Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

AGRONEGÓCIO DE RONDÔNIA EM 2020 - Por Francisco Aroldo


 
POR FRANCISCO AROLDO, ECONOMISTA

Ainda recordo em 1997 quando a Federação das Industrias lançou o compendio comemorado e conhecido como Perfil Socioeconômico e Industrial de Rondônia, participei da competente e multidisciplinar equipe de elaboração comandada pelo engenheiro William Curi.

Aquele documento balizou até o ano 2000 muitos projetos em nossa amada Rondônia. Projetos públicos e projetos do setor privado.

Na primeira década deste novo milênio o segmento que efetivamente prosperou e ocupou o espaço do extrativismo foi o rural com destaques para a produção de carne, leite, milho, soja, café, cacau, frutas e mais recentemente a piscicultura.

Nesse ultimo lustro temos como colunas fortes do agronegócio de Rondônia a cadeia da carne e a cadeia do leite que formam nosso parque industrial com os frigoríficos e os laticínios manuseando matéria prima na casa de 2,4 milhões de abates ao ano e 2,35 milhões de litros de leite ao dia.

Não há quem não observe no café e na soja também a elevada produção e o bom comércio com boas divisas e para arrematar atualmente, num esforço desde o ano de 2011, produtores criando e buscando vendas para 70 mil toneladas de peixes. Tudo isso é o hoje agronegócio de Rondônia.

São mais de 110 mil propriedades em cinquenta e dois municípios, uma Secretaria de Agricultura plena de conhecimento e vários sindicatos e associações rurais que desempenham grandioso trabalho na produção e na melhoria da qualidade.

Temos ainda três pilares técnicos quais sejam a Embrapa, a IDARON e a EMATER.

Isso tudo é um sistema intricado para se administrar e promover os diversos e diferentes interesses comerciais.

Mas é fato que na concorrência regional com os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Goiás precisamos mais união e esforço técnico e politico maior.

O estado de Rondônia precisa de um plano estratégico para suas principais cadeias produtivas; as que estão organizadas e aquelas em processo de fortalecimento ou iniciantes.

Esses estados acoplados aqui ao sul da amazônia e que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai já estão em fase de implantação de seus respectivos planos, e a divulgação internacional de seus produtos, que são iguais aos nossos, começaram em 2015.

Precisamos alinhar rápido os nossos esforços para imitar os bons e assegurar que o agronegócio de nossa amada Rondônia receba a atenção e os investimentos necessários de maneira que ao raiar de ano vindouro de 2020 sejamos páreos preparados para atender os mercados interno e externo com profissionalismo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Gratidão por tudo! É saber reconhecer e agradecer a todos que estiveram e estão na sua vida

Bom dia mundo maravilhoso. Eu Fui fabricado no Maranhão, pelo meu pai Francisco Paulo e minha mãe dona Erani, numa cidade chamada Buriti do Maranhã

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Mas os preços não caem, e sem ocorrer um acordo inteligente entre Mercado e Estado, 2024 teremos inflação de 10%.

Dia 20 de março vimos essa notícia em todos os jornais do pais: ”O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a Selic em

O Brasil precisa retomar debates democráticos

O Brasil precisa retomar debates democráticos

Caros amigos e amigas leitores dessa minha coluna, gostaria de fazer com vocês o registro de uma pesquisa intitulada: Nós e as Desigualdades 2022, p

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Economia de fronteira no eixo da BR 364

Quero saudar a todos os meus amigos e amigas, leitores da minha coluna onde tentamos colaborar desde 2016 com os temas sociais, políticos, econômico

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)