Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Bicadas no ninho - Por Carlos Sperança


 

Corredor de exportação

A classe política volta a debater o relatório final de viabilidade técnica e econômica da Ferrovia Bioceânica na Comissão de Serviços de Infraestrutura. Além de integrar a região Norte da América do Sul, a ferrovia poderá criar um dos principais corredores de exportação para a Ásia.

Conforme o planejamento em andamento, o trecho brasileiro começa em Campinorte (Goiás) e cruza todas as extensões territoriais dos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre, antes de chegar à fronteira peruana, onde existem obstáculos a serem vencidos na cordilheira dos Andes.

De acordo com os estudos, o investimento estimado na parte brasileira é de R$ 40 bilhões e deve receber financiamento da China. A previsão é que quando seus 5000 kms forem concluídos a Bioceânica possa ecoar 23 milhões de toneladas de grãos e minérios.

A ferrovia foi uma das pautas das audiências do presidente Michel Temer (PMDB) na recente visita de comitiva brasileira as autoridades e investidores chineses.
 



 

Pagando o pato

O Instituto  Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE constatou que o aumento das queimadas no sul do Amazonas – Humaitá, Apuí e outras cidades – está influenciando no aumento das camadas de fumaça em Porto Velho e Rondônia. Se o fogaréu aumentar mais um pouco poderá atingir Manaus, como em 2015, quando aquela capital ficou envolta em grossas camadas. Porto Velho também se vê a mercê da fumaceira boliviana.

Reforma política

Atrasada e sem o necessário consenso no Congresso Nacional a reforma política vai retardando os acordos  e a formatação de alianças em Rondônia para o ano que vem. Existem muitas conversas nos bastidores entre os partidos, mas poucas definições. Caso não haja consenso até sete de outubro permanecerá a legislação vigente para as eleições de 2018, prevalecendo as coligações tradicionais.

Bicadas no ninho

Com cargo eletivo e ocupando posições importantes no PSDB no Congresso Nacional e na cúpula do PSDB a deputada Mariana Carvalho (PSDB) procura assumir o comando da legenda no estado. Até agora o ex-senador Expedito Júnior tem conseguido segurar as pontas, mesmo porque tem aliados importantes lá em cima, e em Rondônia o prefeito da capital Hildon Chaves que lhe dá suporte.

Disputa a dentadas

Três grandes redes de farmácias disputam o mercado da venda de remédios em Porto Velho a dentadas, com várias unidades distribuídas pelos bairros mais importantes. A peleja que mais impressiona é no cruzamento da Avenida Jorge Teixeira com Abunã, com as sucursais das três redes, lado a lado travando a batalha. Vamos ver se tem espaço para todo este povo. Uma rede é nacional e as duas outras rondonienses.

As definições

A propósito das definições para a corrida eleitoral de 2018, saberemos se o governador Confúcio Moura será candidato a alguma coisa ou não até março, ultimo prazo vigente para a desincompatibilização, e não julho como disse em coluna anterior. Mas a homologação das candidaturas será em julho e então sim estará tudo acertado. Como se vê, ainda teremos muito terreno pela frente.
 

Via Direta

*** O PT de Rondônia discute em maio as diretrizes do partido para 2018 *** O partido também quer definir candidatos ao Senado e ao governo do estado com quem quiser alianças *** Os novos partidos, como Avante, Patriotas, Rede e Novo estão se instalando e discutindo nominatas para as eleições do ano que vem em Rondônia *** Os balões de ensaio das candidaturas ao governo de José Guedes (PSDB) e Moreira Mendes (ex-PPS) não colaram *** Que contem outra...  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)