Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Artistas contra retirada de esculturas da Casa da Cultura - Por Zekatraca


 Artistas contra retirada de esculturas da Casa da Cultura - Por Zekatraca - Gente de Opinião
As redes sociais amanheceram cheias de protestos, dos artistas plásticos de Porto Velho e de pessoas comuns, contra a reforma que já está em andamento, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Na realidade, os comentários não criticam a reforma da Casa, mas, a retirada das esculturas que ficam na parte de fora da Casa ‘A Lavadeira’ de Rita Queiroz, ‘Soldado da Borracha’ de Geraldo Cruz e o ‘Operário da EFMM’ (Cassaco) de João Zoghbi.

A noticia da retirada dos monumentos chegou, ao conhecimento dos artistas, durante a visita do Chefe da Casa Civil do governo estadual Emerson Castro a exposição “Parte das Artes” que está na Galeria de Artes do Porto Velho Shopping.

Em conversa com os artistas Emerson ventilou sobre a retirada das esculturas da Ivan Marrocos o que causou a seguinte mensagem do artista João Zoghbi: “Mestre bom dia! Temos uma boa pauta cultural: Reforma da Casa da Cultura prever a retirada das Esculturas de frente à Casa; às três que homenageiam o Operário da Estrada de Ferro de minha autoria, O Soldado da Borracha do Geraldo Cruz e a Lavadeira de Rita Queiroz. Fazer isso é cometer um crime contra o patrimônio cultural. Ontem o Emerson Castro visitando a nossa exposição no Shopping me falou e Eu tentei contra argumentar que não precisava tirar, era só lixar e deixar no concreto aparente como foi entregue e depois foi pintada pela reforma anterior!”.

Em outra postagem Zoghbi comenta: “Mais uma da Cidade do já teve! Pode? To preocupado com a Rita, ela esta calada e não ficou legal não!” finalizou João.

O artista Geraldo Cruz não fez nenhum comentário contundente, apenas postou a fotografia das esculturas em sua página no face book, com a seguinte legenda: “Querem destruir essa escultura”. Enquanto Rita Queiroz ainda não se manifestou.


 



Lenha na Fogueira

Já não bastasse a imprensa ter sido acusada, de provocar os eleitores conta nossos queridos deputados estaduais.

*********

Agora surge a conversa de que as esculturas existentes na área externa da Casa da Cultura Ivan Marrocos, devem ser retiradas com a reforma que está sendo efetuada na Casa.

Gente de Opinião

*********

Seguindo o que reza o manual, fiz contato na manhã de ontem, com a Casa da Cultura, precisamente com o funcionário Augusto já que a Diretora Margot Paiva não se encontrava e o Augusto me informou, que todos na Casa ficaram pasmos ao verem nas redes socias, noticia sobre o assunto.

********

“Meu amigo aqui ninguém sabe disso, a reforma já começou e ninguém fala sobre o assunto, creio que os artistas que postaram protestos nas redes sociais, estão desinformados do que está acontecendo aqui”, disse Augusto convidando João Zoghbi, Geraldo Cruz e Rita Queiroz a irem até a Ivan Marrocos ver o Projeto da Reforma e constatarem que não existe esse negócio de retirar as esculturas.

********

Acontece que quem comentou com os artistas, sobre a retirada das obras, que representam as Lavadeiras do Baixo Madeira, o Soldado da Borracha e o Cassaco da Madeira Mamoré, foi o Secretário da Casa Civil do governo Confúcio Moura Emerson Castro.

Ai tem um agravante que o Augusto não conhece, é que, segundo a maioria dos artistas plásticos, quem indiciou a atual diretora da Casa da Cultura a artista Margot Paiva foi o Chefe Da Casa Civil.

*********

Se ele falou aos artistas na exposição “Parte das Artes” sobre a demolição de suas obras, pois os três João Zoghbi, Geraldo Cruz e Rita Queiroz são os principais expositores do “Parte das Artes” que está no Porto Velho Shopping.

