Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Soniamar

Arte da Terra - Poemusic


Arte da Terra - Poemusic - Gente de Opinião

Poemusicé um movimento organizado pelos próprios artistas que em conjunto promovem reuniões, saraus em prol da divulgação de suas obras. No próximo Domingo - numa parceria com o Grego Original -  acontecerá mais uma edição a partir das 20:00h  com a participação de Bandas como a Tuer Lapin,Prognoise que trazem trabalhos autorais de grande aceitação pública,bem como a participação dos poetas Renato Gomes,Léo Vincey e Danilo Rangel.

A Tuer Lapin composta pelos jovens Lucas Biêni (guitarra/sintetizador), Ramon Alves (contrabaixo/notebook), Raony Ferreira (guitarra/sintetizador), Rinaldo Santos (guitarra/sintetizador) e Rodolfo Bártolo (bateria/percussão/teclado). Nesta semana a Banda participou do lançamento do DVD do Bado e aposta no rock instrumental. Surgiu em  2013 lançando um álbum intitulado “Esporádico” com características da música eletrônica,experimental e rock que vem tendo grande aceitação pelo público.Sabe-se que a música eletrônica tem suas ramificações na composição clássica mas que foi adotada plenamente pela cultura popular.Foi Wendy Carlos na década de 60 que popularizou a música de sintetizador e,com avanço da tecnologia evoluiu sendo usado por diversas  bandas de rock que viram a explosão do sintetizador nas lojas de instrumentos musicais sendo usados hoje com precisão pela banda  Tuer Lapin que vem conquistando o público cada vez mais,tendo em vista um som de altíssima qualidade levando-os a apresentações já na capital paulista. No final de 2015 lançaram o filme/disco Chac que vem sendo divulgado ainda pela Banda.

A Banda Prognoise é uma banda também de Porto Velho que apareceu influenciada pelo rock progressivo dos anos setenta, jazz ,MPB e prima por composições autorais trazendo como integrantes Alessandro Cunha na Bateria, Alessandro Amorim no Contrabaixo, Anderson nos teclados e Zeno no vocal e guitarra. Em 2014 gravou o EP “Esquizoide” lançado no ano passado. Tentar caracterizar a banda ainda não é tarefa fácil, mas o aspecto principal da sonoridade da banda é marcante frente aos apreciadores, uma joia a ser lapidada e trabalhada para que alcancem o sucesso a nível nacional.

Renato Gomes– poeta – autor do e-book “Aliterações” e dos livros “Entre o Concreto e Abstrato” e "versos Naturais” vem marcando presença na cultura rondoniense participando de Jornadas Literárias,Saraus entre outros eventos.Sua poesia concreta transcende o aspecto “verbivocovisual” sem abdicar das virtualidades da palavra no aspecto visual,fazendo com que tal ruptura promova a liberação das ideias,da poesia,no acatamento daquilo que é ,ou foi  estranho a alguns que privilegiam a poesia tradicional em seus aspectos rebuscados.

Por outro lado Léo Vincey começou na poesia primando pelo romantismo, pelo subjetivismo, porém numa mutação constante está deixando de lado seu aspecto romântico trazendo no último ano uma poesia  forte, instigante passando pelas diversas temáticas do cotidiano. Costuma afirmar que a poesia tem poder transformador sobre as diferentes coisas que rodeiam o ser humano,pois além de complexa desvenda as realidades pertinentes a este e,que isso acontece graças as conduções literárias que levam a uma viagem profunda.

Danilo Rangel é participante do Coletivo Devaneio, fundador da revista Digital “Expressões” e   “Isso é poesia” ,autor do blog “Poeta, mas nem tanto”. Conta-se que inicialmente não gostava de poesia, mas apaixonado resolveu escrever um soneto para a amada declarando seu amor e, a partir disso encontrou na Poesia uma forma de falar das coisas que achava interessante. No seu próprio Poema “Pra que Poesia?” nos dá uma boa definição do que pensa: ”Uma boa poesia tem o poder de inquietar/De consolar, sossegar, desassossegar/De indagar, descrever, colorir, descobrir/De trazer para fora, ou levar para dentro/O que por outro meio não transitaria”.

Assim, o grupo acima no intuito de valorizar a cultura da região, mistura música e poesia em um único evento buscando mais uma vez a  divulgação de seus trabalhos, bem como expandir o conhecimento de suas obras a quem se fizer presente,ou seja, Poesia e Música, Música e Poesia circulando num só movimento na busca do êxtase cultural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEDUC & FARO NUMA PARCERIA INÉDITA EM PROL DA EDUCAÇÃO

SEDUC & FARO NUMA PARCERIA INÉDITA EM PROL DA EDUCAÇÃO

Realizado nessa sexta-feira 02/06 o maior Aulão Enem no Estado de Rondônia (1.100 alunos presentes) - no Teatro Estadual Palácio das Artes - transmiti

SONS DE BEIRA

SONS DE BEIRA

Imagem: Foto de divulgação Bira Lourenço É hoje, (19) mais uma edição de SONS DE BEIRA com Bira Lourenço e Catatau. Ambos trabalham na pesquisa de son

Vamos falar de Arte?

Vamos falar de Arte?

Uma simples palavra que traz em seu contexto uma relevância fora do comum e a pergunta é sempre a mesma: Por que ela continua tão inacessível? Falta d

IRINEU DE PALMIRA – UM DOS ESPETÁCULOS QUE MARCARAM O FIM DE SEMANA EM PORTO VELHO

IRINEU DE PALMIRA – UM DOS ESPETÁCULOS QUE MARCARAM O FIM DE SEMANA EM PORTO VELHO

Mais informações: http://irineudepalmira.com.br/ O SESC Amazônia das Artes trouxe para deleite dos expectadores Irineu de Palmira na edição de sábado

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)