Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Aneel autoriza parcelamento de dívida da Santo Antônio Energia


O valor histórico da dívida,
de novembro de 2015,
é de R$ 130,966 milhões


Por Anne Warth, do Estadão Conteúdo

Brasília – A Santo Antonio Energia poderá pagar em parcelas uma dívida milionária que possui na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a câmara a negociar um novo prazo para a empresa, dona da usina hidrelétrica de Santo Antônio.

O valor histórico da dívida, de novembro de 2015, é de R$ 130,966 milhões. Na época, a Santo Antônio Energia deixou de entregar todo o volume de energia estabelecido em contrato devido ao rompimento do “log boom”. Essa estrutura serve para captar troncos de árvores e demais sedimentos do rio e permitir sua passagem sem danificar as turbinas.

Sem poder contar com todas as turbinas, a empresa foi penalizada devido ao descumprimento do Fator de Disponibilidade de Geração (FID), critério que exige que as turbinas estejam disponíveis em 99% do tempo.

Para não ter que pagar a conta, a Santo Antônio Energia entrou na Justiça e obteve uma liminar, que acabou sendo derrubada. Apesar de ter conseguido outra decisão favorável, ainda que temporária, a empresa procurou a Aneel e disse estar disposta a desistir da disputa judicial, desde que a dívida possa ser parcelada.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, elogiou a postura da empresa. “É digna de elogio essa iniciativa de retirar essa discussão do âmbito da Justiça. Um assunto complexo como esse deve ser discutido no âmbito administrativo”, afirmou. O prazo de parcelamento e a atualização da dívida serão definidos pela CCEE, após ouvir os credores da Santo Antônio Energia.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)