Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Asfaltão leva o título com enredo homenageando Bainha; Império fica em segundo


 
Com o enredo “Do Forte Príncipe ao Porto. Hoje Bainha é Rei, na Corte do Tigre”, a escola de samba Asfaltão é tricampeão do Carnaval portovelhense. A agremiação (Asfaltão) obteve 178,5 pontos, seguido da Império do Samba, com 177,2 e São João Batista, com 176,8. A Diplomatas do Samba ficou em quarto lugar com 175,7 pontos, com isso foi para o grupo de acesso.

 A apuração foi realizada no final da tarde deste domingo,25, no Mercado Cultual de Porto Velho, com a participação da população e dos integrantes das agremiações.

A escola Acadêmicos da Zona Leste ficou em primeiro lugar no grupo de acesso, com 176,1, garantindo o grupo de acesso em 2019.  A Armário Grande, também do grupo de acesso, ficou em segundo com 175,4 pontos.

Baile

Logo após a divulgação do resultado, ocorreu também no Mercado Cultural o baile “Devolve a Chave”, quando o rei Momo e sua corte fez a devolução da chave da cidade ao presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, encerrando, assim, o período momesco na capital.

Desfile

O desfile foi realizado na noite de sábado no Parque dos Tanques. O público tomou conta das arquibancadas após as 22 horas. A última escola a desfilar foi a Asfaltão, que atravessou a avenida sob forte chuva.

Jurados

São dez jurados que julgam as agremiações – cada um fica responsável em analisar um quesito, porém o enredo é julgado por dois jurados. Os julgadores são escolhidos pela Federação das Escolas de Samba (Fesec). É feita uma relação com diversos nomes, entre esses são selecionados dez. Essa lista final é enviada às escolas para ser avaliada. Todos os escolhidos são ligados, de alguma forma, as artes.

O quesitos avaliados pelos jurados são enredo, evolução, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegoria e adereços, harmonia, fantasia e samba-enredo.

Destaque

O presidente da Funcultural parabenizou as agremiações carnavalescas pela forma civilizada com que disputaram o título. “É assim que se faz Carnaval, a Asfaltão é campeã este ano, mas no próximo tem de novo”, declarou.

Ele destacou ainda a qualidade na produção dos carros alegóricos e das fantasias de todas as escolas. Ele citou em especial o empenho da Fesec em realizar o desfile, fazendo com que a federação se fortaleça ainda mais.

Império

Ocampo Fenandes fez uma menção em especial ao presidente da Império do Samba, senhor Mirim que, com força de vontade, levou a escola à avenida obtendo o segundo lugar. “A agremiação mostrou que, mesmo sem muito recursos, tem condições de fazer uma desfile de excelente qualidade”.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)