Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As reclamações dos coletivos só tem aumentado - Por Carlos Sperança


Desastres monitorados

Com a finalidade de emitir alertas antecipados de desastres no País, a Câmara dos Deputados trabalha na criação do Sistema Nacional de informações e Monitoramento de Desastres. O primeiro passo foi dado com a aprovação da proposta na Comissão de Desenvolvimento Urbano na semana passada.

O texto aprovado no Congresso é o substitutivo do relator, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) ao projeto de lei de autoria do deputado Glauber Braga (PSB-RJ). Segundo o autor cada dólar gasto em prevenção, economiza-se sete em resposta. Além disso, a prevenção evita a perda de vidas humanas, ”pois prepara as comunidades para reagir em tempo e adequadamente no caso de desastre natural”.

Pela proposta, o sistema será informatizado e será constituído por uma base de dados compartilhada permanentemente atualizada, mantida pela União e provida pelos estados, Distrito Federal e municípios. Os dados deverão ser disponibilizados a todos os cidadãos.


Efeito manada

Com “efeito manada”, o Democrata Cícero Noronha bateu seu oponente, o prefeito em exercício Sérgio Bouez (PSB) – que era considerado favorito pelo Instituto Phoenix - com quase 60 por cento dos votos e faturou a eleição suplementar em Guajará Mirim no domingo. Como se recorda, na eleição de outubro Antonio Bento tinha sido eleito, mas seu registro foi cassado pela justiça eleitoral ocasionando um novo pleito.


Vídeo da SICTV

Olha o reajuste  

Preparando o clima para um aumento, através de matérias postadas na mídia, o Consórcio SIM que reúne as concessionárias dos transportes coletivos de Porto Velho almeja uma tarifa de R$ 3,50 a partir de maio. No entanto, as empresas que assumiram o sistema não fazem jus a nenhuma majoração tendo em vista a deficiência dos serviços prestados na capital. As reclamações dos coletivos só tem aumentado.

As reclamações dos coletivos só tem aumentado - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

No vermelho

Para justificar o aumento nas tarifas de ônibus em Porto Velho o clã Barafaldi alega que opera o sistema de transportes coletivos no vermelho, etc, etc. Ora, ora, ora! Desde quando capitalistas selvagens acostumados a sugar os trabalhadores até o limite de suas forças, trabalham no prejuízo. Se estivessem com prejuízos já tinham caído fora há muito tempo.

O desemprego

Ao comentar em seu blogue a crise de desemprego no País, o governador Confúcio Moura admitiu a falta de recursos dos governos estaduais para fomentar postos de trabalho, principalmente no segmento da construção civil. Em Rondônia o fantasma do desemprego também ronda as famílias e na capital a procura diária de ocupação no Sistema Nacional de Emprego-SINE só tem aumentado.

Praças e calçadas

A partir de amanhã o Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Porto Velho promete fazer valer o Código de Posturas com a retirada dos vendedores ambulantes que infestam as praças e calçadas da cidade. Desde ontem, o último prazo para a permanência dos camelôs, já se viam os logradouros públicos e calçadas de avenidas importantes esvaziadas.


 

Via Direta

*** O deputado estadual Leo Moraes (PTB) desistiu de postular uma cadeira à Câmara dos Deputados***Pretende permanecer na Assembléia Legislativa ou disputar um cargo majoritário nas eleições do ano que vem *** Até maio a prefeitura da capital deverá colocar a disposição da população mais duas creches em bairros populosos *** Com a popularidade do presidente Michel Temer, abalada muitos políticos começam a se afastar da base de sustentação governista.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)