Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Aeroporto de Ariquemes recebe aval da Secretaria de Aviação



A Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, acertou na quarta-feira (8), em Brasília, os detalhes do termo de cooperação entre o governo do Estado de Rondônia e a União para que o aeroporto de Ariquemes seja estruturado para receber voos regionais

Gente de Opinião

Reunião realizada em Brasília viabilizou a ampliação do aeroporto

Os detalhes do acordo foram definidos entre o secretário-executivo de Aviação Civil, Dario Rais Lopes; o diretor-geral do Departamento de Estrada de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER), Ezequiel Neiva; o deputado federal Lúcio Mosquini e o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores. Pela proposta, serão repassados  pelo governo federal cerca de R$  30 milhões para execução da obra, que ficará sob a responsabilidade do governo estadual.

Após a reunião, o deputado Mosquini disse acreditar que a liberação dos recursos para o estado aconteça no mês de agosto. “Ezequiel Neiva já assumiu o compromisso, e deve fazer os ajustes que faltam”, disse.

De acordo com o parlamentar federal,  Rondônia vai executar a obra por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

Ezequiel Neiva garantiu  que o  corpo técnico do DER  já está trabalhando no sentido de aumentar o comprimento da pista  para 1.500 metros de extensão  e a largura aproximada em 30 metros. “O objetivo é possibilitar ao aeroporto de Ariquemes receber aeronaves  semelhantes às que utilizam os aeroportos de Ji-Paraná e Cacoal”.

Thiago Flores enfatizou  que o município precisa de um aeroporto que ofereça dignidade  para o usuário, e que o conjunto de esforços da  bancada federal e do governo de Rondônia o deixa animado. “Voltando agora a Rondônia será a nossa prioridade fazer a nossa parte para que depois possamos proporcionar à cidade de Ariquemes e às cidades circunvizinhas  este novo aeroporto”, afirmou.

Participaram também da audiência, o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER, engenheiro Humberto Fayal; o deputado estadual Geraldo da Rondônia; a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel; o assessor de Assuntos Internacionais  da SAC, João Batista Lanari; e o coordenador do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), Cristiano Gontijo Silva.

Leia mais:
Restauração da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Ariquemes é concluída pelo DER
Aeroporto de Ariquemes será ampliado, receberá iluminação, restauração da pista e sala de espera


Fonte
Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Elio Sales - SAC
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)