*********

Será que o Chefe da Casa Civil comentou sobre a retirada das obras, apenas para assuntar a reação dos artistas?Gente de Opinião

*********

Vai que os artistas não falam nada. Com certeza a demolição ou retirada das esculturas seria autorizada na manhã de segunda feira. “Margot, eles não contestaram, manda derrubar”.

*********

Os artistas plásticos que militam em Porto Velho há mais tempo, apesar de não terem levado ao conhecimento público, não gostaram quando a atual direção da Casa Ivan Marrocos mandou retirar a fotografia do Afonso Ligório da entrada da Galeria que leva o seu nome.

*********

Mais estranho, foi que na abertura da exposição “Parte das Artes” sexta feira passada, no Porto Velho Shopping, o superintendente da Sejucel Rodnei Paes ao usar da palavra, garantiu que a Sejucel vai voltar a realizar o Salão de Artes de Rondônia após nove anos. “Assim que terminar a reforma da Casa da Cultura vamos abrir o SART”. Não falou sobre retirada das esculturas que estão na área externa da Ivan Marrocos.

*********

Como quem manda mesmo, é o Chefe da Casa Civil vai ver que o Rodnei só ficaria sabendo da retirada, caso a especulação do Emerson desse certo. Como não deu, com certeza:

********

Tudo vai ficar como dantes no quartel de Abrantes.

*********

Como a vida tem que continuar, ontem o meu Vascão da Gama completou 119 anos de fundação.

********

A noticia triste foi a derrota de 3 X 0 para o Bahia. A notícia boa, foi a dispensa do técnico Milton Mendes, graças a Deus.

*********

Os boatos dão conta que o ex técnico do Flamengo Zé Ricardo está cotado para assumir o Gigante da Colina.

*********

Particularmente, eu preferia a dupla Zinho e Jorginho. Como até dezembro, quem manda é o Eurico Miranda. Vamos ficar rezando para o Vasco não cair de novo para a segundona.

********

Já que entramos no assunto futebol, o ‘Curintians’ já não está mais invicto, Vitória da Bahia foi o responsável pela proeza de acabar com a invencibilidade do “Timão”,

**********

O certo é que “O sentimento não pode parar”.
 


PARQUE DA CIDADE

Espaço é entregue todo reformado à população de Porto Velho


Depois de 35 dias fechado ao público para reforma, o Parque da Cidade foi entregue à população de Porto Velho na última sexta-feira (18) pela prefeitura da Capital. Apresentações artísticas e o lançamento da feira “Empreendedorismo, Arte e Turismo” foram o ponto alto da programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Integração (Semi) para recepcionar os visitantes do parque.

A obra realizada com recursos próprios do município foi executada conjuntamente pela Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentações (Suop) e Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

Na reforma foi realizado trabalho de pintura nova, instalação de iluminação de LED, construção de pergolados, plantio de mudas, reparos no meio-fio e em todo sistema hidráulico. O lago artificial também recebeu manutenção. Falta realizar a reforma dos banheiros, que será executada por uma empresa contratada pelo município.

Feira

O subsecretário Júlio César (Semdestur) explicou que o projeto “Empreendedorismo, Arte e Turismo”, lançado no local, funcionará como uma feira permanente que acontecerá no Parque da Cidade todas as sextas-feiras.

“Esse projeto foi uma forma encontrada pelo prefeito Hildon Chaves para valorizar e estimular os pequenos e micros empreendedores locais. Na feira semanal eles poderão divulgar e vender seus produtos e também fazer os contatos necessários para fechar negócios”, adiantou.

“Acreditamos que o rodízio é o sistema mais justos, pois todos terão a oportunidade de participar da feira. Então a cada semana haverá um novo grupo de pequenos empreendedores e artesãos expondo no parque e quem ganha com isso, além dos expositores, são os visitantes que terão acesso a uma variedade de produtos”, frisou.

Fonte: Semi/Semdestur

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)