Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Amazon Go – O supermercado do futuro chegou


Amazon Go – O supermercado do futuro chegou - Gente de Opinião

A Amazon, a multinacional online, está pronta para revolucionar o conceito de ir ao supermercado. Isso surge com o lançamento da Amazon Go, a primeira loja física desta empresa. A Amazon Goestá ainda em processo experimental, mas promete ser um projeto ambicioso, com o conceito inovador de usar sensores e outros tipos de tecnologia para identificar e automaticamente cobrar os seus consumidores em vez de recorrer a caixas registadoras.

Durante o último ano, funcionários da Amazon tiveram a oportunidade de experimentar em primeira mão esta tecnologia, através da primeira loja física da Amazon Go em Seattle. A loja, com cerca de 160 metros quadrados, promete estar perto do seu lançamento ao público. A Amazon tem realizado diversos testes para verificar o sistema que utiliza para que os pagamentos ocorram de forma eficiente, e um dos exemplos para tais verificações foi uma tentativa de enganar os sensores e câmeras que identificam os consumidores ao disfarçá-los em fatiotas de Pikachu, é bom dizer que o sistema desenvolvido pela Amazon não foi enganado!

No entanto, alguns fatores que estão impedindo o projeto de avançar para o uso público são coisas como cobrar corretamente consumidores que se apresentam em grupos. A ideia é permitir que os utilizadores destas lojas possam visitar o comércio, pegar os produtos que procuram e simplesmente saírem da loja, sem ter que esperar em linhas intermináveis para poderem pagar por um simples produto, como uma garrafa de água, ou um pacote de biscoitos. Este conceito já foi melhorado no século XXI, com a introdução do “self checkout”, mas a Amazon procura simplificar nossas vidas ainda mais com esta ideia inovadora.

A Amazon fez público o conceito da Amazon Go em dezembro de 2016, e desde então já houve bastantes avanços neste projeto. Prevê-se que estas lojas irão disponibilizar apenas alimentos já preparados e mais essenciais do nosso dia-a-dia, tais como pão, leite, queijo, para além de algumas refeições confeccionadas. Em agosto de 2017, a Amazon adquiriu a Whole Foods, uma cadeia de supermercados especializada em vender produtos alimentares sem os químicos tradicionais como preservantes e sabores artificiais. Prevê-se que esta aquisição, no valor de 13.7 biliões de dólares, seja a principal fonte dos alimentos disponíveis na Amazon Go.

Muito foi o comércio que fez a transição das lojas físicas para as lojas online de modo a poder alcançar um maior público-alvo. Uma das indústrias que mais lucrou com isso mesmo foi a do gaming, em que muitos cassinos passaram a oferecer os seus serviços online, o que acaba sendo muito mais prático para os jogadores. Mas podemos dar muitos exemplos, pois hoje em dia todo o mundo pode comprar qualquer coisa na internet, e sem a internet, a Amazon certamente não seria o que é hoje.

No entanto, a Amazon está procurando o caminho inverso, tendo começado com um mercado internacional online, e começando a introduzir lojas físicas. Será que a Amazon está a proceder corretamente, visto que todo o mercado está a fazer o trajeto oposto? Quaisserão os futuros planos desta empresa internacional?

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)