Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

CARNAVAL: Bainha é Rei na Corte do Asfaltão - Por Zekatraca


'Dizem em tom de lenda e poesia o pequenino menino, as nascer, em vez de chorar, cantou, e foi sob o estrelado e enluarado céu do imponente e majestoso Forte Príncipe da Beira, extensão da fidalguia e da coroa portuguesa, cujos alicerces tenha sido assentados em 20 de junho de 1776, que tudo começou. Por assim dizer consideramos ser ele um príncipe, porque onde nasceu o lugar guarda em seu nome esse título’'


 

CARNAVAL: Bainha é Rei  na Corte do Asfaltão - Por Zekatraca - Gente de Opinião


 

Carnaval - Bainha é Rei

na Corte do Asfaltão

Campeã do último carnaval das escolas de samba de Porto Velho (2016), o Grêmio Recreativo Asfaltão, vai homenagear no próximo sábado dia 24, durante seu desfile na passarela do samba Edson Fróes, que será montada na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), o sambista Waldemir Pinheiro da Silva - Bainha através do enredo: “Do Forte Príncipe ao Porto, hoje Bainha é Rei, na Corte do Tigre”.

Bainha vai completar 80 anos de idade no mês de agosto. “Nasci no dia 11 de agosto de 1938 no Real Forte Príncipe da Beira e vim morar em Porto Velho em 1939 quando estava com 1 ano de nascido” conta Bainha. A decisão de homenageá-lo surgiu, justamente no dia da festa em comemoração aos seus 79 anos de idade, promovida pela sua família e pela diretoria da escola de samba Asfaltão, quando em determinado momento, o presidente da escola de samba Danilo Cardoso pegou o microfone anunciou: “É com muito orgulho que eu Danilo, presidente da escola, informo aos presentes, que por decisão unânime, os dirigentes da nossa agremiação decidiram, que em 2018 nosso enredo, contará a história do sambista BAINHA”.

VEJA TAMBÉM:

Passada a euforia da festa de aniversário, os dirigentes da escola em especial a ala dos compositores, resolveu que o samba de enredo contando a história do Bainha, seria composto por todos os integrantes da Ala e assim nasceu um dos melhores sambas de enredo que a Asfaltão já colocou na avenida (leta abaixo).

O público que comparecer à passarela Edson Fróes no próximo dia 24, (o Asfaltão será a última escola a desfilar), vai se deparar com alas que vão lembrar a história do samba em Porto Velho. Bainha ainda criança começou a frequentar as rodas dos boêmios da Vila Confusão e daí pra frente, não mais parou de marcar presença em tudo quanto foi roda de bambas. Criou em 1958 com outros carnavalescos, a escola de samba “Prova de Fogo” que depois se transformou em “Os Diplomatas do Samba”. Participou a criação de vários blocos que a época eram chamados de “bloco de sujo” entre eles, o bloco “Só Vai Quem Bebe” que só desfilava às segundas feira de carnaval. Vamos assistir alas que lembram o Bainha jogador de futebol de times como o Flamengo. Bainha fundador da escola de samba Mocidade Independente do KM-1 e o Bainha compositor e Mestre de Bateria da escola de samba Pobres do Caiari. Não é atôa que o Mestre Bainha é considerado o “Zé Pereira” do nosso carnaval, pois, além das escolas de samba, ele foi e é, compositor de marchinhas para blocos como Galo da Meia Noite, Banda do Vai Quem Quer, Até Que a Noite Vire Dia, Calixto & Cia e muitos outros.

A boemia imperava na Mãe Preta, Anita e Tambaqui de Ouro e também no Bofetada que antigamente era o Brandão, a Boate Iracema era do Velho Maranhão. Tudo isso está na letra da sua obra prima “Sou da Sete de Setembro”.

O Tigre com certeza, vai reverenciar o Mestre Bainha no carro abre Alas do Asfaltão durante o desfile do próximo sábado.

Com a bateria Pura Raça considerada uma das melhores da região Norte sob o comando de Danilo Cardoso e Admilson Knightz (Negão), com o samba sendo interpretado pelo Marcelo Luna e apoio do Argemiro Júnior, Waldison Pinheiro, Reginaldo Makumba e as Pastoras, a escola de samba Asfaltão vai em busca do bi campeonato consecutivo, cantando: “Do Forte Príncipe ao Porto - Hoje Bainha é Rei na Corte do Tigre

CARNAVAL: Bainha é Rei  na Corte do Asfaltão - Por Zekatraca - Gente de Opinião

SAMBA

Brilhou o céu de um novo dia

No Vale do divino Guaporé

Um menino Rei nasceu

Consagrado pelos baluartes da fé

Sob as bênçãos dos deuses da poesia

Nas águas que banham o lugar

Navega... Seu dom é sonhar

Ministérios a lhe acompanhar

Até no Velho Porto ancorar

Eparrei, Iansã

O Ogan de toque chegou

Vai ecoar o tambor na passarela

Numa linda festa de magia e amor...aquarela

E assim seu mundo se fez

Entre becos e vielas

Mocambo, Santa Bárbara e Vila Confusão

Portela, Km 1 e Favela

Boêmio, seresteiro, sou paixão e futebol

Dei lençol e dei caneta

Roda de samba... no quintal da Marieta

Bainha... Vamos recordar...

