Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Café de Rondônia surpreende cafeicultoras do Brasil



A cafeicultura de Rondônia tem passado por mudanças positivas nos últimos anos, com destaque para o aumento da eficiência produtiva e crescimento do volume da safra, assim como já começam a ter cafés robustas reconhecidos nacionalmente pela qualidade. Estas transformações têm chamado a atenção no cenário produtivo nacional e, por isso, integrantes do Grupo Técnico de Especialistas em Café – GTEC Conilon, fizeram uma visita de reconhecimento às principais regiões cafeeiras do estado, de 14 a 16 de março, na ação denominada Missão Robustas Amazônicos, liderada pelo GTEC Conilon, organizada pela Embrapa Rondônia e com a parceria da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (SEDI) e Emater-RO.

O GTEC Conilon, que existe há cinco anos, é um importante fórum de debates sobre a cafeicultura brasileira e uma iniciativa da empresa Syngenta Proteção de Cultivos Ltda. A comitiva que veio à Rondônia contava com representantes das principais regiões produtoras de café do País, formada por 26 especialistas em cafeicultura dos estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo eles produtores, empresários, consultores, analistas e pesquisadores que estão entre os mais proeminentes na produção de café canéfora (conilon e robusta) no Brasil.

Os integrantes da comitiva chegaram ao estado curiosos e com muita expectativa, pois viram fotografias pelas redes sociais e ouviram falar do potencial da cafeicultura em Rondônia. “Essa visita me deu a certeza de que a cafeicultura de Rondônia mudou e ela e vai ter grande influência na qualidade dos cafés canéforas do Brasil”, destaca o produtor de café de Santa Tereza - ES, Luis Carlos Gomes. O engenheiro agrônomo Luiz Fernandes, que atua no Espírito Santo com desenvolvimento técnico de mercado na empresa Syngenta, complementa: “Passamos a não ter mais dúvidas de que um dos próximos polos de produção de café do Brasil será Rondônia”.

Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia e um dos organizadores da ação, Enrique Alves, a visita trouxe ao estado formadores de opinião da cafeicultura do País, que vieram conferir de perto as transformações que estão acontecendo no estado e têm conhecimento para falar do potencial e trazer novos investidores. Para ele, o estado começa a colher os frutos de um processo de modernização constante, fruto de muito esforço de produtores, apoio de instituições de pesquisa, extensão rural e ações governamentais. “Essa Missão de reconhecimento tem o potencial de criar massa crítica sobre a agricultura na região Amazônica, agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. É um momento de troca de experiências e de aprendizado mútuo. São eventos como este que plantam a semente de novos tempos de empreendedorismo agrícola no estado de Rondônia”, reforça Alves.

O presidente do GTEC Conilon e produtor de café no Espírito Santo, José Silvano Bizi, comenta que os clones vistos em Rondônia se destacam. “Esta visita superou nossas expectativas em termos de tecnologias e de empenho dos produtores e dos órgãos de pesquisa e extensão. Encontramos também uma tecnologia diferenciada que podemos levar para nosso estado e trazer também mais experiências para a cafeicultura de Rondônia, fortalecendo o café canéfora no Brasil”, afirma. 

A Missão Robustas Amazônicos

Durante o evento, além de uma reunião técnica no primeiro dia, em Cacoal, com troca deexperiências, também foram realizadas visitas a produtores e viveiristas que se destacam na cafeicultura do estado nos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Rolim de Moura, Nova Brasilândia e Cacoal. “Receber pessoas que conhecem de café e valorizam o que a gente faz, só traz satisfação e motivação. O que eles estão vendo é resultado de uma corrente da cadeia do café em Rondônia, com a gente que é produtor, a pesquisa, a extensão. Tem que caminhar todos juntos para ter sucesso”, diz Arnelei Sérgio Kalk, produtor, viveirista e referência em café de qualidade no estado. Na premiação de Melhor Café do Ano 2017, o Coffee of The Year, Rondônia ficou com a 2ª, 3ª e 4ª colocações, Tiago Duarte, André Kalk e Sérgio Kalk, respectivamente. Os três trabalham juntos e não abrem mão da qualidade do café.

Além de visitantes de outros estados, estiveram presentes à Missão pesquisadores do Núcleo de Café da Embrapa; a diretora-presidente da Emater-RO, Albertina Marongoni; a secretária de Estado da Agricultura de Rondônia (Seagri) Mary Braganhol; o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Marcelo Coelho; a diretora da Revista Espresso Mariana Proença, que é também organizadora do maior evento de café do Brasil: a Semana Internacional do Café; representantes da Câmara Setorial do Café e demais autoridades estaduais e municipais.

A cafeicultura em Rondônia

Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea Canephora (conilon e robusta). O café é uma das principais culturas agrícolas geradoras de ICMS para o estado, realizada praticamente por agricultores familiares, cerca de 20 mil. Nos últimos anos, a cafeicultura do estado tem passado por transformações positivas, com a adoção de tecnologias e o aumento da eficiência. Em seis anos a área reduziu em 46% e a produtividade aumentou em 180%. Além disso, tem obtido destaque e reconhecimento pela qualidade dos seus robustas.

Essa transformação é consequência do uso de tecnologia clonal, materiais genéticos superiores, irrigação e novas práticas de manejo. O clima amazônico tem se mostrado muito favorável à produção de cafés híbridos (conilon e robusta), conhecidos pela alcunha de Robustas Amazônicos, que têm conquistado exigentes mercados consumidores devido às suas características sensoriais diferenciadas. Segundo o pesquisador Enrique Alves, este conjunto de transformações e o potencial do estado para se tornar referência em produção de cafés no país tem chamado à atenção de especialistas e investidores para conhecerem de perto essa verdadeira revolução silenciosa que acontece no campo.

Fonte: Renata Kelly da Silva

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)