Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Autor da Peripécias lembra aniversário do Manelão


Autor da Peripécias lembra aniversário do Manelão - Gente de Opinião

Autor da Peripécias lembra aniversário do Manelão

Se vivo fosse o empresário, carnavalesco e agitador cultual Manoel Mendonça Costa – Manelão completaria na data de hoje 09, 68 anos de idade. Filho do casal Maria e Jersey Costa, Manelão ainda muito jovem veio morar em Porto Velho, onde se transformou no maior e melhor abridor de cofre, além de chaveiro. Paralela a sua profissão de chaveiro se envolveu com várias entidades culturais em especial as carnavalescas, como o Bloco da Cobra, Escola de Sambres Pobres do Caiari da qual chegou a ser presidente. Criou entre outros, os blocos do Zé Atraca (origem do personagem Zé Katraca), bloco do Bode, Escorrega Lá Vai Um e o bloco do Purgatório todos considerados bloco de sujo.

No início dos anos 80, para ser mais preciso, em 1981, em parceria com Narciso Freire, Emil Gorayebe Filho, Evamar Mesquita, Paulo Queiroz, Sílvio Santos, Cláudio Carvalho, Bráulio Bigode, Antônio Edson - Nenem e Jurandir Sena criou a Banda do Só Vai Quem Quer cuja presidência exerceu até sua morte, no dia 28 de fevereiro de 2011. Ainda como carnavalesco foi um dos incentivadores da criação da escola de samba Acadêmicos do São João Batista.

Autor da Peripécias lembra aniversário do Manelão - Gente de Opinião

Manelão o contador de histórias

Na sede do chaveiro Gold, Manelão sempre deixava uma cadeira ao seu lado, que com o tempo passou a ser chamada de “confessionário”, pois, era ali, que ele convidava sempre para sentar, um conhecido, para ouvir suas histórias e estórias. Um desses amigos, na realidade, o mais frequente, era o Sílvio Santos – Zekatraca, que de tanto ouvir as histórias e estória do Manelão, resolveu colocá-las num livro que deu o título de “As Peripécias do General”. General foi como Manelão passou a ser chamado a partir dos anos 90, por comandar com a austeridade de um militar (General), a Banda do Só Vai Quem Quer desde sua criação em janeiro de 1981.

Para comemorar a data, o autor das Peripécias estará, autografando o livro a partir das 10 horas de hoje dia 09, no Mercado Cultural. “Aqueles que não tiverem tempo para comparecer ao Mercado Cultural, é só ligar para (69) 9 9302-1960 que um emissário levará o exemplar no endereço indicado. “A melhor maneira que achei para lembrar o aniversário do amigo Manelão foi contando suas histórias a quem comparecer ao Mercado Cultural na manhã de hoje”, finalizou Sílvio.


Lenha na Fogueira

Acendeu uma luz, na realidade acendeu foi um refletor não no final do túnel, mas, em todo o espaço do segmento Cultura Popular – Folclore.

*******

Numa parceria com a SETUR, a direção de FEDERON desenvolveu projeto enviado ao Ministério do Turismo. O vice-presidente da Federação de Grupos Folclóricos Aluízio Guedes feliz da vida postou a seguinte mensagem nas redes sociais:

*******

“Bem, primeira etapa cumprida com êxito! O Ministério do Turismo aceitou nosso Projeto: “Música no Palco Imaginário”. Será o encerramento com a presença de Elba Ramalho no dia 02 de julho! Lutamos para o sucesso do Flor do Maracujá”.

*******

Só a título de esclarecimento, dia 2 de julho, é a data prevista para o encerramento do Arraial Flor do Maracujá deste ano. Aluízio Guedes, Severino Castro e mais alguns diretores da Federon passaram o final de semana, enfurnados na Sede da Federação no Parque dos Tanques elaborando o Projeto e terça-feira, levaram até o Superintendente da SETUR Júlio Olivar que designou o técnico Gerson para orientar a equipe de folcloristas sobre o encaminhamento do Projeto ao Ministério do Turismo.

*******

Tudo foi feito como manda o figurino burocrático e de início, como postou o Aluízio Guedes, o documento foi aceito pelo Ministério, agora é esperar pela sua aprovação definitiva para poder festejar com garantia a realização do show da Elba Ramalho no encerramento do Flor do Maracujá deste ano.

*******

Ha muito tempo venho postando elogios a equipe da Federon pelo trabalho que vêm desenvolvendo em prol dos grupos folclóricos de Porto Velho. Acho que a Federon é a única entidade sem fins lucrativos da cidade de Porto Velho, que mantém suas portas abertas todos os dias da semana. Inclusive, sábado e domingo, atendendo os grupos filiados.

********

É um esforço que merece todos os elogios. Severino Castro é quem comanda as ações que são aprovadas pelo presidente Fernando Rocha, porém, o cabeça pensante é o pedagogo Aluízio Guedes, que conta com o apoio da Simone e do Silfarney entre outros.

*******

A turma da Federon é tão coerente, que recentemente o Severino solicitou a colaboração de quem poderia exercer a função de segurança, durante a noite e nos finais de semana e creiam, não faltou voluntário. É assim que se faz. Parabéns a todos da Federon pelo sucesso da entidade.

*******

De acordo com programação já entregue na Sejucel e a Funcultural, o Arraial Flor do Maracujá deve acontecer entre os dias 21 de junho e 2 de julho. Tudo depende agora, da liberação dos recursos aos grupos folclóricos por parte da prefeitura de Porto Velho.

*******

O governo estadual já assumiu sua parte através da Sejucel, conseguido registro de preço para a estrutura de arquibancada, sonorização e iluminação. Essa é a parte mais difícil, inclusive nos últimos anos, em virtude de não se ter registro de preços para essa área, o Flor do Maracujá foi adiado. Este ano a coisa fluiu dentro dos conformes e a estrutura já está garantida.

*******

Agora é esperar a ação da equipe do Ocampo na Funcultural quanto a liberação de recursos para os grupos se preparem condignamente para o 36° Arraial Flor do Maracujá!

********

Por falar em Funcultural, na próxima quarta feira dia 15, vai acontecer reunião a partir das 14 horas no teatro Banzeiros. A equipe da Funcultural está convocando todos os envolvidos com todos os segmentos culturais para essa reunião.

********

Segundo Judilson Dias, na reunião será discutido a pauta da Conferencia Municipal de Cultura, além do Fundo Municipal de Cultura e outros assuntos pertinentes ao Sistema, inclusive sobre o Conselho Municipal que ha muito tempo não se reúne.

********Autor da Peripécias lembra aniversário do Manelão - Gente de Opinião

Vem aí Elba Ramalho no Flor do Maracujá!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)