Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Artista João Zoghbi vence Festival do Cremero 2017


Artista João Zoghbi vence  Festival do Cremero 2017 - Gente de Opinião

O artista plástico João Zoghbi com a tela “Milagre da Cura”, foi um dos cinco premiados pelo Festival de Cultura do Cremero.

A festa cultural do Conselho Regional de Medicina – Cremero aconteceu na noite da última sexta feira 13, na sede da entidade, a rua dos Imigrantes em Porto Velho, com a participação do presidente Dr. Andrei Leonardo Freitas, Coordenador do Festival de Cultura Dr. Viriato Moura e do Coordenador do Festival de Música do Cremero Dr. Samuel Castiel.

Artista João Zoghbi vence  Festival do Cremero 2017 - Gente de Opinião

Enquanto os acordes musicais do conjunto integrado pelo violonista Nicodemos, a flautista Rose e o tecladista Tonhão com clássicos da nossa MPB se apresentavam, o publico ia apreciando as obras expostas no hall do auditório, a expectativa era grande junto aos artistas participantes, pois, a coordenação do festival optou por não colocar placa nas obras, com a classificação de cada candidato. “Esse é o momento mais tenso do festival”, declarou o artista Marlos Pinheiro que estava concorrendo com o quadro “DNA da Medicina em Porto Velho” enquanto sua esposa Adriane Cardoso – DRIZ que também estava concorrendo, com a tela “A Paciente do Candelária”, se disse gratificada por ter sua obra classificada.

Já no auditório, a mestre de cerimônia Renata Vannier, abriu a solenidade de entrega dos certificados de participação aos artistas, contando a história do festival: “O Cremero deu inicio a este projeto em 2015, tendo como idealizador o médico Dr. Cleiton Cássio Bach que convidou o Dr. Viriato Moura que assumiu a coordenação geral do evento. A primeira edição foi realizada em 2015 apenas com o concurso de pintura. Em 2016 o evento passou a se chamar Festival de Cultura do Cremero”. “Com este evento o Cremero abre oficialmente a semana em comemoração do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro”, disse o presidente Dr. Andrei Leonardo.

Artista João Zoghbi vence  Festival do Cremero 2017 - Gente de Opinião

ARTISTAS PREMIADOS

Caroline Gervázio Cararo – Obra premiada “Tempo Efêmero”;

Elias Damasceno dos Santos (Rabiska) – Obra premiada “Sobrivencialista – Farquar”; João Zoghbi – Obra premiada “Milagre da Cura”; Luíza Maria Rego Ferreira – Obra premiada “Grande Importância”; Mikéliton Pereira Alves – Obra premiada “Varanda do Hospital da Candelária”.

Artista João Zoghbi vence  Festival do Cremero 2017 - Gente de Opinião

ARTISTAS PARTICIPANTES

Adriane Cardoso Santos (Criz); Franciney Vasconcelos; Francisco de Assis; Gleyciane Prata; Geraldo Cruz; Homero Rodrigues dos Santos; Marcos Pereira de Souza; Marlos Pinheiro; Marineis da Silva e Rian Adam Santos Fonseca.

 Artista João Zoghbi vence  Festival do Cremero 2017 - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira

A 15ª edição do Festival Cineamazônia começa nesta terça feira 17, em Porto Velho com a exibição do filme “Dedo na Ferida”, dirigido e roteirizado por Sílvio Tendler e produzido pela Calban Filmes.

*******

Este ano a Mostra Competitiva vai acontecer no Sesc Explanada. A solenidade de abertura nesta terça feira 17, está marcada para as 19h30 com entrada gratuita.Gente de Opinião

*******

Entre as tantas atrações do Festiceamazônia, uma que é aguardada com bastante expectativa, é quem vai atuar como Mestre de Cerimônia no Festival.

*******

Grandes nomes já participaram como Mestre de Cerimônia no Festival coordenado pelo Jurandir Costa e pela Fernanda Kopanakis, como Cacá Carvalho que até hoje, é lembrado pela sua maneira de anunciar as atrações do festival no teatro Banzeiros, sempre com um grito como se fosse o Mapinguari. Os atores Marcos Winter, Gero Camilo também já comandaram o espetáculo cinematográfico em Porto Velho.

*******

Este ano Fernanda e Jurandir convidaram a atriz e cantora Simone Mazzer (foto acima), para apresentar as noites do festival.

*******

No caso de Simone Mazzer, além do brilhante talento mais que reconhecido em sua trajetória artística, o convite para ser “a cara” de um dos mais importantes festivais de cinema do país também é uma forma de reafirmar o compromisso do Cineamazônia de valorizar a representatividade e o talento de artistas mulheres no Brasil.

*******

Aliás, representatividade foi uma palavra que a artista ouviu e falou muito em 2017. No início do ano ela se viu em meio a uma polêmica envolvendo o lançamento do seu disco “Simone Mazzer & Cotonete”, que teve a capa censurada no Facebook. O motivo foi a ilustração de uma mulher com os seios à mostra enquanto dança em um banheiro. A imagem foi retirada do ar pela rede social, gerando revolta na artista e internautas.

********

“A capa é uma representação artística digna de um quadro. Como qualquer arte, está sujeita a interpretações. Sou gorda e já recebi mensagens de mulheres como eu, afirmando que se sentiram bem representadas”, disse na ocasião, fazendo questão de repudiar a censura da capa de seu álbum.

********

Curiosamente a artista subirá ao palco do Sesc Esplanada, nesta terça-feira (17), em um momento delicado, em meio à polêmicas envolvendo a censura de exposições artísticas, como o caso “QueerMuseum”.

********

Como cantora começou a carreira no cenário musical em 95, com seu primeiro disco independente. Em 2015, lançou “Férias em Videotape”, em que fez turnê percorrendo o Brasil. O álbum foi indicado nas listas de melhores discos do ano pela crítica especializada. Em 2016, foi indicada ao Prêmio de Melhor Cantora na categoria Rock/Pop/MPB ao lado de Elza Soares e Gal Costa e Premiada como Revelação no 27º Prêmio da Música Brasileira. Em 2017 lançou Simone Mazzer & Contonetes”.

********

Na TV Globo fez a série “Louco por Elas”, de João Falcão e a novela “A Lei do Amor” de Denise Sarraceni, além da série da FOX “Me Chama de Bruna”, que já está na segunda temporada. (parte do texto de Lui Machado).

*******

O negócio a partir da noite de hoje, é curtir o Festcineamazônia, seja na Mostra Competitiva, Cinema no Terreiro, no Samba, nas Escolas e por onde tiver uma lona pra gente se abrigar.

********

A Natureza não pode sair de cena!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)