Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Ameaça de renovação de mais de 70 por cento das cadeiras nas ALE e na Câmara dos Deputados - Por Carlos Sperança


Abandono das fronteiras

O Plano Nacional de Segurança foi para as cucuias, o projeto para reforçar a vigilância das fronteiras do Brasil com os países produtores de cocaína foi adiado e os recursos destinados ao monitoramento das divisas com os vizinhos cortados pela metade. A situação foi confirmada pelo Ministério da Justiça diante da crise nacional e todo contingenciamento dos recursos vai refletir no aumento da violência no País.Ameaça de renovação de mais de 70 por cento das cadeiras nas ALE e na Câmara dos Deputados - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

É pelas fronteiras desguarnecidas que o narcotráfico viceja. Onde se pratica o tráfico de entorpecentes e o grosso do contrabando de armas pesadas para os corredores e centros distribuidores montados no Rio de Janeiro e São Paulo para o consumo do Sudeste e para países da Ásia e da Europa.  

O estado de Rondônia mantém mais de 1 000 quilômetros de fronteiras com os países produtores de cocaína e é considerado um “Ceasa” das drogas, ou seja, um monumento entreposto que exporta cocaína para os estados do sul do pais e importa toneladas de maconha, do Paraguai, através das rodovias do Mato Grosso do Sul.


Jogo de estratégia

O prefeito Hilton Chaves (PSDB) executa um jogo de estratégia formidável com a bancada federal rondoniense e este entrosamento tem gerado bons dividendos para a municipalidade. A cada beneficio gerado por deputados federais e senadores, HIldon Chaves usa as mídias sociais para agradecer e valorizar a conquista. Na semana passada ele teve performances com Nilton Capixaba, Lindomar Garçon e Luis Claudio.


 

Grave ameaça

Ameaça de renovação de mais de 70 por cento das cadeiras nas ALE e na Câmara dos Deputados - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com a ameaça de renovação de mais de 70 por cento das cadeiras nas assembléias legislativas e na Câmara dos Deputados a classe política esta antecipando a campanha para as eleições do ano que vem. O que se vê são os parlamentares fazendo o que podem para se manter no poleiro, mas alguns já desgastados pelo exercício do mandato e sem produtividade caminham para o fim de carreira. Ainda se salvam alguns deputados formiguinhas com trabalho social.

Vacas de presépio

Ainda sobre o desgaste da classe política, os parlamentares vacas de presépio, aqueles que só dizem amém para os governos estaduais e federais serão um dos maiores alvos do eleitorado brasileiro. São políticos que negociam o voto pelos lucros da lavagem as roupas dos hospitais, venda de marmitex para os presídios, remédios superfaturados, aluguel de imóveis, caminhões e máquinas de compadres a preços absurdos, etc, etc. É aquela velha história do toma lá, dá cá!

As definições

Os próximos dias serão marcados pelas definições da reforma política e o que se vê são poucas mudanças dos pleitos anteriores com relação à eleição de 2018. O que não muda são os milhões destinados ao fundo partidário, uma verdadeira farra dos recursos públicos arquiquetada pelo governo Temer para assegurar o apoio da base aliada pára se manter no poder, mesmo com tanta roubalheira do erário.
 

Reforma agrária

Como o Tribunal de Contas da União- TCU revogou medida cautelar do ano passado que obrigava o Instituto Nacional de Reforma Agrária-Incra a suspender o processo de seleção de candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária e de assentamentos de beneficiários selecionados, finalmente a reforma agrária foi destravada no País. A decisão afetava cerca de 500 mil famílias.


 

Via Direta

Ameaça de renovação de mais de 70 por cento das cadeiras nas ALE e na Câmara dos Deputados - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** A operação Lava a jato vai definir se o senador Valdir Raupp vai para a reeleição ao Senado *** Mesmo de quando em quando com problemas na justiça o clã Donadon, radicado no Cone Sul rondoniense vai se mantendo no poder. Conta com uma deputada estadual e uma prefeita *** Na eleição do ano que vem a dinastia pretende ampliar a influência com a eleição de um deputado federal, o ex-prefeito Melki, o chefe do clã.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)