Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Aniversário de 44 anos da Eletrobras Eletronorte foi marcado por doações de livros em RO


   Aniversário de 44 anos da Eletrobras Eletronorte foi  marcado por doações de livros em RO  - Gente de Opinião
 

A Eletrobras Eletronorte completa em 20 de junho, 44 anos de atuação no país. A data foi comemorada em Rondônia com a reafirmação e o compromisso com a política de responsabilidade social, por meio de doação de kits de livros de temas diversos para bibliotecas públicas da Capital e interior do Estado, com a participação da força de trabalho e convidados. As obras foram produzidas/patrocinadas pela Empresa em parceria com escritores e comunidades onde ela atua.

 

Títulos e Bibliotecas

Entre os dez títulos dos kits doados estão: Memória da Energia Elétrica de Rondônia; Alma do Norte; Eletronorte – 30 Anos de Pura Energia Brasileira; Peixes do Baixo Rio Tocantins – 20 Anos depois da Usina Hidrelétrica Tucuruí; Rio Tocantins Ilustrado; O Xingu dos Vilas Bôas; Brasil 500 Pássaros; Ilha de Germoplasma de Tucuruí – Uma Reserva da Biodiversidade para o Futuro; Gestão de Reservatórios de Hidrelétricas e Os Peixes e a Pesca no Baixo Rio Tocantins: Vinte Anos depois da UHE Tucuruí. “A Empresa nesses 44 anos sempre foi parceira da sociedade. Todas as obras doadas para cerca de 20 bibliotecas de Porto Velho e interior foram produzidas por escritores da Região, assim, os frequentadores das instituições contempladas com os kits poderão ter acesso a conteúdos de excelência”, disse o Gerente Regional, Walter Fernandes Santos.

Aniversário de 44 anos da Eletrobras Eletronorte foi  marcado por doações de livros em RO  - Gente de Opinião

A diretora da Biblioteca Viveiro das Letras, Lucileyde Feitosa destacou a importância do comprometimento da Empresa perante as comunidades dos Estados onde atua.
 

“Parabéns a Eletrobras Eletronorte por ser parceira dos ribeirinhos, das  comunidades mais carentes. Acompanhei toda a produção da parte de Rondônia do livro Alma do Norte. A obra foi uma  forma de valorização das pessoas que moram às margens do nosso Rio Madeira. Sou grata pela oportunidade de fazer parte deste momento”, disse Lucileyde que é  Diretora de uma das  Bibliotecas que também recebeu um kit de livros.

 

Foram entregues também kits para os representantes das bibliotecas Instituto Federal de Rondônia IFRO/Campus Calama, Biblioteca Municipal Francisco Meireles, Biblioteca da Escola Estadual Ensino Médio João Bento da Costa e Biblioteca da Praça CEU - Centro de Artes de Esportes Unificado e outras instituições  dos municípios onde têm subestações que estão sob a responsabilidade da Regional de Operação de Rondônia também serão contempladas: Jaru, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal e Ariquemes.

 

“A nossa biblioteca é nova na Capital, porém tem um grande papel na formação dos estudantes da Zona Leste. Esses livros são muito bem-vindos”, disse Fátima do Socorro Souza Sá Alves da Biblioteca da Praça CEU - Centro de Artes de Esportes Unificado.
 

A solenidade contou com a participação da jornalista e escritora Viviane Vieira Paes que ajudou na produção do Livro Memória da Energia de Rondônia. A obra foi lançada há 11 anos e distribuída para mais de 60 bibliotecas do Estado.

 

Sobre a Empresa

20 de junho de 1973. Em meio às adversidades que a Floresta Amazônica era um desafio, iniciava a história da Eletrobras Eletronorte no Brasil. A Empresa iniciou com a estratégia de integrar o Brasil e preservar a Amazônia, o que, mais tarde, se revelaria um compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Durante décadas a Empresa atendeu aos chamados sistemas isolados, honrando o compromisso de levar energia a milhares de brasileiros de regiões ainda não atendidas pelo Sistema Interligado Nacional - SIN. Com o orgulho de quem construiu sua história com integração e respeito à Amazônia, o parque gerador da Eletrobras Eletronorte conta com quatro hidrelétricas: Tucuruí (PA) - a maior usina genuinamente brasileira e a quarta do mundo - Coaracy Nunes (AP), Samuel (RO) e Curuá-Una (PA). A Empresa tem uma capacidade de geração instalada de 9,1 mil MW, opera cerca de dez mil quilômetros de linhas de transmissão e 56 subestações para levar energia elétrica a todo o Brasil por meio do SIN.
 

Dos quase 30 milhões de habitantes que vivem na Região Amazônica, segundo Censo do IBGE, mais de 15 milhões se beneficiam da energia elétrica gerada pela Empresa.


Contando com um quadro próprio de 3.852 empregados (dezembro de 2010), recebe também a colaboração de prestadores de serviços e estagiários. A valorização de sua força de trabalho é contínua e se dá por meio do estímulo à criatividade, iniciativa, produtividade e alinhamento com os objetivos empresariais, a eqüidade e a segurança.
 

A Empresa também está comprometida com as populações da área onde atua, fomentando e desenvolvendo ações que promovam a inserção social das comunidades amazônicas. É fonte inesgotável de conhecimentos sobre a floresta, os rios e os povos, trabalhando os estudos científicos, a educação e a cultura local em sintonia com as políticas públicas do Governo Federal, do Ministério de Minas e Energia e da Eletrobras.
 

Em Rondônia

No Estado a Empresa iniciou as atividades em 1980, portanto, em 2017 completa 37 anos como uma fomentadora do desenvolvimento local. A Regional é responsável 1.808 km de linhas do Norte ao Sul do Estado em 230 kV. Desde novembro de 2013 a  energia elétrica gerada pelas Usinas do Complexo do Madeira – Jirau e Santo Antônio – começou a  ser transmitida comercialmente por meio da Subestação Coletora que faz parte da Regional de Operação de Rondônia, cuja linha de transmissão em Corrente Contínua é a maior linha do mundo em 600 kV DC, que interliga as subestações da Coletora de Porto Velho e Araraquara 2 em São Paulo. Para atender a obra foram instaladas 5 mil torres em 81 municípios, partindo do estado de Rondônia e passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. O Complexo do Madeira é considerado um dos maiores polos de geração do País.

 
Fonte: Terezinha Félix de Brito Pantoja

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)