Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Arraial Comunidade no Sertão começa nesta sexta feira


Arraial Comunidade no Sertão começa nesta sexta feira - Gente de Opinião

F O L C L O R E

Arraial Comunidade no Sertão começa nesta sexta feira

Considerado um dos mais organizados arraiais de Porto Velho pela frequência e organização, começa na noite desta sexta feira o “Comunidade no Sertão” também conhecido como Arraial do Esperança e Arraial do Fernandão.

Com apresentações dos melhores grupos de quadrilhas que se apresentaram na 36ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá o Comunidade no Sertão com certeza, esta fadado ao sucesso.

Ja confirmaram participação as juninas Flor da Primavera, Rádio Farol, Roça é Nossa, Juabp, Rosas de Ouro, Rosa Divina e a Matutos do Socialista. “Estamos aguardando as confirmações das juninas: Nova Estação, Guaporé, Forte Príncipe, Palheiral, Tradição, Estrela do Norte, Estrela Divina, Orgulho do Madeira e Mocidade Junina”, informa Fernando Rocha, confirmando, que A Girassol mandou recado, dizendo que não vai se apresentar no Arraial Comunidade no Sertão. Fernando também informou a nossa reportagem, que existe espaço na programação, para os bois bumbás. “Até agora só quem confirmou apresentação, foi o Corre Campo”.

O Arraial Comunidade no Sertão está montado no campo de futebol da Associação Esperança da Comunidade a rua Mamoré com Vieira Caula.

O evento começa nesta sexta feira dia 21 e vai até domingo dia 30.

As apresentações folclóricas começam as 21 horas todos os dias.



 

Lenha na Fogueira

Viu com é fácil, quando se quer valorizar a tradição popular de um povo. A Funcultural na pessoa do seu presidente Antônio Ocampo Fernandes está de parabéns, pela feliz ideia da realização do Programa “Tacaca Musical” que aconteceu na tarde/noite da última quarta feira, no Calçadão Manelão em Porto Velho.

 

Gente de Opinião


********

É só acessar as redes sociais e conferir através das fotos postadas, que o evento foi além, do imaginado por seus idealizadores. Tô falando em termo de frequência do público. Nem mesmo a Fina Flor do Samba e a Roda de Samba do Beto César colocam tanta gente no calçadão como colocou o “Tacaca Musical”.

********

A Funcultural convidou três Bancas Tacacazeiras famosas, para participar e servir a iguaria e cada uma, com o seu segredo na hora de temperar a bebida da Amazônia, conquistou o público. Tacaca da Dona Isaura, Tacaca da Míriam e Tacaca de Rondônia. Enquanto a turma degustava a cuia de tacaca, o música Danilo Monteiro mostrava seu repertório.

********

Os que prestigiaram o evento saíram maravilhados. Tanto pelo sabor tacaca, como pelo encontro e o bate papo com amigos que ha muito não viam.

*******

Os mais antigos lembraram do tempo do Tacaca da Dona Chiquinha e do Tacaca da Dona Mita cujas bancas, ficavam na praça Marechal Rondon. Outros lembraram que o Tacaca da Míriam tem o mesmo gosto do tacaca da Dona Rosilda. Vale lembrar que a Míriam por muito tempo, ajudou dona Rosilda na confecção do tacaca que era vendido na Vila Operária ou como é mais conhecida, “Vila Erse”.

*******

Com certeza, na próxima quarta feira, pois, segundo a Funcultural o “Tacaca Musical” passa a acontecer todas as quartas-feiras com início as 17 horas e término as 21. Não sei se sempre serão as mesmas Bancas de Tacaca, mas, sei que o negócio já pegou.

*******

Beber tacaca é tradição do povo da Amazônia, é cultura popular em sua excelência, por isso, mais uma vez, parabenizamos a equipe da Funcultural comandada pelo Ocampo. É fácil fazer cultural quando se tem vontade!

*******

Como sempre aparece os do contra. O invejoso, postou nas redes sociais, que o “Tacaca Musical” só conseguiu levar tanta gente pro Calçadão Manelão, porque estava fazendo frio e um Tacaca quentinho vai bem com a “friagem”. “Quero ver quando estiver fazendo calor”.

*******

Se fosse assim o Carlinhos do Tacaca da Dona Isaura já teria fechado sua Banca de Tacaca. A Míriam que começou na calçada do supermercado Maru e hoje está numa sala bacana, já não estaria mais servindo um dos melhores tacacas de Porto Velho.

*******

Com certeza ainda vamos degustar no Tacaca Musical a iguaria preparada pela Dona Inez cuja Banca fica na Tenreiro Aranha com a D. Pedro II. Dona Inez também prepara um delicioso Croquete. Ocampo incentiva as Tacacazeiras do programa Tacaca Musical a preparem Croquete também!

*******

Quero ver no Calçadão Manelão dentro da programação da Funcultural a tarde do Açaí e outras iguarias próprias do BERADEIRO.

*******

Mudando de pau pra cacete! Na próxima segunda feira, vai começar mais um evento Amazônia Encena na Rua. Chicão Santos e seu O Imaginário mais a Zaine Diniz e equipe, já estão nos preparativos finais para colocar em Cena o teatro de rua em Porto Velho.

*******

Em virtude da crise, o Amazônia Encena na Rua terá apenas seis dias, ou seja, de 24 a 30 de julho, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da SEMDESTURA de Porto Velho na pessoa do secretário Júlio César.

*******

O Tapiri já está montado para receber o público que com certeza, prestigiará as apresentações da Cias de Teatro de muitas cidades brasileiras, que vão se apresentar no Festival de Teatro de Rua.


********

E aí Parente, vamos tomar tacaca na cuia de chimarrão?


 




Sérgio Sá Leitão novo
ministro da Cultura


O atual diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Sérgio Sá Leitão, é o novo ministro da Cultura. O convite para que ele ocupe o cargo foi feito nesta quinta-feira, 20, pelo presidente Michel Temer, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Além da passagem pela direção da Ancine, para onde teve a indicação aprovada em abril pelo Senado, Leitão ocupou a chefia de gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Em nota, a presidência informa que Leitão tem reconhecida experiência na área cultural.

Sérgio Sá Leitão assume o comando da Cultura no lugar no ministro interino João Batista de Andrade. Então secretário executivo da Cultura, Andrade assumiu interinamente o cargo de ministro em maio, após o deputado Roberto Freire (PPS-PE) anunciar a saída do cargo.

Sérgio Sá Leitão - jornalista, cineasta e escritor

O novo ministro da Cultura é jornalista, cineasta e escritor. É formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem pós-graduação políticas públicas (USP) e marketing (Ibmec). Antes de ocupar cargos em órgãos vinculados ao poder Executivo do governo federal,  Sérgio Sá Leitão atuou nas redações do Jornal do Brasil e da Folha de S. Paulo, além de ter sido diretor do Jornal dos Sports. No mercado editorial, é responsável pelos livros Futebol-arte: a cultura e o jeito brasileiro de jogare Marketing esportivo ao vivo. Como cineasta, foi presidente da RioFilmes, dirigiu o documentário “We Belong” e foi o responsável pelo curta ficcional “Mãos”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)