence ao seleto grupo de afortunados que vivem nababescamente e tomam os melhores vinhos, se comportou como um bronco, grosseiro e estúpido.

O Emílio debochado e obtuso que o Brasil viu no noticiário nacional da última semana não pode ser o mesmo que foi citado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em seu livro Diários da Presidência.

“Almocei aqui com Emilio Odebrecht e a Ruth [Cardoso]. Emilio veio trazer sugestões, nada para ele, só a respeito de vários temas de interessa nacional. É curioso. Tem um nome tão ruim a Odebrecht, e o Emilio tem sido sempre correto, há tantos anos”.

Quer dizer que esse Emílio rude, sem linguagem e modos sofisticados, dava sugestões a um homem tão culto como FHC?

Quem imagina a vida dos bilionários que já fizeram parte da lista dos mais ricos da Forbes, não espera um indivíduo tão papalvo como pareceu Emílio ao prestar depoimento.

O promotor que o interrogou, Sérgio Bruno, perdeu a paciência com as risadinhas descabidas do doador de campanhas mais querido da elite.

“Deixa de historinha, está na hora de dizer como a coisa suja é feita”.

Descarado, com inequívoco desprezo às convenções sociais e aos princípios éticos e morais que norteiam a administração privada e pública, Emílio chegou a dizer que não pagou os valores, mas autorizou a “ajuda” a partidos e candidatos.

O empresário que tinha sua imagem associada ao mérito, à competência empresarial, foi reduzido a mero lambaio da plutocracia, pois se submeteu e moldou aos interesses da elite bandida.

Hoje é um ladrão como qualquer outro, mesmo tendo degustado vinhos que são verdadeiros tesouros engarrafados.

Com a naturalidade de um estúpido Emílio evidenciou que o esquema dos ‘chiques’ conserva na essência a vulgaridade.

Cai como uma luva a comparação de Tolstoi sobre riqueza e estrume.

“Quando fica em uma pilha grande, provoca mau cheiro. Mas quando está distribuído por todo o campo, torna o solo fértil.”

Emílio foi estrume espalhado no campo da política.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

O DIA NA HISTÓRIA  de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA de fevereiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – A Câmara de Santo Antônio inicia o ano legislativo nomeando uma comissão especial para analisar a prestação de contas da superintendênc

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Bloco Pirarucu do Madeira desfila neste domingo

Com o cumprimento de todas as exigências com taxas e medidas de segurança, foi emitida pela Secretaria Municipal de Fazenda a licença definitiva par

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)