Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Adjunto da saúde acena com possibilidade de consórcio para atender renais crônicos em Guajará-Mirim


.Adjunto da saúde acena com possibilidade de consórcio para atender renais crônicos em Guajará-Mirim  - Gente de Opinião

O deputado Dr. Neidson (PMN) realizou na manhã desta sexta-feira (27), no Plenário da Assembleia Legislativa, audiência pública para tratar de questões referentes aos pacientes renais crônicos e da implantação dos serviços de hemodiálise em Guajará-Mirim.

Dr. Neidson destacou no início as dificuldades dos pacientes de Guajará-Mirim e de toda a região que dependem de Porto Velho e sofrem com o transporte com longas distâncias.

O vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar), Jonas Cavalcante, disse que no Brasil existem 122 mil pacientes e em Rondônia mais de mil que dependem da hemodiálise. “Não existe na medicina medicamento que reverta o problema renal. É crônico”.

Jonas explicou a função renal e sua importância para o organismo e os motivos que levam à dependência de tratamento, na espera de um transplante. A expectativa de vida de um renal crônico é de seis anos, devido à debilitação do paciente. Falou de outros problemas como a questão da falta de medicamentos, transporte adequado e outros.

Os demais debatedores ressaltaram as questões dos procedimentos, desgaste dos pacientes em longas viagens, dificuldade de medicamento aos transplantados e do transporte dentro da capital. No entanto, destacaram o bom atendimento das clínicas contratadas para o tratamento.

Ao final o secretário adjunto da Saúde médico Luiz Eduardo Maiorquim acatou todas as críticas e refutou com números os avanços na saúde do Estado, em especial na área nefrológica.

Apresentou como proposta que o Estado, em conjunto com os municípios, levante os custos de cada um para trazer pacientes de várias regiões do Vale do Mamoré e Guaporé e com este dinheiro, se invista em uma clínica interessada em levar o serviço e atender Guajará-Mirim.

O encaminhamento final é de realizar novas reuniões para “costurar” este acordo e verificar a viabilidade técnica e a participação de cada ente público na construção deste acordo.

Debatedores

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guajará, Marcos Roberto da Silva, destacou as dificuldades dos pacientes, dificuldade para acordar duas da manhã para chegar a Porto Velho até as 9h, enfrentar o tratamento e retornar. Isso três vezes na semana. “É muito sofrimento”, disse pedindo em nome do saudoso bispo Dom Geraldo Vendier, que atendam e instalem o serviço no município.

João Vanderlei, vereador em Guajará, disse acreditar no empenho do governo do Estado e no trabalho de todos os envolvidos para a instalação do tratamento no município e minimizar o sofrimento de tantos pacientes.

A mãe de um transplantado, Iracema Sena dos Santos, contou o sofrimento pelo qual passou com sua filha e pediu atenção quanto ao medicamento que os transplantados necessitam. “O secretário de Saúde debocha dos pacientes” e pediu providências da Assembleia para solucionar, pois “ganhar salário mínimo e comprar medicamentos não dá”, concluiu.

José Artur Pita, marido de doente renal crônica, disse que a viagem de ônibus é chamada da viagem da morte. “Precisamos urgente desta unidade de tratamento em GM para atender nossos pacientes”.

Assistente Social da Clínica Nefron em Porto Velho, lamenta o que passam os pacientes, mas salientou o atendimento multidisciplinar dado a eles. A clínica faz o melhor, mas a estrutura fora para o transporte dos pacientes é muito complicada, devido à debilidade que muitos ficam após o tratamento. “Muitos pacientes vão ao tratamento de bicicleta, pois o Consórcio SIM retirou o benefício, o que é desumano”, destacou.

A paciente de Nova Mamoré, Ivonete Teixeira de Araújo, disse que precisam de uma técnica em enfermagem para acompanhar os pacientes dentro da van de transporte.

O vice-prefeito de Nova Mamoré, Claudionor Lemos (PDT) falou sobre a possibilidade de aumento no auxílio doença junto ao INSS, bastando para isso Laudo Médico e ingressar com pedido junto ao órgão. Sobre a técnica de enfermagem disse que irá resolver.

Raquel Moreira, paciente renal, fez uma série de reclamações sobre o transporte público na capital, alimentação dos pacientes e em especial quanto à distribuição dos medicamentos nos postos de saúde. Elogiou o tratamento clínico.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato Soares, disse que é preciso separar o que é responsabilidade do Estado e do Município. É preciso que o governo tome as providências e se é para a saúde, os deputados podem liberar emendas para solucionar a questão.

O prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha (DEM), pediu ao adjunto da Saúde que se construa junto com a estabilidade econômica do Estado, uma política pública na saúde mais adequada a população, igualitária com a da capital, sem submeter esta quantidade de vidas aos riscos de viagens constantes. “É preciso justiça para com os moradores do Vale do Guaporé e Mamoré”.

O secretário adjunto da Saúde, médico Luiz Eduardo Maiorquim, disse que todas as críticas são válidas e precisam ser avaliadas, mas afirmou que “nunca se evoluiu tanto na nefrologia como nestes últimos anos”. Disse que já foram realizados 60 transplantes somente no governo Confúcio Moura (PMDB) e também dezenas de outros órgãos.

Disse que o bom serviço das clínicas que prestam serviço de hemodiálise é uma obrigação pelos contratos firmados com todas. “Tem um dever a cumprir e não é um favor, recebem bem por isso”. A visão da secretaria de Saúde, afirmou, “é que a vida não tem preço e precisa ser valorizada”.

Reafirmou que depende de licitação e de leis e que medicamentos somente serão comprados dentro do que preconiza a lei, ou seja, na legalidade. Sobre a diálise em Guajará disse da dificuldade em trazer nefrologista ao Estado, relatando sua peregrinação para conseguir trazer um profissional para atender em Ariquemes.

Maiorquim propôs a união entre Estado, municípios e Assembleia para levantar os custos de cada um com a movimentação de pacientes para Porto Velho e realizar uma espécie de consórcio e buscar uma empresa que se interesse em realizar os procedimentos na região de Guajará e Nova Mamoré.

O prefeito Cícero Noronha se prontificou a liderar esta jornada e verificar os custos de cada um, pois como a cidade irá receber o Hospital Regional, já haveria estrutura adequada para receber os procedimentos.


ALE/RO - DECOM - Geovani Berno
Foto: Gilmar de Jesus

FOTOS

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Orientação sobre doenças ocupacionais e ergonomia do trabalho será realizada para servidores da Alero

Orientação sobre doenças ocupacionais e ergonomia do trabalho será realizada para servidores da Alero

Nesta sexta-feira (26), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) será palco de um evento para a conscientização e prevenção de doenças ocupacion

Secretaria de Saúde responde à alta demanda durante surto de síndromes gripais em Ariquemes

Secretaria de Saúde responde à alta demanda durante surto de síndromes gripais em Ariquemes

A população de Ariquemes, recebeu uma alerta da Secretaria Municipal de Saúde, Lorena Fiorenzani, sobre um surto de síndromes gripais que atinge Ari

Saúde Mental no Ambiente Corporativo: investimento fundamental para o sucesso empresarial, afirma especialista

Saúde Mental no Ambiente Corporativo: investimento fundamental para o sucesso empresarial, afirma especialista

Em um cenário global onde a saúde mental se torna cada vez mais prioritária, a psicóloga clínica e corporativa Melissa Aluxã destaca a importância d

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)