Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Aberração V - O FIM DA INTELIGÊNCIA


 

O FIM DA INTELIGÊNCIA

Em meio a tantas acusações de grave cometimento de crimes contra a República, o governo federal aprimora os mecanismos de controle ditatorial. Nas últimas investidas autorizou a abertura incondicional de polos de ensino à distância (EAD), sem controle do Poder Público, bem como abriu EAD para as séries finais do Ensino Fundamental[1]: legaliza-se a condenação a fim de que a nação pobre esteja condenada ao analfabetismo funcional – em definitivo.Aberração V  - O FIM DA INTELIGÊNCIA - Gente de Opinião

Antes disso, erradicou a obrigatoriedade do ensino de sociologia, filosofia, artes, educação física e música. Não antes de decretar o fim da “brasilidade”, pois também está descartado o ensino de Cultura Afrobrasileira – além de se abater a educação de gênero, num país recordista em violência contra a mulher. Assim, será que também vamos “flexibilizar” o ensino da história?

Porém, a pérola do bolo viria com o fim da obrigatoriedade do ensino público para crianças: não seria mais obrigação do Estado assegurar o ensino público gratuito, tanto fundamental quanto médio. Além do porvir da privatização das universidades federais e dos institutos federais – tese cogitada e intentada desde finais do século passado.

A somatória, obviamente, do que já temos e do que pode vir a ocorrer – não é teoria da conspiração dado o lastro neoliberal – revela que não sobrará inteligência no país. Os que podem já têm passaporte na mão. Aos demais restará a pena de ser eterna sucata do capital internacional, satélite dos EUA. Aliás, como sempre fomos.

De qualquer forma, entre o passado (inóspito) e o futuro (indeciso), há um presente que teima em dar errado. Os erros são sucessivos porque se insiste em acabar com a Educação Pública.

Não precisamos definitivamente de mais animação em sala de aula, com multimídia que um dia chegará aos recursos de holograma em 3D. Precisamos sim é de mais professores qualificados e com ótima remuneração, de muito mais conteúdo e de merenda que não seja roubada – ao invés do marketing pobre que se oferece hoje em dia.

Se sou a favor da tecnologia no ensino? É óbvio que sim, contudo, tenho pleno conhecimento de que “a técnica não substitui a ética”. Com este tema clássico do Iluminismo, proponho a quem me indaga que faça uma reflexão dessa afirmativa: “a técnica não substitui a ética”. Se for professor, que a exponha ao crivo de seus alunos.

O futuro não se faz com menos direitos, tenho certeza, mas sim com mais educação, sobretudo, para que se pratique o lado direito da vida civil. Um exemplo está nesta arte que acompanha o artigo. Um modelo de trabalho que propus a meus próprios alunos e que, ao servir de exemplo pessoal, indiquei o básico caminho da cidadania.
 

Vinício Carrilho Martinez (Dr.)

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/CECH

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

Pensamento escravista no século XXI - Exploração do trabalho e a hegemônica violência contra os Direitos Humanos

       Todos os dias têm trabalho escravo acontecendo no Brasil. Todo dia está em vigência o pensamento escravista neste nosso regressivo e repressi

Mito da sala escura

Mito da sala escura

            O Mito da sala escura é meio, bastante, brasileiro. Não se confunda com o Mito da caverna, esse que tem uma enorme sofisticação filosófi

Navegar pela réstia da Lua

Navegar pela réstia da Lua

Amar é como cultivar flores. Não há um sem o outro. Não há música, não há Lua.É uma maré, a gente vai. Canta e se encanta.Não tem hora pra namorar

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

1º de Abril de 1964 - 60 Anos do Golpe

 Eu nasci em 1964, mas quero perguntar outra coisa: A Páscoa combina ou não com 1964?          O único leitor e a única leitora disposta poderão diz

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)