Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Campanha da Fraternidade é lançada em Ji-Paraná


Foi lançada dia 8, na Cúria da Diocese de Ji-Paraná, a Campanha da Fraternidade 2018. O tema deste ano é Fraternidade e superação da violência, com o lema Vós sois todos irmãos. O Objetivo é colaborar para a promoção da cultura da paz como caminho de superação dos vários tipos de violência. Entre elas estão a racial, de gênero, de jovens, exploração sexual, doméstica, no campo e no trânsito.

A Campanha lançada pela Diocese recebeu o apoio da Prefeitura de Ji-Paraná que já tem contribuído com ações contra a violência em várias áreas como Esporte e Educação. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Márcia Regina, parcerias foram firmadas por meio da Escola de Iniciação Esportiva da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (Semetur), que atende gratuitamente na quadra do Centro Educativo Dom Bosco.

“Temos várias parcerias para promover dignidade e oportunidade para que os jovens tenham condições de superar a violência. Oferecemos escolinhas esportivas em vários bairros da cidade, um Instituto de Acolhimentos a crianças de adolescentes que são afastados da família pela justiça e contamos com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social que oferece atendimento a vítimas de violência. Além disso, temos na Rede Municipal de Educação o projeto Trânsito Legal. Tudo isso são práticas de superação destas situações difíceis e nos ajudam a tornar a cidade melhor para todos” elencou a Secretária.

Para o bispo da Diocese de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron, a campanha da Fraternidade tem sido feita há mais de 60 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de promover reflexões sobre assuntos importantes para a sociedade.

“Esse ano o tema foi definido diante de um clamor da sociedade. Os índices de violência no Brasil superam significativamente os números de países que se encontram em guerra ou que são vítimas frequentes de atentados terroristas. A violência é algo que nos faz sofrer. Ela está presente em todos os âmbitos da sociedade. A ética está esquecida. Vemos tanta corrupção, morte e agressividade nos gestos e nas palavras. Lançar a Campanha para encontrar maneiras de superar tudo isso, aumenta a mentalidade de que se é possível vivermos como irmãos”, explicou o bispo Dom Bruno.

A Campanha começa oficialmente na próxima quarta-feira (14) de cinzas, que em Ji-Paraná irá reunir milhares de fiéis na quadra da Paróquia São José. Durante a quaresma os católicos fazem reflexões e penitências, mas continuam com ações concretas sobre a Campanha da Fraternidade durante todo o ano de 2018.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)