Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Atentado terrorista deixa 13 mortos em Barcelona


Atentado terrorista deixa 13 mortos em Barcelona - Gente de Opinião

247 com EFE - O suspeito que tentou atropelar uma agente da polícia regional da Catalunha em uma barreira de controle na saída de Barcelona, após o atentado da tarde desta quinta-feira (17) foi encontrado morto dentro do veículo que dirigia, segundo fontes da corporação. 

As mesmas fontes disseram que encontraram o corpo do suspeito a três quilômetros de onde os agentes tinham tentado detê-lo a tiros.

O atentado terrorista ocorrido na cidade pouco depois das 17h (hora local; 12h de Brasília) deixou pelo menos 13 mortos e mais de 50 feridos. A polícia deteve como suposto autor do ataque um jovem identificado como Driss Oukabir, de origem norte-africana e originário de Marselha, na França.

O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado. Há duas semanas, simpatizantes do grupo extremistas lançaram apelos nas redes sociais para atos na Espanha. De acordo com a especialista em contraterroristmo Rita Katz, do grupo de inteligência Site, apoiadores do Estado Islâmico ameaçaram o país nas redes sociais pedindo por ataques e a reconquista de al-Andalus, nome dado à Península Ibérica no século VIII, durante o domínio do califado Omíada. Apoiadores do EI também celebraram o ataque desta quinta-feira.

Leia reportagem anterior sobre o assunto, do 247 com informações da Reuters

Uma van atropelou um grupo de pessoas no coração de Barcelona nesta quinta-feira 17, e a polícia da Catalunha confirmou que ao menos 13 pessoas foram mortas. O acidente já é tratado pela polícia como um ataque terrorista.

Outras 80 pessoas ficaram feridas no atentado. As autoridades confirmaram duas prisões de suspeitos envolvidos com o atentado, uma delas do marroquino com passaporte espanhol Driss Oukabir.

Confira no vídeo abaixo:

 

O jornal espanhol El Periódico disse que dois homens armados estavam escondidos em um bar no centro de Barcelona, e relatou troca de tiros na região, mas não citou sua fonte de informação. A polícia posteriormente desmentindo esses relatos.

Uma fonte familiarizada com as primeiras avaliações do governo dos Estados Unidos sobre o incidente disse que aparentemente se trata de terrorismo, e uma porta-voz da Casa Branca afirmou que o presidente Donald Trump está sendo mantido informado da situação.

A mídia local disse que a van acelerou em zigue-zague pela famosa avenida Las Ramblas, coração turístico da cidade.

"Ouvi gritos e uma batida e então só vi a multidão correndo e essa van passando pelo meio das Ramblas, e soube imediatamente que era um ataque terrorista ou algo do tipo", disse a testemunha Tom Gueller à emissora britânica BBC.

"Não estava reduzindo. Estava simplesmente indo em frente pelo meio da multidão no meio das Ramblas".

Imagens de telefones celulares divulgadas no Twitter mostraram vários corpos estendidos pelas Ramblas, alguns sem movimento. Equipes de socorro e transeuntes estavam ajudando algumas vítimas.

Ao redor das vítimas e dos socorristas, o boulevard estava deserto.

"Vimos uma van branca atropelar as pessoas. Vimos pessoas voando por causa da batida, também vimos três ciclistas voando", disse Ellen Vercamm, de férias em Barcelona, ao jornal El País.

O El País disse que o motorista do veículo fugiu a pé, após atropelar dezenas de pessoas.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmou no Twitter que está em contato com autoridades depois do incidente.

Embora detalhes completos sobre o incidente ainda não estejam disponíveis, desde julho de 2016 veículos têm sido usados para atropelar multidões em uma série de ataques militantes na Europa, deixando bem mais de 100 mortos em Nice, Berlim, Londres e Estocolmo.

Nas últimas semanas, pichações com ameaças contra turistas apareceram em Barcelona, que atrai ao menos 11 milhões de visitantes por ano.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)