Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Agricultores de Ariquemes, Buritis e Machadinho recebem título da terra



Dois eventos envolvendo centenas de agricultores, diretoria e gestores do Incra e autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário marcaram a consolidação da regularização fundiária em Rondônia. Foram entregues cerca de seiscentos títulos definitivos da terra às famílias dos assentamentos de Buritis, Machadinho do Oeste e Ariquemes, simbolizando dois mil documentos expedidos pelo Incra em Rondônia no ano de 2017. As entregas aconteceram na escola Buritis (Buritis) e no Ginásio Alberi Ferraço (Ariquemes), na quinta-feira (21). Aconteceu também a inauguração da unidade avançada do Incra em Buritis.

“É um momento de coroação do trabalho da reforma agrária. Após transcorrido todo o processo de seleção e assentamento das famílias, cumpridas as exigências da lei para o cultivo, desenvolvimento dos lotes, aliados à preservação ambiental, merecidamente essas famílias receberão o seu Título Definitivo da terra”, explicou o superintendente do Incra em Rondônia, Cletho Muniz de Brito.

O processo é de grande complexidade e alto custo porque demanda vistorias de peritos, georrefereciamento das áreas entre outros procedimentos especializados. Sobre esse aspecto, o juiz federal da vara agrária e ambiental, Dimis da Costa Braga, frisou que aquele momento tinha especialmente a marca do profissionalismo do serviço público federal levando ao pequeno agricultor um benefício necessário e há muito esperado.

A titulação representa a segurança jurídica para quem trabalha na terra e possibilita o acesso a inúmeros benefícios, como a valorização da terra, o crédito, ampliação das atividades agropecuárias, agroindústrias, o registro cartorário, a possibilidade de negociação e sucessão, entre outros.

Grande parte dos títulos entregues serão gratuitos para o agricultor. Conforme a Lei 13.465/2016, art. 11, na ocupação de área contínua de até um módulo fiscal o título será gratuito se a terra não teve custo de desapropriação para o Incra. Os demais terão preço de acordo com a tabela referencial de preços de sua região com abatimento no valor e período de carência para início do pagamento.

O diretor de desenvolvimento de projetos de assentamento do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos, explicou porque a demora dos títulos. “Foi preciso um trabalho a mil mãos para desembaraçar um processo burocrático e complexo, e que no Brasil inteiro pouco mais de vinte pessoas sabiam fazer.”

Segundo ele, Rondônia teve uma grande importância nesse processo porque fez uma audiência pública em 2016 que encaminhou a Brasília diversas normas, que com uma grande união e atuação da bancada parlamentar, hoje foram transformadas em lei, possibilitando a emissão desses títulos.

Fonte: Jeane Machado

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)