Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Frei Betto

CAIXA DOIS, CASO DE POLÍCIA - Por Frei Betto



Frei Betto

Nos últimos dias, temos visto, lido e escutado envolvidos na Lava Jato, como réus, delatores ou testemunhas, tentarem justificar o caixa dois. É como se os racistas de hoje alegassem que brancos discriminarem negros foi um costume que atravessou os 350 anos de escravidão no Brasil, e não se pode erradicá-lo de uma hora para outra...

Caixa dois é crime. É ilegal, escuso e injustificável. Reforça e oficializa a hipocrisia eleitoral: nós votamos, o caixa dois elege! Um recurso abusivo de tornar a democracia mera falácia e entregá-la às mãos do poder econômico.

A fonte do caixa dois evita a doação legal por motivos que se somam: lavar dinheiro; sonegar o fisco; comprar o mandato do político que no futuro garantirá vantagens; e assegurar a vitória eleitoral do beneficiado sobre os políticos que não contam com iguais recursos.

Qual deputado ou senador, prefeito, governador ou presidente ousou contrariar os interesses de quem abasteceu o seu caixa dois? Um corrompe, outro se deixa corromper.

Caixa dois não é caso de política. É caso de polícia.

Frei Betto é escritor, autor do romance “Hotel Brasil” (Rocco), entre outros livros.

Copyright 2016 – FREI BETTO – Favor não divulgar este artigo sem autorização do autor. Se desejar divulgá-los ou publicá-los em qualquer  meio de comunicação, eletrônico ou impresso, entre em contato para fazer uma assinatura anual. – MHGPAL – Agência Literária (m[email protected]http://www.freibetto.org/>    twitter:@freibetto.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Esquerda, o resgate do sonho

Esquerda, o resgate do sonho

         Pertenço à geração que teve o privilégio de fazer 20 anos nos anos 60: Revolução Cubana, Che, Beatles, Rei da Vela, manifestações estudanti

Democracia e valores evangélicos

Democracia e valores evangélicos

       No tempo de Jesus, a questão da democracia já estava posta, porém apenas em uma região distante da Palestina: a Grécia. Dominada pelo Impér

Pergunte à história

Pergunte à história

Eleitores nem sempre votam com a razão. Muitos votam com a emoção.

O cardeal eletricista

O cardeal eletricista

O cardeal polonês, de 55 anos, é o principal assessor do papa

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)