Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Atenção! Muita atenção, é hora do arrocho - Por Confúcio Moura


 

  1. Atenção! Muita atenção – e ainda mais atenção. E muito mais ainda. Porque grande parte do secretariado, me ouve falar. São educados. Mas, a informação que passo, entra num ouvido. Um pouco fica retida no cérebro. E grande parte, sai no outro ouvido.
     
  2. Nunca vi, como se ama gastar dinheiro, como o “bicho governo”. O “bicho” prefeitura. O “bicho” serviço público. Parece que o “bicho” governo, se acostuma demais com grandes números. E vai viciando com grandes números. E esquece da vida real. Só se fala em milhões de reais. Quinhentos mil. Setecentos mil. Duzentos e cinquenta mil. Tem que cair na real. Gente! Pode até gastar, se o gasto tiver proveito público. O gasto bem gastado.Gente de Opinião
     
  3. O segundo semestre passa muito rápido. Nem parece que o mês do segundo semestre tem 30 ou 31 dias. A equipe da Sugespe, do nosso governo, que controla o gasto público, está na “rapa” do tacho. Então, meu (minha) camarada, segure o tchan. Viajar para congresso, não. viajar para eventos, não. Viajar para seminários, não. Viajar por viajar, pode esquecer.
     
  4. Viagens muito bem controladas. Preferencialmente, sem ônus para o Estado. E com pouca gente. Não adianta ficar com cara feia. Não adianta querer ser esperto, receber o NÃO  da Sugespe e querer vir falar comigo, para me convencer. É não. Não e não.
     
  5. Viagens no Estado – avião, bem controlado. Vamos experimentar uma bela viagem de ônibus. Ver o Estado de baixo. Olhar as lavouras. As pastagens. Ver pássaros. Carro oficial só com rigorosa autorização. Desacostume-se. Reaprenda a viver num Brasil “lascado”.
     
  6. Diárias – tive que aumentar o valor. Porque muita gente descia para o interior com 120,00 de diária. E não dava para hotel e comida. Quero que todo mundo repare bem. A Sugespe vai virar a “bruxa” do governo. Porque irá usar aquela foice da bruxa. E foice na sua moleira. Se não quiser ser degolado, controle-se.
     
  7. Atenção Francisco da Controladoria e sua equipe, vigie pra mim cada processo. E com experiencia que vocês têm, olho de lupa nos Controles Internos das Secretarias e Autarquias. Ensine o pessoal a cheirar processos. Disse alguém experiente: – coisa errada tem cheiro de brilhantina. Então, cheirem processos. Pelo cheiro pode passar a foice.

  8. GP  somente aqueles constantes de contratos e especificados em cláusulas, tais como, BNDES e outros, que são raros. Obras do PAC também. Francisco pode degolar os GPs em atividade. Foice neles.
     
  9. O Governo precisa de dinheiro. E dinheiro para custeio da saúde, segurança e presídios. Tudo é muito caro. E mais dinheiro para investimento no Estado. Investir no Estado é bom. Gerar emprego é nossa obrigação. Melhorar a infraestrutura. Atrair empresas. E o Estado adquire mais credibilidade. O Estado tem Unidades de Conservação, tem terrenos, tem casas ocupadas indevidamente, carro velho, sucata e muita coisa. Vamos transformar tudo isto em dinheiro para custeio e investimento. Isto é com você, mestre Basílio.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)