Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Evento

Avaliação ambiental e contratações sustentáveis são abordadas no Fórum dos 33 anos do TCE-RO


Avaliação ambiental e contratações sustentáveis são abordadas no Fórum dos 33 anos do TCE-RO - Gente de Opinião

As atividades do V Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, que é realizado pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), foram retomadas na manhã de ontem, quinta-feira (19), com mais duas conferências no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho.

O evento, que faz parte das comemorações dos 33 anos de instalação da Corte de Contas em Rondônia, foi reiniciado com apresentação da professora e pesquisadora Denise Schmitt Siqueira Garcia, enfocando a avaliação ambiental estratégica (AAE) como forma de alcançar a sustentabilidade.
 

Gente de Opinião

Denise defendeu a AAE como instrumento para regular atividades degradantes do meio ambiente

Segundo a conferencista, a AAE é um instrumento preventivo no ordenamento jurídico brasileiro, a partir da possibilidade desse tipo de avaliação atuar como reguladora de atividades que possam ser degradantes ao meio ambiente, uma vez que a regulamentação atual utiliza critérios muito abertos.

No que se refere à sustentabilidade, a pesquisadora esclareceu ainda que as AAEs podem se tornar um instrumento essencial na busca da efetividade em políticas, programas ou planos que contemplem as dimensões como a ambiental, a social e a econômica.

Buscando estimular a participação popular nessa questão, a Denise ainda sugeriu a realização de consultas públicas, em vez das audiências públicas. “Entendo que as consultas são mais participativas e envolventes”, ressaltou.
 

CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS
 

Avaliação ambiental e contratações sustentáveis são abordadas no Fórum dos 33 anos do TCE-RO - Gente de Opinião

O advogado e auditor interno Thiago Freitas discorreu sobre as contratações públicas sustentáveis

Na continuidade das conferências do Fórum, o advogado e auditor interno Thiago Freitas abordou as contratações públicas sustentáveis não ambientais, promovendo, inicialmente, um comparativo entre normas brasileiras e espanholas que tratam dessas contratações, sob a dimensão social do princípio da sustentabilidade.

Nesse sentido, o conferencista demonstrou que a legislação relativa às contratações públicas sustentáveis no Brasil e na Espanha não está limitada aos assuntos ambientais. “Superam essa dimensão, envolvendo outras questões, incluindo sociais, econômicas e políticas”, acentuou.

Ainda dentro da temática, Thiago Freitas citou exemplos de contratações públicas na esfera social, como os concursos públicos, considerados pelo conferencista como anacrônicos e problemáticos no mundo da administração pública brasileira. “Levantamento da Controladoria Geral da União aponta que, todo ano, 500 servidores são demitidos dos quadros federais, ou seja, trata-se de um modelo de contratação que precisa ser repensado e readequado”, acentuou.

O V Fórum de Direito Constitucional e Administrativo encerra-se nesta sexta-feira, com mais quatro palestras e o lançamento da obra Guia Prático do Controle Interno.

Fonte: Ascom TCE-RO

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por que Jesus teve que morrer?

Por que Jesus teve que morrer?

No sábado, 27 de março, milhões de Testemunhas de Jeová e pessoas interessadas em todo o mundo estarão reunidas para o evento mais importante do ano

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

Participe da bênção e inauguração do Presépio da Capelania da Ala

A Capela Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea de Porto Velho convida a população de Porto Velho para prestigiar a inauguração do presépio neste domin

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Pablo Vittar, fenômeno da música atualmente, fará show em Porto Velho

Ele tem nada menos do que três milhões de ouvintes mensais no Spotify

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

I Concurso de Redação 2018 - Ameron entrega os prêmios aos vencedores

O Concurso de Redação da Ameron contou com a participação de 134 candidatos, 21 escolas envolvendo 11 municípios de Rondônia

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)