Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Bolívia busca experiência brasileira no apoio à agricultura familiar


As políticas implementadas pelo governo brasileiro para o fortalecimento da agricultura familiar deverão ajudar a Bolívia a fomentar o desenvolvimento rural da região, uma vez que 80% da agricultura boliviana tem como base a estrutura familiar. Em reunião técnica realizada naquele país na última semana, ficou acertado que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) capacitará o governo boliviano para ações de apoio aos pequenos produtores.

A expectativa é de que o projeto tenha início ainda neste semestre, com duração de até dois anos. O acordo prevê ao menos outras duas visitas à Bolívia - uma para fazer o diagnóstico da realidade local e outra para capacitação dos profissionais bolivianos.

Nesta primeira visita, a superintendente de Suporte à Agricultura Familiar da Conab, Kelma Cruz, apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das ferramentas de políticas públicas voltadas ao combate à insegurança alimentar e nutricional com desenvolvimento local.

"Destacamos as ações em que utilizamos o que é produzido pela agricultura familiar para combater a insegurança alimentar, ao mesmo tempo em que garantimos a comercialização e a renda ao produtor. A intenção é passar a experiência que temos, para que as ações sejam adequadas à realidade boliviana", ressalta a superintendente.

Desde a implantação do PAA, em 2003, até 2015, a Conab já investiu R$ 3,6 bilhões de reais no apoio à comercialização da produção 2,5 milhões de toneladas de alimentos produzidos por mais de 400 mil famílias de pequenos agricultores. Executado pela Conab e também por Estados e municípios com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o PAA proporciona a compra direta de produtos de agricultores familiares, por meio de suas associações ou cooperativas, garantindo renda a esses trabalhadores. Os alimentos são doados para a rede socioassistencial de todo o país, para atendimento a segmentos da população que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, complementando também a merenda da rede pública de ensino.

Ações de análise e acompanhamento de mercado

Além das ações com foco na agricultura familiar, os representantes do governo da Bolívia também demonstraram interesse em conhecer a expertise brasileira na análise e acompanhamento de mercado, apresentada pelo superintendnte de Gestão da Oferta da Conab, Wellington Teixeira.

Esse acompanhamento é utilizado pelo governo federal na definição de políticas públicas para impulsionar a agricultura e regularizar o abastecimento alimentar do país.

Fonte: CONAB

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)