Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Agricultores de Jaru e Tarilândia são beneficiados com mudas de café clonal


Gente de Opinião

Há demanda para repasse de mais 46 mil mudas na região de Jaru.

Informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que até o final de 2016 a agricultura familiar de Rondônia está presente em apenas 25% do território agricultável do estado, entretanto, se comparada a outros estados da região Norte, ela está à frente como “o estado campeão da agricultura familiar da região”.

Rondônia conta hoje com cerca de 90 mil agricultores familiares. Destes, pouco mais de 70 por cento recebem assistência técnica da Emater-RO para desenvolvimento de atividades agrícolas como: bovinocultura de leite, produção de grãos e piscicultura entre outros de grande representatividade na movimentação econômica local.

O café, segunda maior produção do estado, vem recebendo incentivo do governo estadual através de distribuição de mudas de variedade mais produtiva, como os cafés clonais, cuja produtividade é muito superior aos grãos de café comuns. Essas mudas de café clonal estão sendo distribuídas em diversos municípios pela Emater-RO.

Somente na região de Jaru, envolvendo agricultores do município e do distrito de Tarilândia, foram distribuídas nesta semana, 23.740 mudas de café clonal. “É uma nova realidade para a nossa região”, diz Sirlene Ferreira Brito Félix, gerente da Emater-RO em Jaru.

As mudas foram entregues a dez agricultores de Jaru e cinco de Tarilândia. Além da distribuição de mudas, os extensionistas da Emater-RO prestam assistência técnica a atendem à demanda local com palestras, demonstração de métodos e outras metodologias, informando, orientando e incentivando a implantação da cultura do café clonal.

Ainda segundo a gerente Sirlene Brito, através da Emater-RO há uma demanda para o repasse de mais 46 mil mudas. Os agricultores já foram cadastrados e estão aguardando apenas os trâmites burocráticos dos viveiros credenciados.

Leia mais:
Mais de 30 mil mudas de café são entregues aos produtores rurais de Cacoal
Prefeitura de Parecis recebe 60 mil mudas de café clonal do governo de Rondônia


Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)