Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

ABUNÃ: Inaugurado sistema de abastecimento de água


Gente de Opinião

Governador Confúcio Moura destaca impactos positivos do abastecimento com água potável no distrito

O sistema de abastecimento inaugurado em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (20) garante água tratada para todos os moradores do distrito de Vista Alegre do Abunã. ‘‘Essa obra pertente a Caerd [Companhia de águas e esgotos de Rondônia], mas a partir de agora é patrimônio do distrito. Isso é muito importante, um distrito que tenha água de qualidade para todos’’, afirma o governador  Confúcio Moura.

O fim de um sofrimento antigo e realização de um sonho. Esse é o significado da obra para a população. ‘‘Moradores como eu, que conseguem ter água perfurando poços caseiros tem água, mas não de qualidade, e assim corremos risco de ter doenças, mas tem outros que ainda vivem em situação pior. Nos períodos de seca, os poços secam e aí água só com caminhão pipa. Mas agora vai melhorar’’, conta o motorista Valdir Dantas, morador da região desde 2010.

‘‘Parece um paradoxo, a Amazônia seca, faltava água potável até nas escolas. Então desde 2013 desenvolvemos esse projeto e hoje entregamos a população um serviço necessário a qualidade de vida dos moradores’’, explica o governador.

Melhorias que trazem novas perspectivas para a região. ‘‘Isso vai ajudar muito esse povo, porque a saúde vai melhorar. É mais uma vitória que o distrito de Vista Alegre alcança e a certeza que estamos desenvolvendo e avançando para o melhor’’, disse o administrador geral do distrito Geraldo Lagasse.

Gente de Opinião

Estação esta apta a captar a água bruta, tratar e distribuir a população do distrito

O sistema contempla captação e adutora de água bruta, Estação de Tratamento; redes; sala de laboratório para controle de qualidade de água e ligações domiciliares. ‘‘A gente fica muito satisfeito em entregar uma estrutura de qualidade. É uma água que é captada bruta, mas aqui ela é tratada e purificada, sem agentes que provocam doenças’’, assegura o governador.

A obra foi aprovada em 2013 e iniciada em setembro de 2014. ‘‘O impacto dessa obra é magnifico. Eles passaram a consumir água de boa qualidade e isso vai aumentar a satisfação deles e principalmente a saúde’’, disse o vice-governador Daniel Pereira.

Há 20 anos, o distrito tinha cerca de 2 mil habitantes e hoje, segundo o administrador, são cerca de 12 mil. O sistema de abastecimento está pronto para atender 100% dos moradores. A Estação de Tratamento de Água (ETA) tem capacidade de 32 litros por segundo. ‘‘De imediato, vamos fazer a interligação de 600 unidades domiciliares, que são famílias de baixa renda, e acredito que nos próximos 60 dias vamos chegar a duas mil, e gradativamente a todos, conforme eles forem solicitando o serviço’’, disse a presidente da Caerd Iacira Azamor.

Foram quase R$ 6 milhões de investimento na obra que faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), cerca de R$ 500 mil de contrapartida do Estado. ‘‘O fato da obra ser do PAC demonstra a capacidade do governo em captar os recursos diante da escassez de recurso que o país tem e o governo também se mobilizou para complementar aquilo que faltava’’, afirma o vice-governador Daniel Pereira.  ‘‘Era algo essencial e ficamos felizes de deixar essa marca na história desse distrito’’, disse o governador.

Leia mais.

 Caerd faz alerta sobre consumo consciente da água em Rondônia; Três cidades terão 100% de abastecimento até o final deste ano

Caerd mostra avanços nas obras que levarão água tratada a 100% das casas em Porto Velho


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)