Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

ARL presta homenagem ao General Costa Neves


 ARL presta homenagem ao General Costa Neves  - Gente de Opinião

ARL presta homenagem ao General Costa Neves

A Academia Rondoniense de Letras - ARL e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, atendendo proposição do juiz federal Dimis Braga (também imortal da ARL), prestou na noite da última quarta feira 22, homenagem ao General Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.

ARL presta homenagem ao General Costa Neves  - Gente de Opinião

Após dois anos, comandando a 17ª Brigada de Infantaria de Selva o general Costa Neves vai assumir a relevante função de comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, cuja sede fica no município de Resende no estado do Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu no auditório da OAB/RO e contou com a presença de autoridades constituídas como o governador em exercício Daniel Pereira, militares, membros da Academia Rondoniense de Letras, intelectuais, historiadores, jornalistas e convidados.

A Banda de Música da Brigada abriu os trabalhos executando os hino Nacional e o hino Céus de Rondônia

ARL presta homenagem ao General Costa Neves  - Gente de Opinião

O cerimonial convidou o Juiz Federal Dimis Braga para fazer a abertura oficial do evento e logo em seguida, o presidente da OAB Andrey Cavalcante fez um breve relato, sobre a biografia do homenageado, terminando agradecendo pelo “importante trabalho cívico/cultural desenvolvido pelo senhor general Costa Neves”.

ARL presta homenagem ao General Costa Neves  - Gente de Opinião

O presidente da Academia Rondoniense de Letras - ARL jornalista e escritor Júlio Olivar, entre outras lembranças, falou sobre a importância dos militares na formação e integração do hoje estado de Rondônia. “Nesta data (22 de março), está fazendo cem anos, que foi lançado o livro “Rondônia” de Roquete Pinto e graças a essa publicação, nosso estado se tornou o único estado brasileiro, a ter o nome de um herói nacional o general Rondon. General Costa Neves, entre outros legados, nos deixa o Memorial Rondon, e o apoio irrestrito na manutenção do Memorial Jorge Teixeira e a revitalização do Forte Príncipe da Beira”, disse Júlio Olivar concluindo: “Senhor general Costa Neves é Muito comum festejar a chegada, porém, poucas são as vezes que saudamos a quem parte. O senhor deixa aqui em Rondônia, rastros para voltar sempre, é de casa, como legítimo representante maior do exército brasileiro nesta terra de Rondon. O senhor não foi e jamais será mais um, assim como não passaram incólumes os militares que por aqui passaram. O senhor faz parte dessa plêiade de patriotas, que estão vivos no consciente coletivo e na história de Rondônia”.

As homenagens prosseguiram com entrega de placas com agradecimentos pelos serviços prestados ao estado e em especial a Porto Velho.

A senhora Daniela esposa do general, por insistência da plateia, subiu a tribuna e fez um breve relato da vida do casal, lembrando-se desde os tempos que o conheceu ainda estudante da Academia Militar de Agulhas Negras. “O Cadinho me ensinou muito, exatamente hoje a gente contabilizou nossa vigésima segunda mudança e agora voltando pra Resende onde nossa filha nasceu há 28 anos. Tenho que dizer aqui, que ele me ensinou a dirigir, porque é o orgulho dele “poxa você dirigi como eu te ensinei”. Peço a Deus que te abençoe sempre Cadinho especialmente na sua próxima missão. Finalizo com a frase: Sou esposa de soldado e esposa de soldado quero ser! Selva”.

Para concluir essa nossa matéria, lembramos o que escreveu o médico e escritor Viriato Moura: “Na condição de um dos representantes da tradição deste pedaço de Brasil, cuja família aqui vive há mais de sessenta anos, creio poder afirmar, com convicção: se o nosso contingente de homens públicos tivesse o caráter, o preparo e a determinação em realizar do eminente general Costa Neves, certamente teríamos, há muito, um estado de Rondônia muito melhor do que temos”.