Odoiá Bahia...

Oh! Luzia abre o bar!

Te mete, ele é da 7, ele de Fé

Devoto no Círio de Nazaré

Oh Dina... Eu vou

Mistura Fina, vou pro Galo, vou pra Banda

É fevereiro, não me leve à mal

Sou Zé Pereira

Sou o Rei do Carnaval

Alô, vem meu amor

Meu Tigre hoje é só felicidade

Meu Forte é Pura Raça

Na corte do Asfaltão

Vem saudar o Mestre da Cultura Popular.

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

Hoje é o dia “D” para os carnavalescos das escolas de samba de Porto Velho. Acontece que a Supel abre na tarde desta quarta feira, os envelopes com as propostas das empresas que estão concorrendo, a quem vai colocar as estruturas de arquibancada, camarote, sonorização e iluminação na Passarela do Samba Edson Fróes no Parque dos Tanques, para atender os desfiles das escolas de samba marcados para acontecer no próximo sábado 24.


 

*******

Segundo informações fidedignas, os dirigentes da Supel garantem que tudo vai correr dentro do que reza a Lei das Licitações, inclusive, sem perigo de alguém (empresa) entrar com recurso.


 

*******

Esse é o maior perigo, pois, se alguma empresa entrar com recurso, não tem como os desfiles acontecerem no próximo sábado, pois o governo terá que obedecer os prazos legais. Quer dizer, a licitação só poderá ser homologada após o julgamento de todos os recursos.

*******

Esperamos que não ocorra, de uma empresa entrar com recurso, para podermos assistir pela primeira vez no governo de Hildon Chaves, os desfiles das nossas escolas de samba.

*******

Gente de Opinião

Tenho visitado os barracões das escolas de samba do grupo especial e posso dizer, que a turma está caprichando nas alegorias. Pelo que observei, vai ser uma disputa acirrada entre os artesãos carnavalescos, responsáis pelas alegorias das escolas.


 

*******

Ismael Barreto pela escola Asfaltão; Melquisedeque pela São João Batista; João Big pela Império do Samba e Edson Caula pela Diplomatas.


 

*******

Das quatro agremiações do grupo especial, a única que está com as alegorias expostas, quer dizer, que podem ser vistas por todos a qualquer hora do dia ou da noite, é a São João Batista, pois seus artistas estão trabalhando a céu aberto la no Parque dos Taques, é só chegar e admirar o trabalho do Melk com o Paulo Menda.

*******

João Big carnavalescos da Império do Samba afirma, que literalmente, vai colocar “fogo” na avenida, o tema da escola do Mirim é sobre o “Fogo”.

********

A primeira escola de samba a aprontar todas as alegorias foi a Diplomatas do Samba. Caula e equipe se '‘entocaram’' no barracão da Caiari e já estão com tudo pronto esperando apenas, a hora de entrar na avenida.

********

Ismael Barreto tá escondido lá no Kabanas trabalhando as alegorias do Asfaltão, dizem que o Tigre dessa vez, vai ESTURRAR de cima do Forte Príncipe da Beira.

,********

Já a Águia da João Batista vai pousar na avenida, em cima de um avião, pois o Manelão era piloto de teco teco.

********

A Diplomatas vai colocar seu símbolo em cima do Farol da Rádio Farol do Severino Castro e mais, iluminando a passarela do samba com milhares de lambadas Led.

*******

A bateria com certeza, sairá fantasiada de “Cangaço” e a ala das Baianas de “Dama de Honra”. Acontecer que queira ou não queira o homenageado Severino Castro, nos remete a dança da Quadrilha Junina. Será um ensaio para o Flor do Maracujá.

*******

Apesar do pouco tempo que as escolas tiveram para desenvolverem seus enredos, já que os subsídios só saíram no início de fevereiro, a turma está caprichando e quem for ao Parque dos Tanques prestigiar os desfiles das nossas escolas de samba no próximo sábado, não vai se arrepender.

*******

Ainda mais que ninguém quer cair para o grupo de acesso. Assim, Império do Samba, Acadêmicos do São João Batista, Os Diplomatas do Samba e Asfaltão estão caprichando nas fantasias de alas, destaque e alegorias. É como diz o Oscar Knightz: “Quem for podre que se quebre”.


 

********

Quem está nadando de braçada, é o presidente e o diretor de carnaval da Diplomatas. Acontece que eles são os autores do samba da concorrente Acadêmicos do São João Batista. To falando de Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro.

*******

Eu vou desfilar na São João Batista e no Asfaltão!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)