Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Banco do Povo inaugura agência em São Francisco


Gente de Opinião

Banco do Povo deve fomentar a economia na região

A primeira agência do Banco do Povo na região do Vale do Guaporé foi inaugurada na sexta-feira (28), em São Francisco do Guaporé. A proposta do banco é ofertar empréstimos com taxas competitivas no mercado financeiro promovendo o aquecimento da economia. A agência está instalada no mesmo prédio da Secretaria Municipal de Agricultura, na região central da cidade.

Pelo menos 40 microempreendedores já tiveram os créditos aprovados e, no ato inaugural, receberam os cheques. “Após a quitação do empréstimo, novo crédito poderá ser concedido em valor diferente ao contratado pela primeira vez”, informou o gerente da agência, Djalma Pedroso.

O presidente da Associação dos Feirantes de São Francisco do Guaporé, Daniel Lima de Souza, mais conhecido como Daniel da Feira, tomou emprestado R$ 2 mil no banco do Povo e avalia como positiva a iniciativa. “Vou investir em irrigação com o objetivo de ampliar a produção de verduras. É um incentivo que vale a pena, vou sugerir a outros feirantes da agricultura familiar”, disse o feirante.

Jari Nogueira trabalha com jardinagem há três anos. Ele soube da implantação do banco do Povo e buscou recurso financeiro para estruturar o negócio com a aquisição de mais equipamentos. “É uma ótima oportunidade para quem precisa melhorar de vida e iniciar uma atividade que traz renda”, disse o jardineiro ao receber o cheque. Esse banco é importante porque ajuda o agricultor familiar”, observou o sitiante Galdêncio Gonçalves de Almeida. A solenidade inaugural do banco do Povo contou com a participação de autoridades estaduais, municipais e federais.

O banco do Povo tem a finalidade de fomentar o microcrédito. Trabalhador autônomo tem acesso ao crédito, basta procurar a agência munido de documentos e passar pela aprovação de avaliação de crédito.

São Francisco do Guaporé é a maior cidade da região do Vale do Guaporé com a economia voltada ao setor produtivo. A pecuária é de 480 mil cabeças, sendo 80% em gado de corte. Principal produtor de inhame, toda colheita é vendida para o Nordeste brasileiro.

Novas culturas estão sendo experimentadas pelos produtores rurais, como o urucum e o café clonal BRS Ouro Preto, por exemplo. Em 2016, o município colheu e vendeu 120 toneladas de urucum e a produção deste ano está estimada em 200 toneladas, segundo o técnico agropecuário da secretaria de agricultura de São Francisco, Edson Aires Piana. “Até o final de 2017 deveremos ter uma lavoura do café com 200 mil pés”, disse o Edson Piana.


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)