Lenha na Fogueira

Olha só, ante ontem à noite, participei como convidado do presidente da Academia Rondoniense de Letras escritor Júlio Olivar, da homenagem ao general Costa Neves da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.

*******

Foi realmente um ato muito bonito que a ARL proporcionou aos convidados e em especial ao general e sua esposa senhora Daniela.

********

Há dois anos, fui pautado para cobrir a abertura do concurso de Artes Plásticas, promovido pelo Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e ao chegar ao Quartel da Duque de Caxias, fui recepcionado por aquele senhor, simpático (até então não sabia de quem se tratava) que me conduziu até a sala de reunião, onde existia uma mesa grande e ali ficamos batendo papo, sobre assuntos diversos. Foi então que chegou o oficial da comunicação e ao se apresentar, se enquadrou ao general. Só aí fiquei sabendo que aquele cidadão que me recebeu com toda gentileza, era nada mais nada menos que o general comandante da Brigada.

********

Daí pra frente nos encontramos por várias vezes, sempre em solenidades culturais, como a premiação do concurso de Artes Plásticas (por duas vezes), inauguração do Memorial Rondon na Vila de Santo Antônio, na entrega da obra do Memorial Jorge Teixeira e mais recentemente na doação da espada do coronel Teixeira ao Memorial.

*******

Quarta feira passada, o encontro foi de despedida. Fiz questão de apertar a mão do general Costa Neves e agradeci por tudo que ele em apenas dois anos, fez pelo nosso patrimônio cultural;

*******

Em tão pouco tempo, ele inaugurou o Memorial Rondon o mais completo do Brasil sobre a história do marechal Rondon que funciona na Vila de Santo Antônio.

********

Chamou a Cida e a professora Yedda e assumiu a reforma da casa onde funciona o Memorial Jorge Teixeira e ainda se propôs e colocou soldados para auxiliar na manutenção do ambiente.

*******

Foi ao Forte Príncipe e assumiu sua revitalização. A obra está em andamento. Quer dizer, o general Costa Neves fez em pouco tempo o que muitos não fizeram a vida toda.

********

É como escreveu o Viriato: “Se o nosso contingente de homens públicos tivesse o caráter, o preparo e a determinação em realizar do eminente general Costa Neves, certamente teríamos, há muito, um estado de Rondônia muito melhor do que temos”.

********

Obrigado Júlio Olivar pelo convite. Aliás, o presidente de honra da ARL o eloquente William encantou os presentes e creio mais ainda o homenageado, com um belíssimo discurso. O cabra é bom de oratória.

********

Foi realmente uma noite muito bacana a de quarta feira passada, ainda mais quando tivemos a oportunidade de bater papo com o seu Euro Tourinho, aliás, professor Euro Tourinho. No jornalismo tupiniquim não tem pra ninguém.

********

Outro garoto bom de conversa, é o presidente da OAB Andrey Cavalcante, ele foi fundo na pesquisa sobre a vida militar do general Costa Neves. Agora calma mesmo, é com o Juiz Federal Dimis, suas palavras mais que bem explicadas brotam de uma maneira que todos ficam como se estivessem “encantados”.

*******

E agora, pergunta o folclorista brincante de boi bumbá: “Égua, o Sílvio Santos agora só vive metido com esse povo intelectual, será que ele vai abandonar a defesa da Cultura Popular?”.

********

Tá ficando doido é doido? Tá vendo logo que jamais abandonarei o segmento que me faz feliz, que me deu tudo que tenho (inclusive a mulher)? Não é assim não!

********

Até porque, na solenidade de despedida do general Costa Neves, teve apresentação folclórica. É isso mesmo, a Cia Yaporanga se apresentou e foi superaplaudida pelo publico presente ao auditório da OAB.

*******

Tão vendo aí bando de “abestados”, aonde vou, o folclore acontece ou a Cultura Popular vai junto.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)