Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Ciro Pinheiro

ACLER LANÇA ANTOLOGIA - Por Ciro Pinheiro


ACLER LANÇA ANTOLOGIA - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

ACLER LANÇA ANTOLOGIA
 

A “Antologia ACLER/2017”, reunindo crônicas, contos e poesias de seus membros, será lançada sexta-feira, dia 20, em ato que será realizado na Ampro - sede da Associação do Ministério Público - no Ipase Novo. Sou membro honorário. Só entro onde sou convidado.

 

A Antologia, conforme o presidente Francisco Chagas da Silva, da Academia de Letras de Rondônia, ACLER, “é uma proposta dos acadêmicos de difundir melhor a produção literária em vários campos, reunindo num só volume textos escritos tratando de temas diversos o que vai demonstrar a diversificação de assuntos abordados em seus livros”.

Chagas elogiou a atenção da presidência da Ampro em ceder seu espaço para a realização do evento, “o que mostra a preocupação da entidade com a cultura  e a nossa literatura”.

O acadêmico Samuel Castiel, diretor da ACLER, que já participou de várias outras produções literárias conjuntas, entende que “o lançamento desse trabalho, escrito a muitas mãos pelos acadêmicos, se torna importante em razão de ali o público leitor ter uma visão do que a produção literária local pode oferecer em termos de qualidade e de difusão da nossa cultura”. Importante em razão de ali o público leitor ter uma visão do que a produção literária local pode oferecer em termos de qualidade e de difusão da nossa cultura”.  


SILVIO PERSIVO: MAIS UM LIVRO

ACLER LANÇA ANTOLOGIA - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

“Troféus de Caça-Contos da Era Digital”, nova obra do escritor Silvio Persivo, foi lançada sábado, dia 14, na sede (bar) da Confraria “Buraco do Candiru”, com a presença de amigos e frequentadores costumeiros do local, no bairro Embratel. São 100 paginas de texto “repleto de originalidade que parafraseia a realidade contemporânea” como disse Flaviane Mello Lazarini no seu prefácio. Um livrinho que vale como um livrão, bom de ser lido de um fôlego só.  No “Buraco do Candirú”: ao seu lado, o amigo Euro Tourinho. 

GENTE                                                               

ENTRE OS BONS - Vendo a lista dos ocupantes da equipe do governador Daniel Pereira, encontrei, entre eles poucos conhecidos meus. Dois entre os que conheço bem, posso atestar como boa escolha: MARIO JORGE OLIVEIRA para Secretaria de Educação e WALDO ALVES a SETUR. Valdo substitui Júlio Olivar, que fez um bom trabalho durante o governo Confúcio Moura.

 

MOÇÃO - Meus parabéns à vereadora Cristiane Lopes autora da concessão da Moção de Aplausos a um grupo de profissionais merecedoras da homenagem, ainda pela passagem do Dia do Jornalista, 7 de abril. Merecedores da homenagem pela seriedade no desempenho da profissão. Destaco entre eles QUÉTILA RUIZ minha colega na redação do saudoso Alto Madeira e LUIZ CARLOS FERREIRA, editor do gentedeopiniao.

      

O leão RONY EGUEZ VACADIEZ está penteando a juba para a comparecer à Convenção Distrital do Lions, na cidade de Rolim Moura, no primeiro fim de semana de maio, junto com uma comitiva de companheiros de Porto Velho e do Acre, que viajarão no dia 3 e retornarão dia 6. Rony está sendo indicado e certamente será eleito 2º vice-governador do Distrito LA-1, composto dos clubes do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Ele assume a Governadoria no próximo Ano.

ACLER LANÇA ANTOLOGIA - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

O Brasil inteiro está voltado nesses dias para três mulheres valorosas que vêm mostrando competência e seriedade no cumprimento de suas missões: a ministra CARMEM LÚCIA (presidente do STF) que sentou no trono presidencial da Republica enquanto Temer “deu um pulinho lá fora”; ROSA WEBER, ministra do Supremo e RAQUEL DODGE (procuradora geral da República). Aplausos para elas.

 

ACLER LANÇA ANTOLOGIA - Por Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

Com o pai, Sr. Joaquim Pereira, que completou 91 anos dia 14 (sábado), o professor Valdir Pereira, que mora em Fortaleza. Valdir veio dar apoio ao pai, que perdeu a esposa, falecida recentemente.

 

 

PARABENS

 

Dia 15/04 – RONDINELI GONZALES – Jornalista

16 - ERNADE SEGISMUNDO – Advogado

20 - APARÍCIO CARVALHO DE MORAES – Médico, foi vereador, deputado federal e vice-governador. Diretor geral da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

20 – HELENA CRUZ – Secretaria da diretoria do Jornal Alto Madeira.

CEZAR ZOGHBI, o paraense que há 73 anos trocou Belém por Porto Velho, Está chegando aos 94 anos e pretende passar dos 100, logicamente se Deus ajudar.  Cezar, um dos comerciantes mais antigos de Rondônia, foi pecuarista, fundou a Associação dos Criadores, o Clube de Regatas Flamengo de Porto Velho e a Casa Dragão, transformada, mais adiante, em Construtora Dragão. 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

Distante - Aplausos - Yedda nos 80 - Sem abnael - Homenagem - Sargentos – promoções na PM

 DISTANTEEstou em São Paulo desde o dia 2 deste julho, hoje já preparando as malas para a volta para Porto Velho. Fomos, nesse tempo - eu e Penha -

Nova prefeitura na margem do Madeira

Nova prefeitura na margem do Madeira

A mudança da sede da Prefeitura de Porto Velho do “Palácio Tancredo Neves” (que era antes 31 de Março), para o “Prédio do Relógio” foi a melhor inic

Ruas de Porto Velho

Ruas de Porto Velho

Nome de rua em Porto Velho é um caso sério

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

DE RELÓGIO PARA TANAJURA

O primeiro prefeito eleito de Porto Velho (1917)

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)